'Caixa de Natal' receberá Coral do Pró-Criança e Lenine
'Caixa de Natal' receberá Coral do Pró-Criança e LenineFoto: José Domingos/Divulgação

As cantatas são uma tradição das comemorações natalinas na capital pernambucana. Nesta época do ano, o simbolismo de renovação, alegria e confraternização está espalhado por toda a cidade por meio das festividades das cantatas natalinas.

Na programação até o final de semana, quatro apresentações - a "Cantada de Natal Nordestina" da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); o "Auto de Natal" dos Doutores da Alegria, nos Correios; a "Caixa de Natal", da Caixa Cultural, e "Bandeira do Divino", do Conservatório Pernambucano de Música -, pretendem embalar o público com a magia do Natal.

O espetáculo natalino na Fundaj de Casa Forte, hoje, às 17h, contará com a presença de um pastoril, encenado por 20 crianças, e corais. Também será lançado o CD “Quinteto Violado 46 anos”. Entre as participações especiais, os cantores Ed Carlos, Nádia Maia, o sanfoneiro Genaro e Surama Ramos. “Estamos dando valor aos ritmos nordestinos e natalinos, como o pastoril e o boi”. afirmou Ângelo Filizola, responsável pelo espetáculo.

Nos Correios
Já os Doutores da Alegria, ONG que utiliza a arte do palhaço, em visitas a hospitais do Recife, para levar esperança às crianças internadas, fazem pré-estreia do "Auto de Natal", no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. Será hoje, a partir das 16h, com entrada gratuita e aberta ao público em geral. No dia 15, o mesmo espetáculo será apresentado no Teatro Barreto Júnior, no Pina, às 10h.

As sessões do "Auto de Natal" também irão ocorrer nos hospitais em que os Doutores da Alegria já visitam). A encenação tem a duração média de 45 minutos. Na programação está, no dia 11, o Hospital Barão de Lucena; no dia 12, os palhaços vão ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape; no dia 13, ao Hospital da Restauração (HR); e, no dia 14, a sessão será no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). As apresentações começam sempre às 10h.

Coral
A Caixa Cultural promove a quarta edição do espetáculo "Caixa de Natal", com o tema “A paz”, e traz como convidado o cantor e compositor Lenine. No próximo domingo), 40 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-criança protagonizarão a cantata, ao lado do instrumentista Paulo Rafael e de Lenine. Além disso, a aluna do Coral, Rebeca Lourenço, fará um solo cantando a música ‘A Paz’, de Gilberto Gil. As janelas e varandas do prédio estarão iluminadas para sediar a Cantata, que tem inicio às 18h.

Com trocas de figurinos, assinados por Francisco Câmara, as roupas acompanham um roteiro musical com uso de luzes nas cores do Natal e símbolos da cultura nordestina, com referências ao tema da Paz. Ainda no repertório, clássicos natalinos como "Feliz Natal", "Bate o Sino" e "Noite Feliz", canções folclóricas como "Maracatu Atômico", de Chico Science e "Tente Outra Vez", de Raul Seixas, e os grandes sucessos de Lenine como "Minha Cidade", "Pedra de Areia" e "Leão do Norte". A cantata terá quase duas horas de duração.

Leia também:
Para o Natal: chefs dão aula gratuita sobre preparo de ave e bacalhau
Olha!Recife terá passeio com BRT iluminado por locais decorados para o Natal
Mila Kunis e Ashton Kutcher escolhem não presentear filhos no Natal


No espaço de acessibilidade dedicado às pessoas cadeirantes, serão disponibilizadas vagas para cadeirantes e tetraplégicos, além de cadeiras para idosos, gestantes, crianças de colo e com mobilidade reduzida. Cerca de 600 cadeiras estarão disponíveis para este público. Para garantir a vaga, é importante que os interessados cheguem com uma hora de antecedência.

Erudito e popular se equilibram no espetáculo 'Bandeira do Divino', do Conservatório

Erudito e popular se equilibram no espetáculo 'Bandeira do Divino', do Conservatório - Crédito: CPM/Divulgação


Erudito e popular
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) mostra o espetáculo “Bandeira do Divino”, cantata natalina que reúne a música erudita e popular, junto com a Orquestra de Câmara de Pernambuco, SaGrama, o Coral de Crianças do Conservatório e a Cia de Dança Perna e Palco, com jornada do pastoril, no Teatro de Santa Isabel, neste sábado, às 20h, e no domingo, a partir das 19h.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Um total de 150 músicos, cantores e bailarinos estarão no palco estará sob a regência do maestro José Renato Accioly. “São diversas origens e o espírito de confraternização é a força motriz do nosso presente natalino”, destaca a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.

'Caixa de Natal' receberá Coral do Pró-Criança e Lenine
'Caixa de Natal' receberá Coral do Pró-Criança e LenineFoto: José Domingos/Divulgação
"Auto de Natal' é encenado pelos integrantes da ONG Doutores da Alegria
"Auto de Natal' é encenado pelos integrantes da ONG Doutores da AlegriaFoto: Lana Pinho/Divulgação
Música nordestina dá o tom do evento na Fundaj de Casa Forte
Música nordestina dá o tom do evento na Fundaj de Casa ForteFoto: Gil Vicente/Fanzine/Fundaj

veja também

comentários

comece o dia bem informado: