Holística

Mariomar Teixeira

ver colunas anteriores
Montes da mão
Montes da mãoFoto: Pixabay

O texto de hoje é um conhecimento bastante milenar: a Quirologia (em grego Quiro= mão; Logia = estudo). O estudo das mãos não se limita a quiromancia que interpreta a leitura das mãos. Infelizmente esta arte foi banalizada no século XVII.

A Quirologia tem apontamentos e registros datados há mais de 4000 a.C. na Grécia antiga, pelos povos hindus, egípcios, babilônicos, caldeus, romanos e chineses, passando pelos manuscritos bíblicos, pelos sábios de todos os tempos, e físicos do Velho Mundo até a nossa atual ciência médica. A Quirologia sempre esteve presente e foi estudada como Ciência.

Algumas características das mãos mudam e sofrem interferência da nossa alimentação, das emoções e das nossas ações. São instrumentos de observação e análise: os traços, os montes, as curvaturas dos dedos, as larguras, tipos de mãos, as linhas, as larguras, as falanges,as unhas, assim por diante.

Outro tema que pode ser incluso nos estudos de Quirologia são os Mudras (realização de gestos com as mãos com objetivo determinado para algo ou alguém, tanto quanto objetivando cura). Receberam esta denominação de Mudras pelo sâncrito, na Índia. É outro tema tão amplo quanto a própria Quirologia.

Os nomes dos planetas são muito usados também nesse tema, pois os antigos estudiosos sempre traziam os estudos astronômicos, a matemática e as cores para analisar os locais, os seres vivos e seus corpos, aparentemente se tornando repetitivo aos atuais aprendizes. Porém, o conhecimento deve ser visto como um acréscimo de informação mais direcionado para uma área específica nessa associação.

O presente texto se restringirá a Geografia das mãos e os seus montes, que são denominados com nomes de planetas e de deuses mitológicos.

A observação desses montes se refere ao desenvolvimento deles; a centralidade que corresponde ao dedo referente; e, quanto o seu cume (ponto onde as estrias da pele se encontram) pende para um dedo vizinho ou sua centralidade no dedo.

Monte de Vênus

Localiza-se na região da base do polegar.

Suas qualidades são o amor em todas as suas manifestações, sensibilidade, delicadeza, simpatia, bondade, amabilidade, alegria e paz.

No tamanho normal (um pouco mais elevado que os outros montes) - indica vitalidade e energia. Alegria, capacidade de amar e ser amada. Aumenta a resistência às doenças;

Muito desenvolvido (em relação aos outros) - intensas paixões físicas, voltada para o sexo, comida e bebida;

Achatado ou Fraco - baixa vitalidade.

Quando a pessoa está muito feliz ou apaixonada esse monte tende a aumentar um pouco mais.

Monte de Marte

Temos o Marte Ativo (M A) e a Planície de Marte (M P) - representam as tendências dinâmicas e egoísticas da personalidade do indivíduo. O desejo de sobrevivência, à capacidade de luta para vencer os obstáculos apresentados pela vida também se apresenta aqui.

Marte Ativo - localiza-se entre os montes de Vênus e de Júpiter.

Suas qualidades essências são a coragem, autoafirmação e iniciativa.

Normal - personalidade fortemente autoafirmada com coragem e iniciativa para enfrentar os desafios;

Muito desenvolvido - temperamento forte e sexualidade intensa e apaixonada;

Pequeno ou defeituoso - revela uma pessoa tranquila, passiva e introvertida, que evita se envolver em brigas.

Monte de Júpiter
Localiza-se abaixo do indicado.

Apresenta como aspectos positivos: a generosidade, sociabilidade, inspiração, carisma, autoconfiança, capacidade de comando, ambição e inspiração religiosa.

Como aspectos negativos têm a ganância, egoísmo, vaidade, orgulho, tendência para dominação e arrogância.

Normal - a pessoa apresenta na sua personalidade os aspectos positivos desse monte acima citados.

Muito desenvolvido - Pode prevalecer as características negativas, vai depender das observações feitas pelas características do dedos e das linhas.

Achatado ou fraco - insegurança, falta de ambição e de impulso para o sucesso.

Monte de Saturno

Localiza-se na base do dedo médio.

Apresenta como aspectos positivos: introspecção, autopreservação sadia, busca interior da verdade, responsabilidade, fidelidade, prudência, equilíbrio emocional.

Os aspectos negativos são: medo, austeridade, rigidez e severidade.

Normal - ressalta os aspectos positivos com independência, responsabilidade, gosto equilibrado pela solidão e capacidade de investigar ideias novas;

Muito desenvolvido - tende a distorcer as boas qualidades, retraindo-se com aversão aos relacionamentos de maneira taciturna e sempre na defensiva;

Achatado ou fraco - revela irresponsabilidade, imaturidade emocional, incapacidade de assumir tarefas impostas pela vida e pela sociedade.

Monte de Apolo

Localiza-se abaixo do dedo anular.

Nesse monte se apresenta todas as formas de criatividade, o interesse pela educação, pela cultura, o amor à arte e ao belo.

Normal - forte capacidade criadora e amor pela beleza em todos os seus contextos da vida;

Muito desenvolvido - tende a ser uma pessoa superficial , vaidosa, busca do prazer, da riqueza e da glória (nem sempre com esforço);

Achatado ou fraco - pouco senso de beleza e de prazer. Pode apresentar também falta de vitalidade física.

Monte de Mercúrio
Localiza-se na base do dedo mínimo.

Governa a comunicação escrita e oral, o comércio, a medicina, a matemática, a diplomacia. Rege também a astúcia e a perspicácia.

Normal - indica talento comercial e boa capacidade de expressão escrita ou oral.

Muito desenvolvido - sem o reforço de outras características da mão não chega a indicar as qualidades negativas da personalidade do indivíduo;

Achatado ou fraco - revela falta de capacidade de expressão e de talentos sejam comerciais e científicas. A pessoa tem dificuldade de se comunicar com os outros.

Monte da Lua

Localiza-se no lado oposto ao Monte de Vênus; o dedo mindinho.

Representa a intuição, os instintos, a imaginação inconsciente, os aspectos passivos, receptivos e emocionais da personalidade.

Normal - indica imaginação fértil sem sair da realidade. Interesse pela religião e pelas energias metafísicas;

Muito desenvolvido - Todas as características de um Monte da Lua Normal, porém mais acentuadas e com forte capacidade de cuidar e proteger os outros;

Achatado ou fraco - pessoa por demais realista e cética.

Como escrevi no início, esse tema é vasto e outros textos com abordagem em outras características das mãos serão apresentadas.

Finalizo com a frase do dramaturgo e poeta William Shakespeare (1564 - 1616): “Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes se encontra em nossas mãos.”

Sugestão de leitura:


De Menezes, Javert. A Ciência da Quirologia - uma construção para a Medicina. São Paulo: Alfabeto, 2017.

Livro da Sorte. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

Mesko, Sabrina. Mudras que curam - Yoga para as suas mãos. São Paulo: Pensamento, 2003.

Christiansen, Andrea. Mudras - a sabedoria do Yoga na ponta dos dedos. São Paulo: Pensamento, 2013.

Milhões de beijos iluminados,

Mariomar Teixeira
- Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: holisticarec@gmail.com. Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil

Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Montes da mão
Montes da mãoFoto: Pixabay
Quirologia
QuirologiaFoto: Pixabay

veja também

comentários

comece o dia bem informado: