Toquinho e Demônios da Garoa
Toquinho e Demônios da GaroaFoto: Divulgação

O cantor e compositor Toquinho está acostumado a dividir o palco com outros ícones da música brasileira. Parceiro musical de Vinicius de Moraes por mais de uma década, também esteve em cena com nomes como Chico Buarque, Tom Jobim e Paulinho da Viola. Desta vez, o músico paulista dá as mãos ao grupo Demônios da Garoa, com 75 anos de trajetória, reconhecido como principal intérprete das composições de Adoniran Barbosa. O show "De Vinicius a Adoniran" chega ao Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (9), às 21h30.

O Demônios da Garoa é formado por Sergio Rosa (voz e afoxé), Izael Caldeira (voz e timba), Ricardo Rosa (voz e pandeiro) e Wilder Paraizo (voz e violão), que se apresentam com os músicos Marcelo Barreira (bateria), Sergio Rosa Jr. (percussão), Audisio Gomes (contrabaixo), Alex Gonçalves (cavaco) e Everson Bezerra (violão). Já Toquinho, na voz e violão, estará acompanhado por baixista e baterista.

"Os Demônios da Garoa agradam desde os mais antigos que acompanham a carreira, até os mais novos espectadores, que descobriram alegria e a personalidade marcante do grupo, com suas vozes inconfundíveis. É justamente o que acontece nas minhas apresentações, e tenho meu público renovado em cada show", afirma Toquinho, em entrevista à Folha de Pernambuco.

Leia também:
Guilherme Arantes faz show gratuito na abertura do Natal do RioMar
[Vídeo] Elza, Maiara e Maraisa e Conka gravam música sobre igualdade de gênero
Olha! Recife fará 'Circuito Afro' no mês da Consciência Negra


A longa amizade entre o grupo e o cantor é o que alicerça o espetáculo, estruturado em apresentações individuais e momentos de encontro. "Atuando juntos ou separados, o show flui em uma constante parceria. Apresentamo-nos separadamente, depois fazemos uma música na intersecção das atrações e no final fazemos mais dois ou três números juntos interpretando canções que o público aprendeu a gostar e a cantar junto", explica o músico.

O repertório envolve sucessos de ambas as atrações. No caso de Toquinho, estão garantidas canções consagradas pelo público. "Esse é um fenômeno inevitável. Parece que paira no ar o desejo de ouvir 'Tarde em Itapoan', 'Regra três', 'Aquarela', 'O caderno', 'Escravo da alegria', 'Turbilhão', 'Que maravilha', 'Samba de Orly'. E eu procuro satisfazer esse público que me incentiva, a cada show, a me dedicar ainda mais ao que amo fazer: compor, tocar e cantar para eles", diz.



Com o título "De Vinicius a Adoniran", tanto Toquinho como Demônios da Garoa reverenciam seus mestres neste espetáculo. Com o poeta Vinicius de Moraes, Toquinho gravou 25 discos, compôs 120 músicas e esteve em mais de mil apresentações.

"Foi importante para mim, humanamente, essa convivência, essa troca de experiências. E no lado profissional, aprendi muita coisa, principalmente o mecanismo das palavras com a música. Nem sempre o poeta formal é um bom letrista. Fazer letra é complicado. E com Vinicius aprendi muito de como mexer com as palavras, como procurar uma rima, uma frase mais certa, o som da melodia com a palavra certa", conta.

Em 2015, Toquinho completou 50 anos de carreira. O marco foi comemorado com CD e DVD ao vivo, gravados em 2016 e lançados em outubro deste ano. De acordo com ele, o que ainda o desafia na música é a constante busca pelo inédito. "Parece que o tempo se acomoda nessa obsessão pelo perfeito e perdura a sensação de uma constante renovação e de um contínuo aprimoramento. Cada ano robustece o seguinte, e as décadas se diluem na descoberta de técnicas novas e na extensão do vigor ampliado pelas conquistas e pelos sucessos. O tempo não apaga o que nos arde na alma. Eu me considero um artesão, sempre apoiado no violão que representa o início e o desenvolvimento de tudo. E a música será sempre uma chama a aquecer minha dedicação ao instrumento", poetiza.

Serviço:
Toquinho e Demônios da Garoa em "De Vinicius a Adoniran"
Nesta sexta-feira (9), às 21h30
No Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco)
De R$ 72 (balcão/meia-entrada) a R$ 204 (plateia A/inteira)
Informações: (81) 3182-8020

veja também

comentários

comece o dia bem informado: