Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Japan House é espaço multifuncional dedicado à cultura nipônica
Japan House é espaço multifuncional dedicado à cultura nipônicaFoto: Vanessa Lins/Cortesia

Um dos espaços culturais mais legais da capital São Paulo, a Japan House, na avenida Paulista, está recebendo uma mostra obrigatória para quem curte o universo da comida. A "Aromas e Sabores" desvela, de um jeito lúdico e interativo, o que está por trás dos cheiros e gostos do mundo nipônico - desde a comida até cosméticos.

Quais os sabores básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami) e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Como o cheiro contribui para a construção do sabor? Como se formam cheiros e como eles foram obtidos?

Uma das instalações mais curiosas é a parede com frestas iluminadas e perfumadas, para o visitante meter o nariz e tentar adivinhar o que é o aroma. Um painel preenchido com gelatinas coloridas com gostos bastante distintos provocam o paladar também no intuito de nos fazer romper a relação entre cor e sabor dos produtos. Comi, por exemplo, uma jujuba com gosto de shoyu, mas que tinha cor laranja! Se tiver viagem marcada a São Paulo, não perde essa.

Upgrade natureba
A chef Paula Trindade, da Provo Sabor e Saúde, está dando consultoria ao Chica Pitanga e para dar um upgrade no bufê de saladas da casa, e também para incluir no cardápio pratos com ingredientes orgânicos e leves.

Torcida
O bar Esquina do Malte, em Areias, está disputando com bares de todo o País o concurso "Melhor Buteco do Brasil", promovido pelo evento que roda o Brasil, o Comida di Buteco. O Esquina foi o campeão regional e a classificação final será em 23 de julho.

Velinhas

A cachaçaria Pitú está comemorando nada menos que 80 anos de produção. É a responsável por colocar o destilado brasileiro nas prateleiras gringas, já que é a maior exportadora da bebida do País.

Recife na mira de Fortaleza
Só que eu lembre, as sorveterias 50 Sabores e San Paolo, a pizzaria Vignoli e o Açaí Empório são marcas cearenses que já desembarcaram na Capital pernambucana.

5 por 4
Tem promo no cardápio da esteira do Love Japan, no Recife Antigo. Quem pegar cinco pratinhos, paga somente quatro porções, a mais em conta sai de cortesia.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: