Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Tsujiki é uma das principais atrações da capital japonesa
Tsujiki é uma das principais atrações da capital japonesaFoto: Divulgação

Semana passada, os japoneses viram uma tradição praticamente sumir. O famoso mercado de pescados Tsukiji começou a ser substituído por uma nova sede - o Toyosu. O projeto da mudança do mercado de peixes mais importante do mundo existia há décadas, mas demorou por conta da oposição dos comerciantes e problemas técnicos.

A transição completa será feita no dia 6 de outubro, quando o Tsukiji fecha definitivamente. Entretanto, turistas já não podem mais assistir ao leilão do atum, uma de suas principais atrações. No dia 29 de setembro, será proibida a entrada em qualquer área da antiga estrutura.

A mudança para Toyosu, uma ilha artificial na baía de Tóquio, a 2,3 km de Tsukiji, tem uma amplitude sem precedentes: em cinco dias, quase 900 empresas devem trocar de local, deixando para trás posições nas quais a cada dia eram vendidas 3 mil toneladas de mercadorias, entre 480 tipos de pescados e 270 variedades de frutas e verduras, com um faturamento equivalente de 17 mil dólares.

Tsukiji tem 83 anos. Os japoneses divergem sobre a mudança: há quem apoie, há quem ache que o mercado vai perder identidade. O fato é que Tsukiji também era conhecido por ser um reduto de ratos, atraídos pelos resíduos de peixes, o que colocava em risco as condições de higiene. A imprensa internacional acredita que em alguns anos o extinto mercadão vire complexo gastronômico de alto nível.

Com informações da AFP

EXPERIÊNCIA

O chef Danillo Coelho está de malas prontas para as remotas Ilhas Feroe. Passa outubro e novembro estagiando no Koks, do chef Poul Andrias Ziska, restaurante que sustenta estrela Michelin. Segundo a revista New Yorker, o Koks é o destino gastronômico mais remoto e imperdível do mundo, por conta dos frutos do mar fresquíssimos capturados no mar gelado do arquipélago de 18 ilhas. É território independente da Dinamarca.

VERÃO
Foi na cultura mediterrânea que o chef Gil Medeiros buscou inspiração para o Menu Leve, que já está rodando em toda a rede Donatário. Selecionou ingredientes leves, cítricos e coloridos para compor pratos com a cara do verão. Um dos destaques é o ceviche com abacate e camarão. Os preços ficam entre R$ 18,90 a R$ 24,90.

EVENTO
Vai rolar de 9 a 11 de novembro o Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do País, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O tema do congresso será "Cozinha que Emociona”, com aulas de cozinha, feira de produtores, degustações e conteúdo para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária.

Chefs premiados de Portugal, como Henrique Sá Pessoa, e Venezuela, como Carlos García, já confirmaram, ao lado dos brasileiros Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Telma Shiraishi, Morena Leite e muitos outros. Infos: www.mesasp.com.br.

CACAU
Chocolatiers de todo o País com passagem marcada para o 5ª Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia, em Belém, no Pará, de 27 a 30 de setembro, que vai acontecer no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

 *É editora do caderno sabores e escreve quinzenalmente neste espaço


 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: