Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Quina do Futuro: sinônimo de qualidade e experiência gastronômica
Quina do Futuro: sinônimo de qualidade e experiência gastronômicaFoto: Leo Motta/Arquivo Folha

Fim de ano, chegou a hora do (quase) inevitável balanço e parece que 12 meses foi pouca coisa pra tanta garfada. Eu contabilizo belos momentos à mesa, sou imensamente grata por cada mordida dada. E foram taaaaantas! Não tenho como esquecer o lamen do ano, enfim, conheci o faladíssimo Momofuku Noodle Bar, do chef David Chang, em Nova York.

Melhor comida, serviço casual, preço pagável. Nas mesmas férias, também fui muito feliz com as pizzas da Roberta´s, ainda em NY, e da Carlo´s, em São Paulo. Casas que elevam a outra patamar o disco de massa mais adorado do mundo. Mas não precisei nem sair do Recife para ter algumas das melhores refeições da vida.

A minha sogra (muitos dirão que sou bajuladora!) faz um sopa de feijão e uma rabada como ninguém. Minhas mesas de restaurante prediletas: Retetéu Comida Honesta, Quina do Futuro, Cá-Já, Brasa no Quintal, Cia do Chopp e Patuá Frutos do Mar. E também o Banana da Terra, em Paraty (RJ), da chef Ana Bueno, um sonho antigo dessa jornalista que vos fala.

Numa enquete rápida no meu Facebook, tantas outras lembranças foram citadas: fritada de aratu, red velvet, vaca atolada, risoto de gorgonzola, bolo de noiva, pratos nordestinos, comida italiana, wagyu em Miami, novilho em Portugal, bolinho de chambaril no Ursa Bar, esse aqui mesmo no Recife. Que a gente não esqueça de agradecer sempre pela boa comida que pessoas fazem com esmero para que possa se eterniza como boa lembrança.

Japa dos bons 1
Comida japonesa é ponto nelvrágico quando o tema é qualidade. Com a proliferação dos rodízios e deliveries especializados, qualidade e boa execução ficaram em último plano, sendo via de regra produtos nada atraentes. Há 3 meses, entretanto, a loja take away e delivery Yutake, em Casa Forte, virou a página do segmento com menu de altíssimo nível.

Japa dos bons 2
Sob o comando dos amigos Diego Cysneiros, Mauro Arruda e Rafael Pontual, a loja vende rolls, sashimis, niguiris, burrito e poke com ingredientes frescos, opções veganas criativas, e embalagens bem cuidadas e funcionais: as caixinhas são revestidas com película que evita passar umidade. É passar e pegar os combos prontos no expositor, pedir no balcão ou como entrega. O melhor: a casa tem app próprio com agendamento de horário (Yutakesushi).

Leia também:
Sushi pronto para viagem


Brasileiro é destaque em Paris
Carioca da gema, Raphael Rego tem trilhado um caminho de sucesso na meca da gastronomia, Paris, na França. Na última semana, o seu restaurante Maloka Fogo & Brasa, especializado em carnes e outros ingredientes na brasa, foi ranqueado como uma das 20 melhores mesas de Paris em 2017. Raphael prioriza insumos brasileiros em sua cozinha, da cachaça às pimentas.

Morre um mito
O mundo da gastronomia ficou de luto com a morte do cozinheiro Gualtiero Marchesi, dia 26, um dos chefs italianos mais conhecidos no mundo. Fundador do restaurante Il Marchesino e de outras casas na Itália, fundou a Scuola Internazionale di Cucina Italiana (Alma), em Parma. Ganhou notoriedade por seu restaurante ter sido o primeiro na Itália a ganhar 3 estrelas no guia Michelin. Faleceu em Milão aos 87 anos.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: