Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Empreendedorismo para trazer a vida de volta ao Pátio de São Pedro
Empreendedorismo para trazer a vida de volta ao Pátio de São PedroFoto: Wagner Ramos/Divulgação

Quem acompanha minhas andanças no Instagram (@quintopecado), sabe o quanto tenho me dedicado a visitar casas com uma pegada inovadora. Seja por estarem fora dos eixos comerciais já conhecidos, seja pelo uso de produtos pouco comuns.

Tenho observado de perto o trabalho de Thiago das Chagas, à frente do Retetéu e do São Pedro, e o sentimento de que comida pode ser um ato político não precisa de muita explicação.

Corajoso, o chef resolveu apostar no agonizante Pátio de São Pedro para o novo empreendimento gastronômico, o São Pedro, uma portinha com menu pequeníssimo, inspirado nas marisquerias lisboetas.

Nem em sonho Thiago pretende enriquecer com o negócio, o fluxo da casa nem permitiria, mas, sim, estimular os comerciantes locais a retomarem sua empolgação em tocar suas casas, mesmo diante do esquecimento da região por qualquer plano de política pública direcionada. Dá pena ver um largo lindo como aquele sem vida.

Dia desses, li uma frase do prefeito que dizia que a economia local dependia da capacidade de os cidadãos produzirem. Pura verdade. Mas nenhuma ação empreendedora individual, ou mesmo coletiva, tem sustentação se não contar com incentivo público.

Parabéns a Thiago e parceiros que acreditam que podem reverter o estrago causado por anos de abandono do pátio e acreditam no seus potenciais gastronômico e cultural. Vida longa ao São Pedro, o restaurante e o Pátio.

VAI LONGE
Valter dos Santos, dono do restaurante Akira, em Piedade, embarca para Tóquio em agosto para disputar a final do campeonato de Melhor Sushi do Mundo, concorrendo com sushimen de vários países escolhidos. O objetivo da disputa é identificar profissionais não japoneses especializados em culinária nipônica.

ALIÁS...
Valter tem alguns trunfos no seu pequenino Akira, que tem me feito cruzar a Cidade só para comer. É o único no Estado a vender lamen, tem ótimos pescados e sushis, e um petisco incrível, o acarajapa (bolinho frito de arroz com salmão grelhado, camarão e cream cheese).

NATUREBA
A Perini montou uma geladeira saudável com produtos naturais, como salada de frutas, sucos processados, água de coco e cereais. É boa dica para os apressadinhos: os itens são para consumo imediato.

PARCERIA FIT
Vai ter grife Manu Tenório no menu do delivery Mini Menu, sim. Esse é o plano para o segundo semestre das sócias Rafaela e Marcela Pontual, que convidaram Manu para criar lanchinhos saudáveis para a criançada.

BREJA
Senac e Instituto Seres vão promover o curso Sommelier de Cerveja, em julho, no Recife. O público pretendido é de profissionais que atuam em cervejarias, lojas, restaurantes e bares.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

veja também

comentários

comece o dia bem informado: