Licor caseiro: ritual antigo, meio sumido no cotidiano de hoje, está no livro
Licor caseiro: ritual antigo, meio sumido no cotidiano de hoje, está no livroFoto: Sérgio Lôbo/Divulgação

Após 20 anos da primeira edição, a Compahia Editora de Pernambuco (Cepe) reeditou o "Comida & Tradição: receitas de família", de Nininha Carneiro da Cunha, que em 2002 teve uma tiragem esgotada rapidamente. O livro de culinária resume duas décadas de pesquisas da autora, já falecida, que se dedicou a explorar o universo das receitas de família como forma de garantir que elas pudessem ser perpetuadas ao longo dos anos.

A cozinheira compilou o impressionante número de 641 receitas de quitutes tradicionais, amplamente fotografas por Sérgio Lobo. A edição ainda conta com o reforço do prefácio do antropólogo Raul Lody e do amigo de Nininha, Gilberto Freyre, cujas obras sobre cultura alimentar serviram de fontes de consultas da autora. "(...) Cada receita de comida é um texto cultural, é um depoimento de uma família, uma região; é ainda um depoimento pessoal, como vemos o precioso acervo reunido por Nininha Carneiro da Cunha neste livro", afirma Lody.

Coube a neta de Nininha, Manuela, a missão de executar todas as receitas fotografadas para o livro. Manuela, que já estudou Gastronomia para aprimorar os dotes gastronômicos herdados da avó. Enfim, Nininha, mesmo que não soubesse, empunhou a bandeira do regionalismo e deixou um legado além do âmbito familiar - uma herança para os tão bairristas pernambucanos.

Leia também
"Sonhos e Sabores" é primeiro livro de Claudemir Barros


A publicação é dividida em duas partes, por temas macro, "Comida das Festas e do Cotidiano" e "Comidas contemporâneas", sendo que na primeira, a autora reúne pratos de épocas festivas, como Natal, Semana Santa, São João e Carnaval, além de casamentos e períodos de reguardo materno, por exemplo, enquanto a segunda contempla bolos e guloseimas salgadas. Um glossário e conselhos práticos completam o livro de receitas que imortaliza a figura de Nininha no Estado.

SERVIÇO
"Comida & Tradição: receitas de família", Nininha Carneiro da Cunha
O livro está sendo vendido na Cepe e custa R$ 80 (brochura) e R$ 100 (capa dura).
Informações aqui

Licor caseiro: ritual antigo, meio sumido no cotidiano de hoje, está no livro
Licor caseiro: ritual antigo, meio sumido no cotidiano de hoje, está no livroFoto: Sérgio Lôbo/Divulgação
Cozido é um dos pratos ensinados por Nininha para a posteridade
Cozido é um dos pratos ensinados por Nininha para a posteridadeFoto: Sérgio Lôbo/Divulgação
Publicação compila receitas tradicionais de família pernambucana
Publicação compila receitas tradicionais de família pernambucanaFoto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: