Baco & cia

Murilo Guimarães

ver colunas anteriores
Para o fabrico da Italian Grape Ale é usado o mosto uvas
Para o fabrico da Italian Grape Ale é usado o mosto uvasFoto: Da editoria de Arte

No artigo passado fiz menção a este tipo específico de cerveja, reconhecida em 2015 pela BJCP (traduzido para português, Programa de Julgamento e Certificação da Cerveja).

Fui informado da existência dela em conversa com o vice-presidente da empresa vinífera italiana AGC, proprietária do Birrificio di Montepulciano (birrificio significa cervejaria).

Que recentemente inaugurou, ali na Toscana, o pioneiro e charmoso bar de cervejas Miglio Verde, nome inspirado no livro e filme homônimos. Mas qual a particularidade da IGA?

Primeiro, deixa eu lhe lembrar os fundamentos básicos da produção das brejas: uma mistura de água, malte, lúpulo e levedura, segundo a tradição da Lei da Pureza da Cerveja, decretada por Guilherme IV, da Bavaria, em 1516. Podendo hoje receber adição de outros ingredientes.

O malte sendo obtido pela germinação parcial dos grãos de cereais - milho, aveia, trigo, centeio e especialmente cevada, o mais cobiçado. Para germinação, o cereal é misturado com água e depois secado.

O malte resultante é moído e água quente é novamente acrescentada, ao final formando o mosto. Grave isso, leitor, pois é nesse ponto que a IGA se diferencia. Na continuação do processo, o lúpulo, “tempero” da bebida, é acrescentado.

Os sólidos são então removidos e a levedura adicionada para fermentação, após o que o líquido é filtrado e envasado para envelhecimento. Pouco depois, o melhor da história: você vai saborear uma bela loura!

Pois bem, amigo, voltemos ao estágio que lhe pedi para gravar. No caso da Italian Grape Ale, o mosto usado é de uvas, usualmente o resíduo decantado na produção do vinho. Pelo que entendi, combinado ou não com mosto de cevada, redundando numa bebida de cor por vezes mais escura e com sabor mesclado de cerveja e vinho.

Parece bom, né? Nunca tive oportunidade de provar, mas vou corrigir isso na próxima oportunidade. Será que encharca menos que a cerveja tradicional? Quando degustar, lhe aviso. Faltando dizer que a IGA tem alguns fabricantes em várias regiões da Itália - não apenas o Birrificio di Montepulciano - que utilizam mostos de diferentes uvas, brancas e tintas.

Companheiro, bem que vale a pena um passeio “brejoturístico” por aquele lindo país. Vamos lá, Rafa? Tim, tim, brinde à vida.

EM DESTAQUE
Wine Day casa dos frios

Tão aguardada pelos enófilos, na próxima semana, dias 29 e 30/11, das 18 às 22 h, na Casa dos Frios da Rui Barbosa, teremos mais uma edição desta mostra anual de vinhos. Sempre contando com os destacados fornecedores e parceiros do Grupo Dias, é uma imperdível oportunidade de degustar e adquirir garrafas de grandes produtores. Mais informações pelo 2125.0220.

Black Friday
Evento que ocorreu ontem, sexta. Mas não acabou! Esquisito, né? Mas estamos no Brasil, leitor. Assim, vários importadores e lojas de vinhos estão mantendo esta promoção até o final deste mês, com ótimos preços. Procure no site da Ridouro, LD, Ingá, Grand Cru e Cantu. Fim de ano chegando, é uma grande chance pra você recompor sua adega.

*É médico e enólogo. Escreve quinzenalmente neste espaço

veja também

comentários

comece o dia bem informado: