Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
As atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin quebram padrões televisivos com suas personagens na série da Netflix
As atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin quebram padrões televisivos com suas personagens na série da NetflixFoto: Divulgação/Netflix

Essa época do ano é marcada pela chegada de novos episódios de “Grace and Frankie”, série de comédia com tons de drama, protagonizada pelas atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin. A produção é comandada por Marta Kauffman, mesma criadora de “Friends”, em parceria com Howard J. Morris e retorna com sua quinta temporada nesta sexta-feira (18).

Grace and Frankie” é original Netflix e no início desta semana, antes da estreia do seu quinto ano, já foi renovada para sexta temporada. Na história, Grace (Fonda) é uma empresária elegante, rica e muito vaidosa. Já Frankie (Tomlin) é a verdadeira definição da expressão good vibes (boas vibrações), adora incensos e tem um estilo hippie único. Essas duas mulheres da terceira idade, tão diferentes em estilo e personalidade, são pegas de surpresa quando seus respectivos maridos pedem o fim de seus casamentos – que durou 40 anos – alegando que os dois se gostam e que são amantes por pelo menos 20 anos. Chocadas, ambas optam por sair de suas casas e irem morar em uma casa de praia, juntas.

Leia também:
Série 'Into the Dark' garante terror durante 12 meses
Crítica: Série "You" destaca tipos de predadores e alerta sobre exposição em redes sociais

A partir dai, Grace e Frankie seguem numa jornada pelo caminho do autoconhecimento, levantando questões quase sempre omitidas ou deixadas de lado sobre o envelhecimento do corpo e as limitações físicas tão presentes nessa fase da vida. “Grace and Frankie” conquistou o público e a crítica logo nos primeiros meses da estreia da primeira temporada, em 2015. É aquela série leve que você assiste na hora do almoço ou alternando com produções mais densas e de quebra ainda te faz refletir sobre a vida. Se você ainda não maratonou, o Uma Série de Coisas destacou cinco motivos que vão te convencer de vez. Confira:

HUMOR CONSCIENTE
Para mim, o ponto mais alto de “Grace and Frankie” está no tipo de humor desenvolvido. Dispensando piadas com tom de homofobia, gordofobia ou que alimente qualquer tipo de clichê preconceituoso, a série foca nas cenas ocasionais e situações que comovem para agradar o público.

ELENCO
O elenco é sensacional. As atrizes principais atuaram juntas em “Como Eliminar seu Chefe” (1980) e se uniram novamente para “Grace and Frankie”. Jane Fonda é uma das grandes atrizes com maior número de indicações ao Oscar, tendo levado dois na categoria de Melhor Atriz. Lily Tomlin já foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro por sua personagem Frankie. Ao longo de sua carreira, a atriz ganhou cinco Emmys e um Globo de Ouro.

Os ex-maridos, interpretados por Sam Waterston e Martin Sheen também funcionam bem juntos e são reconhecidos por suas carreiras. Waterston possui um Emmy e um Globo de Ouro, enquanto Sheen já foi indicado oito vezes ao Emmy e nove ao Globo de Ouro, tendo ganhado uma estatueta em cada premiação. Até as participações especiais são de peso: na quarta temporada, por exemplo, Lisa Kudrow (Phoebe, de “Friends”) entrou como amiga de Frankie.

TEMAS
Os temas são responsáveis pelo tamanho do sucesso da série. Assuntos quase nunca debatidos em produções são detalhados nessa história, como a vida sexual na terceira idade, os romances e a saúde vistos em excesso em narrativas com elencos mais jovens. A forma como essas questões são apresentadas também seduz. Nenhuma situação é superficial ou feita de qualquer jeito, as cenas acontecem tão naturalmente que é impossível não mergulhar no item seguinte.

APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO
Não conheço uma pessoa que tenha assistido essa série sem querer que Grace e Frankie fossem reais e fizessem parte da sua família (eu incluso). A empatia que Jane e Lily desenvolvem para suas personagens faz com que os telespectadores sintam-se parte daquela rotina, rindo e se emocionando com as questões levantadas por elas.

DURAÇÃO DOS EPISÓDIOS
Os episódios duram no máximo 35 minutos, agradando aqueles que preferem produções mais curtas. Particularmente, não consigo começar uma temporada sem ver tudo de uma vez ou no máximo em dois dias. Os minutos passam voando quando a história é envolvente. Cada temporada contempla 13 episódios. No total são cinco temporadas até agora.

E aí? Convencido? Se você já viu, deixe sua opinião nos comentários! Para quem ainda tem dúvida, dá uma olhada no trailer da primeira temporada:



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 200 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ Blog: Uma Série de Coisas.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: