Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Cozinheiro francês inspirou gerações
Cozinheiro francês inspirou geraçõesFoto: Divulgação

2018 tem sido um ano difícil para a Gastronomia. Depois de Paul Bocuse e Anthony Bourdain, quem se despede desse plano é ninguém menos que Joël Robuchon, figura das mais emblemáticas do setor de restauração de alto nível. Faleceu de câncer no último dia 6, deixando o mercado de luto - e a gastronomia francesa contemporânea menos fértil.

Apesar do seu envolvimento intenso com o movimento nouvelle cuisine, localizado na França, Robuchon era um entusiasta das culturas culinárias do Japão e da Espanha, o que resultou na criação de marcas de restaurantes inspirados nos dois países. O chef era de um quilate não mensurável.

Dentre os grandes cozinheiros, foi o que computou o maior número de honrarias do setor. Era o mais estrelado também. Comandante de um grupo com 30 restaurantes, conservava o maior número de estrelas Michelin. Trinta e duas no total.

Mas a sua atuação é contada além das estrelas ostentadas em seus restaurantes. Joël entendeu, ao longo da carreira, as mudanças no ramo de restaurantes. Esteve sempre conectado com o seu tempo: adaptando serviço, agregando conhecimentos produzidos fora da sua pátria, se expandiu para o ramo editorial com títulos voltados para públicos com diferentes níveis de conhecimento culinário.

Foi-se um ícone na acepção mais pura da palavra. E que ainda fazia o purê de batatas mais afamado da galáxia. Dizem que depois de prová-lo, a vida não seria mais a mesma: ficava muito melhor.

Talheres fizeram parte da refeição de várias gerações de crianças

Talheres fizeram parte da refeição de várias gerações de crianças - Crédito: Divulgação

Ícone
Talvez você nem saiba, mas o criador dos talheres infantis Príncipe Garfo, Cão Faquinha e Princesa Colher, super famosos nos anos 1970 e 1980, junto a José Carlos Bornancini, era brasileiro. Nelson Ivan Petzold, gaúcho, faleceu aos 87 anos no último dia 8, 50 deles dedicados ao design de produto. Outros trabalhos da dupla ganharam reconhecimento mundial: idealizou os talheres Camping, criação que compôs o Catálogo de Bom Desenho do MoMA (NY) e as garrafas térmicas Magic Pump, que tinham o objetivo de não pingar após servir.

Vinho 1

Vai rolar curso sobre vinhos para iniciantes pela Associação Brasileira de Sommeliers de Pernambuco (ABS-PE). Durante o “Descobrindo o Mundo dos Vinhos”, haverá conteúdo introdutório ao mundo da enologia, orientações para a escolha dos vinhos, harmonização, serviço e degustação. Será na UniFBV|Wyden nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Vinho 2
E segue até 19 de agosto o circuito "Aromas & Vinhos", no RioMar, que conecta restaurantes do shopping em cada um faz sugestões de harmonizações com pratos próprios.

Telona
A bombonière das salas vip do Cinépolis Patteo Olinda, estão servindo mais do que o clássico balde de pipoca. Tem cachorro-quente, sanduíche de pernil, churros, crepes. Os clientes ainda podem ser servidos dentro do cinema até antes do filme.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: