Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
Com a falta de gasolina dos últimos dias, internautas comparam situação do país com série apocalíptica
Com a falta de gasolina dos últimos dias, internautas comparam situação do país com série apocalípticaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco e AMC/Divulgação

Imaginem o seguinte cenário: um carro surge no horizonte. Ao longo de uma estrada deserta, o veículo encosta. Um rapaz de meia idade desce, abre a mala e tira um galão vazio, desses usados para transportar álcool ou gasolina. Olhando ao redor, percebe que outros carros estão no local, mas ele é o único homem ali. Mais alguns quilômetros de caminhada, o homem encontra um posto de abastecimento. Novamente, vários carros, nenhum sinal de outras pessoas. Esperançoso, começa a procurar por diesel até enxergar uma placa no alto de uma bomba de combustível com a frase: “Sem Gasolina”.

A cena que descrevi parece familiar, certo? Alguns poderiam afirmar que, nos últimos dias, isso tem sido a rotina dos brasileiros. Na verdade, o fato contado é a primeira cena da série apocalípticaThe Walking Dead’, lançada em 2010. Com a greve dos caminhoneiros, a falta de gasolina e o escasso abastecimento de comida e gás – além do aumento no preço –, muitas cidades ficaram em alerta de emergência. Mas com a desobstrução do Porto de Suape e a chegada de combustível no Grande Recife, a normalidade começa, aos poucos, a ser restabelecida.

Leia também:
Redução de R$ 0,46 do diesel chega nesta quinta às refinarias, diz Fazenda
‘Grey’s Anatomy’ aparenta ser eterna, mas aborda temas que merecem destaque

Em mais um exemplo de “o melhor do Brasil são os brasileiros”, é claro que a internet foi inundada por memes e piadas sobre a situação, a maioria comparando a última semana com um apocalipse zumbi. De fato, se além das filas intermináveis nos postos e da preocupação com o gás de cozinha, as pessoas começassem a acordar “zumbificadas”, seria bem preocupante.

Se você nunca se questionou sobre o que faria caso a energia elétrica acabasse, tecnologias não existissem ou até precisasse enfrentar alguns monstros apocalípticos, deveria fazer isso. Afinal, é preciso se precaver e antecipar algum desastre se quiser fazer parte dos que sobrevivem, não é verdade? Para ajudar no planejamento, deixo aqui uma lista de séries com esse tema, antes que a gasolina acabe novamente.

The Rain (2018-presente)

Essa é a nova aposta da Netflix sobre apocalipse. A produção é dinamarquesa e foi a última série que me prendeu, quando percebi já tinha maratonado tudo. A história começa com um vírus que se espalha pelo mundo através da chuva, matando quase toda a civilização. Seis anos depois, alguns sobreviventes – incluindo dois irmãos que investigam a participação dos pais nesses eventos – tentam descobrir se há vida em outro lugar.

 

The 100 (2014-presente)

Um apocalipse nuclear dizimou o planeta Terra e destruiu a civilização. Os únicos sobreviventes são os 400 habitantes de 12 estações espaciais que estavam em órbita durante o acontecimento. Quase um século depois, a população das aeronaves aumentou e os recursos chegaram quase ao fim. Por isso, os comandantes enviaram para a Terra cem jovens prisioneiros, na tentativa de testar a situação no nosso planeta e descobrir se é possível o retorno ao local. As quatro temporadas estão na Netflix e a quinta está sendo transmitida pelo canal americano CW.

 

3% (2016-presente)

Primeira produção inteiramente brasileira, '3%' chegou com sua segunda temporada esse ano. Lembrando brevemente a franquia 'Jogos Vorazes', a série conta a história de uma sociedade futurista, onde jovens passam por um processo de seleção, mas só três por cento deles são aprovados para viver em Maralto, um lugar com riquezas e sem violência. 

 

The Strain (2014-2017)

A produção é uma adaptação das HQ’s de Guillermo del Toro – vencedor do Oscar com o filme 'A Forma da Água' – e Chuck Hogan. A história começa quando um vírus transforma as pessoas em criaturas letais. Há quem diga que são vampiros, já que eles se alimentam do sangue das vítimas. Eu prefiro denominar como meio vampiro, meio zumbi, por questões de aparência. Eles se distanciam do “glamour” dos últimos vampiros retratados nas histórias e se aproximam do aspecto deteriorado dos mortos-vivos.

 

Falling Skies (2011-2015)

Produzida executivamente por Steven Spielberg, ‘Falling Skies’ é um drama apocalíptico sobre invasão alienígena. Lembra ‘Guerra dos Mundos’ (2005), também dirigido por Spielberg. Na série, a Terra foi quase inteiramente destruída devido a uma grande invasão alienígena. As criaturas capturam crianças e fazem alterações em seus corpos para fins desconhecidos. Perto do lugar, um grupo de humanos se organiza para resistir e impedir o avanço dos intrusos.

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 180 produções e já assistiu mais de 5,3 mil episódios, uma média de 23 por semana. A série mais assistida - a favorita - é "Grey's Anatomy", à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. 

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: