Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Vitória do artesanal
Vitória do artesanalFoto: Arte/Folha de Pernambuco

No último dia 20, a Câmara Federal aprovou o texto que autoriza produtos de origem animal sejam comercializados em todo o Brasil com selo estadual. O documento, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado, é de autoria do deputado e produtor rural Evair de Melo (PV-ES). O que isso objetivamente significa? Que o SIF (Serviço de Inspeção Federal), o selo federal exigido para que qualquer mercadoria alimentícia circule livremente pelo País, seria usado apenas para exportações, e que os atuais selos estaduais teriam valor nacional.

“A legislação federal cria ambiente para linha de montagem, que aumenta o rigor, privilegia as grandes indústrias e tira o pequeno do mercado. O que tem a ver a altura da parede (uma das normas observadas pela inspeção) com a qualidade do queijo?”, questionou Evair, em entrevista para o caderno Paladar, de "O Estado de São Paulo".
O debate sobre a circulação de produtos artesanais, como queijo artesanal e presuntos crus, cresceu com o episódio desastroso envolvendo a uber chef Roberta Sudbrack, quando fiscais da Vigilância Sanitária recolheram e jogaram fora 160kg no estande da cozinheira, nas instalações do Rock in Rio ano passado. Apesar de estarem na validade de consumo, o argumento foi de que não tinham SIF, somente os selos estaduais. Finalmente, como disse a própria Sudbrack, parece que estamos saindo da escuridão da burocracia burra que costuma tomar conta da nossa legislação.

World Wine Experience

No próximo dia 12, a Casa Bebidas e a World Wine vão promover degustação de 32 vinhos do Novo Mundo, com destaque para chilenos, argentinos e uruguaios, incluindo orgânicos e biodinâmicos, no restaurante Amadeu, em Boa Viagem. É aberta ao público. Ingresso: R$ 100 (sendo R$ 50 revertidos em vinho).

2 patinhos na...
Um dos drinques de maior sucesso, no Pina Cocktails & Co, no Pina, é preparado sob medida, de acordo com o gosto do cliente, e servido numa minibanheira em estilo vitoriano com um patinho amarelo boiando. Luciano Melo, sócio do lugar, diz que o público feminino é o que mais pede o coquetel.

Saudável para guris
Especializado em comida saudável para criança, o delivery Mini Menu, de Marcela e Rafaela Pontual, está vendendo também sucos prensados a frio, frutas liofilizadas, cookies e biscoitinhos integrais de polvilho.

Feijuca no Paiva
Além do cardápio focado em pescados e frutos do mar, o Beijupirá do Paiva, que fica no Empório Gourmet, está servindo aos sábados no almoço feijoadas tradicional e vegana.

Paga uma, bebe duas
A Casa dos Frios do RioMar está com clone de vinho em taça às terças e quartas, na happy hour, sempre das 17h às 19h.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: