Zena sugere o pão de batata-doce como base de hambúrguer artesanal
Zena sugere o pão de batata-doce como base de hambúrguer artesanalFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O último Levantamento da Federação Mundial de Obesidade confirma que a rotina das crianças não anda tão saudável quanto deveria. As consequências serão vistas no futuro, quando o número de jovens entre 5 e 17 anos acima do peso saltará de 220 para 268 milhões nos próximos anos. Dessa quantidade, pelo menos 91 milhões estará enfrentando problemas de saúde comuns a um obeso adulto até o ano de 2025.

A estatística se expressa na prática com crianças enfrentando problemas sérios de alimentação e sedentarismo em meio a pouca assistência dos pais. O puxão de orelha em muitas dessas famílias tem como base o estudo acima, que também estima ter em breve 28 milhões de pequenos com hipertensão e 39 milhões com gordura no fígado. Isso sem falar nos 4 milhões com diabetes tipo 2. É situação de emergência que, segundo os profissionais de saúde, não abre margem para as comemorações à base de açúcar, fritura e refrigerantes tão comuns no Dia das Crianças.

“Além do convívio familiar, é importante observar a rotina dentro da própria escola. Este é o meio em que a criança encontra pessoas da mesma faixa etária para dividir, repetir ou construir hábitos mediante a questão social. Ao mesmo tempo, vale trazer o contexto familiar e fazer com que os filhos pratiquem as refeições próximas aos pais, como sentar à mesa e dividir a comida”, explica a nutricionista Helen Lima. Mas nada disso adianta se o cardápio estiver carregado de gordura saturada, farinhas refinadas e pouca quantidade de frutas, legumes e água. Na prática, se os mais velhos não se preocupam com uma alimentação saudável os menores também aprenderão a não fazer escolhas corretas mais adiante.

Mas a solução pode ser ainda mais simples do que se imagina. “O iogurte e a fruta in natura continuam sendo ótimas opções. Isso sem falar na oferta de lanches com queijo branco, pão integral e a introdução de vegetais úteis contra a anemia, como cenoura e beterraba. Até mesmo o cuscuz pode ser preparado com aveia para melhorar a ingestão de fibras”, resume Lima, que também cita a inclusão de proteínas através de derivados do leite, ovos e carnes brancas. Nessa luta diária em nome do equilibro, a dica mais valiosa é oferecer os alimentos de maneira tranquila, sem cobranças e, sempre que possível, despertando o interesse de forma lúdica e criativa. Só assim para liberar a farra do fim de semana? “Depende. É importante que não seja algo proibido ou com exageros. Ás vezes não tem problema em experimentar”, sugere a nutricionista infantil, Laís thorpe, idealizadora do projeto Brincar de Nutrir.

Por uma festa mais saudável

Quando as sócias Priscilla Lucena e Lizandra Galvão criaram a marca de lanches congelados, Levemente Fit, elas não imaginavam que haveria uma adesão tão rápida de pais interessados em cardápio saudável para os filhos. Uma procura gradativa, que, segundo as empresárias, traduz a mudança de comportamento das famílias.

Prova disso é a fritura queridinha das festas infantis. A coxinha, aos moldes tradicionais, já não é vista como um petisco tão inofensivo assim. Sozinha, pode ter mais de 170 calorias, conquistadas com o aquecimento de gorduras e óleos capazes de provocar a desidratação das células do corpo.

Brigadeiro substitui o leite condensado pelo leite vegetal

Brigadeiro substitui o leite condensado pelo leite vegetal - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O risco está presente na ingestão de grandes quantidades do salgado. “Fizemos uma versão saudável, com massa de batata-doce e macaxeira empanada na farinha de linhaça dourada. Ela é recheada com filé de peito temperado com ingredientes in natura e sal do Himalaia”, diz Priscilla Lucena. A coxinha sai em caixa de 400g, com cerca de dez unidades, disponível em lojas físicas ou sob encomenda. Neste último, feita com dois dias de antecedência, custa R$ 24 mais taxa de entrega a R$ 8.

Numa lista de seis itens sem glúten, conservantes e gordura trans, mais dois salgados oferecem alternativas saudáveis para velhos conhecidos da hora do lanche. O pão de queijo leva batata-doce, polvilho doce e azedo, chia e ricota. Já o pastel de forno tem massa de grão de bico recheado com queijo branco e damasco.

Ainda segundo a nutricionista Helen Lima, a introdução precoce de açúcar refinado está diretamente relacionada às causas de obesidade no futuro. Razão para a mesa de doces pedir substituições à altura de guloseimas tão irresistíveis. É o caso do bom e velho brigadeiro receber leite vegetal, cacau, semente de jaca e xilitol, numa espécie de receita revisitada. “É mais nutritivo e possível até para crianças com restrições”, diz a cozinheira Zenaide Silva. Através da marca Zena Comida Funcional, ela executa um cardápio inspirado na rotina da própria família. “Minha filha desenvolveu alergia a corante e meu irmão tinha a síndrome do intestino irritável. Por isso, foi preciso uma mudança dentro de casa há, pelo menos, cinco anos”, diz ela, que, além de fornecer os produtos sob encomenda, dá treinamentos na área de cozinha saudável.

Leia também:
Leguminosas: grãos de saúde
Queijo é saúde para a terceira idade
Nutrição na Síndrome de Down


Entre as dicas está o preparo de um pão com batata-doce e farinha de arroz, que pode ser servido com kombucha, bebida probiótica e gaseificada à base de chá fermentado. “Para melhorar a flora intestinal, também é possível fazer a massa de um cupcake com kefir, uma espécie de iogurte natural capaz de dar leveza e maciez ao bolinho”, comenta Zena. Sem mudar a apresentação desses doces, ela garante que criança nenhuma percebe a mudança de ingredientes. "Porque não deixa de ter sabor", defende.

Roteiro kids

Levemente Fit
Especialidade: lanches saudáveis congelados
Informações: 99365.3838
Instagram: @levemente_fitfood

Zena Comida Funcional
Especialidade: Doces saudáveis
Informações: 99217.2449
Instagram: @ zenacomidafuncional

Pitadinha de saúde
Especialidade: refeições frescas e congeladas
Informações: 99933.6566
Instagram: @pitadinhadesaude

D’guste - Produtos Artesanais
Especialidade: biscoitos e minibolos
Informações: 98205.8852
Instagram: @dgusteartesanal

Life Fit
Especialidade: Suquinhos saudáveis
Informações: 99947.3913
Instagram: @life.fit.detox


 

Zena sugere o pão de batata-doce como base de hambúrguer artesanal
Zena sugere o pão de batata-doce como base de hambúrguer artesanalFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Coxinha fit tem massa de batata-doce e macaxeira
Coxinha fit tem massa de batata-doce e macaxeiraFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Pão de queijo com frango e curry é dica saudável da Levemente Fit
Pão de queijo com frango e curry é dica saudável da Levemente FitFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Pastel de forno com ricota e damasco é alternativa para o lanche
Pastel de forno com ricota e damasco é alternativa para o lancheFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Beijinho livre de lactose
Beijinho livre de lactoseFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: