Salada com alface, ricota, frango, parmesão e farofa com castanha é pedida funcional no Sansa - Sanduíches e saladas
Salada com alface, ricota, frango, parmesão e farofa com castanha é pedida funcional no Sansa - Sanduíches e saladasFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Você já deve ter se perguntado de onde vem a energia que te faz levantar da cama e encarar o dia atribulado. A mesma disposição útil para o corpo também enfrentar esses dias quentes e a mente se projetar para o recomeço do ano. Pois essa resposta está na quantidade de carboidrato ingerida, capaz de fornecer um combo de nutrientes essenciais à vitalidade das células e, como consequência, dar uma forcinha à sua lista de atividades.

Segundo pesquisas na área de saúde, quem faz uso correto de aporte energético consegue aumentar a eficiência do metabolismo em 5%, oferecendo as condições necessárias para o organismo não esmorecer no caminho. Para essa missão, entram em cena itens básicos, como cereais integrais, a exemplo de arroz, aveia, milho, centeio, linhaça e quinoa. “Esse carboidrato, quando consumido, será convertido em molécula de ATP, essencial para as células liberarem energia”, garante a nutricionista Tamyres Batista.

A questão para muita gente é escolher essas fontes em meio a um bombardeio de opções nas prateleiras dos supermercados. Segundo o nutricionista Marinaldo Lustosa, é preciso pensar em carboidrato de maneira saudável e não apenas por uma nomenclatura industrial. “Produtos à base de açúcar puro dão picos imediatos de glicose, que não se sustentam ao longo do dia. Por isso, é preciso fazer uma seleção que forneça disposição de forma durável e que não se perca tão rapidamente”, diz ele, ao ilustrar os momentos de cansaço pós-festa, que fazem muita gente recorrer a ingredientes de caloria vazia e de benefício momentâneo, emergencial às condições do corpo naquele momento.

“O contexto de energia também inclui proteção imunológica. Ou seja, entender tudo a respeito da comida”, acrescenta Lustosa. É o que defende a americana Cynthia Sass em muitas das suas publicações sobre alimentação saudável e funcional. Ela reforça que produtos à base de estimulantes artificiais são, em sua maioria, compostos por ingredientes processados, capazes de provocar uma sobrecarga ao organismo. Leia-se mais exaustão do que antes.

Por onde começar
A velha máxima do prato colorido e variado à mesa também se a­plica no aporte energético. “Inclua o ovo, esse superalimento, porque ele é rico em proteína, gordura e vitaminas do complexo B. Tão benéfico quanto às frutas secas, co­mo uva-passa e damasco, e as oleagino­sas, a exemplo de castanha, no­­zes, amêndoas e pistache, que são as melhores fontes de gordura, fibra e proteína ao mesmo tempo”, sugere a nutricionista Débora Correia.

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No quesito frutas, a dica para esses dias de calor e reconstrução das células é aumentar o consumo de melancia e melão. “Por serem compostos basicamente de água, eles combatem a fadiga e mantêm o corpo hidratado. Essa água, aliás, é quem faz o transporte de todos os nutrientes no sangue, além de ser a responsável por desintoxicar o organismo, eliminando resíduos”, completa a especialista. Um cálculo mínimo de quantidade hídrica para cada pessoa é multiplicar o peso por 30 e obter o resultado em mililitro.

Sucos revigoram o organismo

Sucos revigoram o organismo - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

 

Separe o joio do trigo
De modo geral, há uma lista maior de itens que espantam a preguiça e levantam os ânimos. Mas eles estão enquadrados em categorias com funções à parte, que devem ser levadas em consideração. “Existe uma diferença entre os alimentos energéticos, compostos principalmente pelos carboidratos, e os termogênicos, que são aqueles com capacidade de elevar a temperatura do corpo e proporcionar queima de gordura. Já os afrodisíacos são aqueles responsáveis por vasodilatação e estímulos hormonais”, orienta Tamyres Batista.

Por outro lado, não há ingredientes diretamente ligados ao consumo de energia, vulgo sabotadores. Nesses casos, a indisposição pode estar vinculada ao mal-estar gerado por um cardápio carregado de gordura de difícil digestibilidade. É como comer carne vermelha em excesso e se sentir indisposto ao longo do dia. Assim como um prato repleto de feijoada e copo sempre abastecido de alguma bebida alcoólica. Tudo isso regado a uma vida sedentária e de poucos hábitos saudáveis. Vale repensá-los como meta para 2019.


Alface
Rica em lactucina e fosfato. A primeira ajuda a diminuir a sensação de fadiga e a segunda, de acordo com pesquisas, tem o poder de combater o cansaço e até mesmo depressão

Água de coco
Esse é um verdadeiro antioxidade natural. É repleto de vitaminas e minerais que melhoram a circulação sanguínea e mantém o corpo devidamente hidratado

Açaí
Esse é rico em fibras, cálcio e vitamina C. Mas é preciso tomar cuidado com o jeito em que é consumido, às vezes abastecido por ingredientes calóricos

Banana
Essa é a fruta do triptofano, aminoácido responsável pela serotonina, capaz de regular o humor (para melhor). Ainda há pesquisas garantindo que a banana ajuda a diminuir o estresse

Iogurte natural
Excelente probiótico. Daqueles que reorganizam o sistema imunológico para manter os níveis de energia em alta no corpo 

 

Salada com alface, ricota, frango, parmesão e farofa com castanha é pedida funcional no Sansa - Sanduíches e saladas
Salada com alface, ricota, frango, parmesão e farofa com castanha é pedida funcional no Sansa - Sanduíches e saladasFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
As oleaginosas possuem selênio, nutriente que fortalece o  sistema imunológico
As oleaginosas possuem selênio, nutriente que fortalece o sistema imunológicoFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Água de coco é produto em alta no mercado
Água de coco é produto em alta no mercadoFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

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