Noite do Dendê leva manifestações culturais ao bairro do Pina
Noite do Dendê leva manifestações culturais ao bairro do PinaFoto: Bruno Campos/Arquivo Folha

Neste sábado (13), a comunidade do Bode, no bairro do Pina, recebe a 11ª edição a Noite do Dendê, evento gratuito que reúne várias manifestações da cultura afro-brasileira com objetivo de celebrar a tradição cultural e religiosa do povo negro.

Organizado pela Nação de Maracatu Porto Rico, a celebração da noite terá seu palco armado na rua Eurico Vitrúvio, que irá receber atrações como Lucas e Orquestras dos Prazeres, Coco da Resistência e Banda Abe Adu Lofe.

As nações de Maracatu Encanto do Pina, Estrela Brilhante do Recife, Almirante do Forte, Baque Mulher e Ogun Onilê já confirmaram presença e participarão do cortejo, que abre a programação.

Leia também:
SDS investiga intervenção da PM na Noite do Dendê
Conheça o Plano de Cultura de Caruaru, que foi aprovado pelo Conselho do município
Programação cultural antecipa o Dia das Crianças neste fim de semana

Tradição

Tradicionalmente, o evento é realizado sempre no último sábado do mês de setembro. A programação inicial estava com a festa marcada para o dia 29 de setembro, como ocorre todos os anos. No entanto, a festa, que chegou a ser iniciada, foi paralisada por conta de uma intervenção policial. Segundo o relato dos participantes, a polícia fez que o evento fosse encerrado às 23h, pois não teria autorização para ser realizado.

Chacon Viana, um dos organizadores do evento, garantiu que dessa vez não haverá problemas com o evento. "Já está tudo acertado com o governo do Estado e com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Estamos mais uma vez com o apoio da Prefeitura do Recife e teremos a mesma estrutura e atrações", afirmou. A infraestrutura de palco, de som e iluminação foram obtidas com o apoio da Prefeitura do Recife.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: