“De certeza só a morte” é uma das publicações da Sketch Comis
“De certeza só a morte” é uma das publicações da Sketch ComisFoto: Divulgação

Para o início de qualquer jornada: dê o primeiro passo. Depois de três anos de vontade, os quadrinistas Felipe Moura, Eurico Santos, Gabriel Reis e, mais recentemente, Rodrigo Catraca se reuniram para montar a Sketch Comics, uma editora nacional que pretende focar em quadrinhos autorais.

Recente, o projeto já conta com as redes sociais formadas - com uma web comic disponível - e se prepara para lançar o site no início deste ano. No sábado (13), o grupo estará na Taverna Burgbeer, no Espinheiro, apresentando produtos como HQs, prints e posteres dos artistas, a partir das 18h.

O espaço online também vai funcionar como loja, mas as três publicações, que já estão prontas, vão aguardar o momento certo para serem lançadas. “Somos um grupo novo, então temos que ir aos maiores eventos para mostrar que existimos, que estamos atuando - e é mais fácil conseguir uma mesa na Comic Con Experience se você for lançar um material ali”, calcula Felipe Moura.

Leia também:
Nova edição da revista brasileira de quadrinhos Plaf está em pré-venda
Anti-heroína da HQ "Nimona" questiona o papel do vilão e dos rótulos
Um novo olhar sobre Palmares em 'Angola Janga'

Ele lembra que se forçou a desengavetar esse projeto com a realização da CCXP Tour Nordeste no Estado. “Eu pensei que era uma chance sem igual. Tinha que publicar alguma coisa, ao menos para divulgar meu nome”, recorda.

O resultado foi a história “Um menino chamado Sue”, baseada na canção homônima de Johnny Cash. “Eu distribuí durante a feira e acabei ficando com alguns exemplares que vendi na banca [Guararapes] de Odin [Orlando Oliveira]”, conta. “Deixei algumas edições e ele me ligou pedindo mais. Agora, elas já acabaram”, sorri.

Obras da Sketch Comics

Obras da Sketch Comics - Crédito: Divulgação

Com o sucesso, Felipe pretende relançar a HQ com o selo editorial. O projeto já foi redesenhado e vai ser a história principal junto a mais quatro spin-offs (derivações), a ser lançado no evento em dezembro, em São Paulo. “Nós pretendemos realizar lançamento também no Recife e em outras cidades. Realizar uma divulgação boa para que diversas pessoas conheçam e não só quem acompanha mesmo esse tipo de notícia”, planeja Eurico Santos. Ele roteirizou um dos inéditos que também vai ser lançado na CCXP, “Sophia”. “É uma história que o Gabriel [Reis] pensou e a gente montou como fazer, está muito legal”, comenta Eurico.

“Sophia na vida real é a filha de três anos de Gabriel, que fez a arte. Mas na história ela é uma menina de seis anos que vive num ‘país das maravilhas’, tipo Alice, porém num cenário mais denso e no Recife”, descreve Felipe. Além de trazerem como foco os quadrinhos nacionais e autorais, o grupo divulga que a gama de serviços é ampla. “Além de autorais, a gente pode fazer revisão, tradução - é uma diversificação do portfólio que o mercado exige”, diz Eurico.

Obras da Sketch Comics

Obras da Sketch Comics - Crédito: Divulgação



A outra publicação prometida é a continuação de “De certeza só a morte”. “Eu tinha essa ideia fazia um tempo, e [o quadrinista] Rafael San estava querendo uma história nova para esta última edição da CCXP. Agora o Rodrigo Catraca, que fechou [contrato] conosco, deve assumir a continuação”, conta Felipe. “São histórias independentes entre si, mais contos e causos sobre ‘escapaturas’ da morte”, acrescenta Eurico.

“Eles podem estar começando, formalmente, agora, mas já apresentam um trabalho bem sólido. Eles próprios têm muita garra e força de vontade. Dessa iniciativa deve vir muita coisa boa”, atesta o roteirista e produtor cultural Eron Villar, um dos sócios da iniciativa Ueon Produtions, que realiza a HQ “A Noiva”. “O que essa nova onda de visibilidade para os quadrinhos tem permitido é que uma galera jovem troque ideias com quem tem 20 ou 30 anos no mercado. É algo muito bom para todos os envolvidos”. E que não pretende parar.

 

“De certeza só a morte” é uma das publicações da Sketch Comis
“De certeza só a morte” é uma das publicações da Sketch ComisFoto: Divulgação
Gabriel Reis, Eurico Santos, Rodrigo Catraca e Felipe Moura integram o coletivo
Gabriel Reis, Eurico Santos, Rodrigo Catraca e Felipe Moura integram o coletivoFoto: Nathalia Sacchelli/Divulgação.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: