Pro(fé)ta - O bispo do povo
Pro(fé)ta - O bispo do povoFoto: Rogerio Alves/ Divulgação

Com "Pro(fé)ta - O bispo do povo", sobre a vida de D. Hélder Câmara, o Coletivo Grão Comum finaliza sua Trilogia Vermelha - tríade de espetáculos biográficos. A peça, que estreou em janeiro deste ano, cumpre temporada de duas semanas, desta quinta-feira (9) a 18 de agosto, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, comemorando os dez anos da companhia. As apresentações ocorrem de quinta-feira a sábado, sempre às 20h, exceto nesta sexta-feira (10), que será às 21h.

O Coletivo Grão Comum nasceu em 2008, do encontro de quatro artistas da cena pernambucana: Júnior Aguiar, Asaías Lira, Daniel Barros e Arthur Canavarro. Atualmente, Júnior Aguiar segue à frente do grupo, contando com as parcerias recorrentes dos atores Daniel Barros e Márcio Fecher. Os três, aliás, formam o elenco de "Pro(fé)ta - O bispo do povo".

"Dividi a cena com Márcio, em 'H(EU)stória - o tempo em transe' e, depois, com Daniel, em 'Pa(Ideia) - Pedagogia da Libertação'. Agora, nos encontramos os três no palco. É muito significativo, porque toda essa pesquisa da trilogia sempre foi focada no trabalho de ator", aponta Júnior.

Leia também:
Em carta, monge e ex-assessor de dom Helder defende peça com Jesus travesti
Espetáculo de dança 'Banquete de Amor e Falta' entra em cartaz no Recife
Grupo Totem faz campanha para levar espetáculo a festival de Porto Alegre


O espetáculo volta a entrar em cartaz no mês de morte de Dom Hélder, que faleceu em 1999. O grupo está planejando uma apresentação especial, para o próximo dia 25, na Igreja das Fronteiras, onde o padre morou.

"Ele foi, além de o maior nome da Igreja Católica Latino-Americana no século 20, uma grande figura humana e política. Assim como Glauber Rocha e Paulo Freire, que são retratados nas obras anteriores da trilogia, foi uma personalidade nordestina que impactou o Brasil com seus ideais revolucionários", afirma.

Educação

Neste momento, o Grão Comum se volta para o trabalho formativo. Júnior comanda o curso de teatro Piancó - O Despertar do Artista, que terá uma nova turma a partir do dia 16 de agosto. O curso conta com um módulo de residência artística na Casa de Xamanismo Centro da Terra, em Aldeia, levando a cultura do xamanismo para o trabalho cênico. As inscrições podem ser feitas através do telefone (81) 99534-6054.

Serviço:
"Pro(fé)ta - O bispo do povo"
Desta quinta-feira (9) a 18 de agosto; de quinta-feira a sábado, às 20h (nesta sexta-feira, excepcionalmente, a sessão será às 21h)
No Teatro Arraial Ariano Suassuna (rua da Aurora, 457, Boa Vista)
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Informações: (81) 3184-3057

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: