Cersei Lannister (Lena Headey), uma das personagens da série
Cersei Lannister (Lena Headey), uma das personagens da sérieFoto: Divulgação/ HBO

Em uma entrevista ao Entertainment Weekly, há algumas semanas, o ator Nikolaj Coster-Waldau, intérprete do vilão Jaime Lannister em Game of Thrones, antecipou que, ao ler os roteiros da sétima temporada, cuja estreia ocorreu no último domingo, teve a impressão de que tudo estava mais acelerado.

"Sinto que estou sendo conduzido em um ritmo diferente", disse Waldau. "Tudo aconteceu mais rápido do que eu estava acostumado. Coisas que normalmente levariam uma temporada inteira ocorrem em um episódio", comentou o ator.
A fala parece ir além da tradicional publicidade para divulgar a nova temporada. Esse dinamismo, motivado pela proximidade do fim (a série terminará na oitava temporada, em 2018), pôde ser percebido já no primeiro episódio.

Na abertura, Arya Stark (Maisie Williams) se vinga de uma só vez de todo o clã Frey, com rapidez e ferocidade, uma introdução instigante que confirma a brutalidade da jovem Stark, que em temporadas anteriores parecia pouco aproveitada e distante do núcleo central.

Enredo 

Como é comum em cada início de temporada, os roteiristas se esforçaram em indicar certos pontos de drama que guiarão as principais linhas narrativas, o que tornou o episódio uma grande apresentação de temas e conflitos.

Depois de tantos anos e uma grande quantidade de avisos, o inverno finalmente chegou a Westeros. Com ele, a ameaça dos Caminhantes Brancos se torna cada vez mais próxima - enquanto eles avançam com seu exército de mortos-vivos em direção à Muralha, os humanos seguem ocupados criando estratégias para a disputa do Trono de Ferro.

O primeiro capítulo sugere que as guerras preparadas em temporadas anteriores finalmente irão ocorrer. Cersei Lannister (Lena Headey), que se tornou a rainha dos sete reinos, sabe que será atacada por diferentes inimigos, como Jon Snow (Kit Harington) e o povo do Norte, e Daenerys (Emilia Clarke) e seu exército e seus dragões.

Por isso, iniciou seu recrutamento: convidou Euron Greyjoy (Pilou Asbæk). O líder das Ilhas de Ferro saiu do encontro com um aviso, dizendo que lhe traria um "presente", sugerindo algo impactante para os próximos capítulos.
No Norte, Snow parece mais decidido enquanto líder, engrossando a voz mesmo que signifique contrariar seus chefes de guerra. A certa altura, Sansa Stark (Sophie Turner) discorda dele na frente de todos, o que indica que Baelish (Aidan Gillen) pode ser bem sucedido em seu plano de desestabilizar os irmãos.

É um núcleo que parece mais interessante pelo trabalho dos atores. Diferente dos outros líderes, Jon sabe que a real ameaça não é de natureza humana: os Caminhantes Brancos, liderados pelo Rei da Noite, estão em marcha rumo ao mundo dos homens.
O episódio mesclou intensidade e discussões sobre os rumos de uma geografia de conflitos sem fim. Com um ritmo moderado e um roteiro que sugere certas surpresas sombrias (as guerras, as traições), o início da sétima temporada parece encaminhar com maior potência e velocidade os rumos de um povo perdido em um redemoinho de miséria, violência e fé.
Curiosidades
Participação
Entre as surpresas do primeiro episódio está a participação Ed Sheeran. Em uma cena na floresta, o cantor britânico interpretou um soldado que anima seus companheiros entoando versos, até a chegada de Arya.
Números
O Brasil foi o segundo país que mais tuitou durante a estreia de Game of Thrones, atrás apenas dos Estados Unidos. O episódio gerou mais de 2,4 milhões de tuítes no mundo inteiro - o Brasil teve 569 mil, das 19h de ontem às 3h.
Fim
Segundo informações oficiais, a série deve ter apenas mais uma temporada, encerrando a história no oitavo ano. Além disso, a quantidade de episódios deve diminuir de dez para sete, nesta temporada, e seis, no próximo ano.

Cersei Lannister (Lena Headey), uma das personagens da série
Cersei Lannister (Lena Headey), uma das personagens da sérieFoto: Divulgação/ HBO
Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), personagem da série
Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), personagem da sérieFoto: Divulgação/ HBO

veja também

comentários

comece o dia bem informado: