Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
Kit Harington e Emilia Clarke vivem John Snow e Daenerys Targaryen em "Game Of Thrones"
Kit Harington e Emilia Clarke vivem John Snow e Daenerys Targaryen em "Game Of Thrones"Foto: Divulgação/EW

Ouvi dizer que “Game Of Thrones” é a “Copa do Mundo” das séries. Deve ser mesmo. Quando os episódios estão em transmissão, a internet não se fala de outra coisa. Quem acompanha a série, mas não tem tempo de ver o episódio assim que é televisionado, precisa ficar muito esperto para não ver nenhum spoiler, pois é praticamente impossível passar o dia sem ver um meme, uma imagem, ou notícia sobre o último domingo. Quem nunca gritou um “SHH” no trabalho quando dois colegas se reúnem para comentar na sua frente? Enfim, é um transtorno.

Infelizmente, os fãs se despedem da série este ano. No próximo domingo (14), às 22h, a HBO transmite a oitava e última temporada de “Game Of Thrones”. Veremos a guerra entre os Caminhantes Brancos e os humanos que se uniram no Norte, além de descobrir quem vai conquistar o Trono de Ferro. No portal Uma Série de Coisas, nós relembramos três teorias famosas de fãs que podem ser abordados nos novos episódios, indicamos filmes com os atores que fazem parte do elenco da série e fizemos uma aposta com cinco personagens que podem morrer até o final de “GOT, então corre e dá uma lida para ficar preparado na estreia.

Leia também:
Operadoras de TV por assinatura vão liberar sinal da HBO para estreia de 'Game of Thrones'
'Game of Thrones', uma longa e incompleta viagem do livro às telas

A oitava temporada “Game of Thrones” será a mais curta da série, com apenas seis episódios. Porém, eles serão os mais longos, ficando em torno de 1h20 de duração. Ao longo de sete anos, a série baseada nos livros de George R. R. Martin ganhou 47 Emmys, um recorde na TV, sendo três deles para o ator Peter Dinklage, pelo seu personagem Tyrion Lannister.

PROMOÇÃO

Antes de prosseguir, está rolando uma promoção do box da primeira temporada da série no nosso Instragram. Acesse e participe. O resultado será divulgado às 12h do próximo domingo.

Sem mais delongas, confira o resumão da sétima temporada de “Game Of Thrones”:

Sam Tarly na Cidadela

Muitas descobertas foram feitas por Sam durante seu período na Cidadela. Uma delas foi que em Pedra do Dragão existe uma grande quantidade de vidro de dragão, um dos componentes principais na luta contra os Caminhantes Brancos. Ele também encontra Jorah Mormont, isolado em uma “prisão” por estar infectado com Escamagris, doença infecciosa que praticamente não tem cura. Após certo tempo, ele se cansa da vida na Cidadela, consegue curar o Jorah e vai embora com Gilly e seu bebê.

Aliança e Vingança

Quando descobre que vidro de dragão pode ser usado contra os Caminhantes Brancos, John Snow viaja até Pedra do Dragão para conhecer Daenerys e firmar um acordo com ela. Enquanto isso, Bran Stark e Meera cruzam a Muralha e chegam à Winterfell.

Arya Stark, decidida a se vingar de todos que fizeram mal para ela, veste o rosto de Walder Frey e mata toda sua família (para quem não lembra, ele foi o principal responsável pela morte de Robb e Catelyn Stark, além de toda sua frota). Após um breve reencontro com Torta Quente e Nymeria, sua loba selvagem, Arya também retorna à Winterfell, se reunindo com Bran e Sansa, depois de anos afastados.

Meera, amiga de Bran, percebendo que agora ele está com a família, decide ir embora, porque prefere estar com sua própria família quando os Caminhantes Brancos chegarem. Já o Euron Greyjoy, tio de Theon e Yara Greyjoy, viaja até Porto Real para se aliar à Cersei. O acordo é que ele a proteja e, no final da guerra, os dois se casem.

Qyburn, Mão de Cersei, recria uma arma chamada Balista, feita para matar dragões. Em Pedra do Dragão, Daenerys cria um conselho formado por Varys, Ellaria Sand, Yara Greyjoy, Olenna Tyrell e Tyrion Lannister. Melisandre também esteve por perto.

Batalhas e consequências

Euron ataca os navios de sua sobrinha Yara, fazendo ela como sua refém e entregando Ellaria e sua filha para Cersei. Theon foge antes que o tio colocasse as mãos nele.

Após alguns desentendimentos, John e Daenerys conseguem alinhar os objetivos. Ela permite que John minere o vidro de dragão com a ajuda de Gendry (que foi encontrado por Tyrion e Davos em Porto Real).

Cersei se vinga de Ellaria dando à sua filha o mesmo veneno usado para matar Myrcela Lannister. A Rainha ordena para que Ellaria seja mantida viva ao lado do corpo da garota.

Enquanto Verme Cinzento domina Rochedo Casterly sem muitos problemas, Jaime Lannister ataca Jardim de Cima e mata Olenna Tyrell, mas antes de morrer, ela confessa ser a responsável por envenenar Joffrey. Durante a volta do Regicida para Porto Real, ele e toda sua frota são massacrados por Daenerys, Drogon e os Dohtraki.

O pai e o irmão de Sam Tarly, que estavam lutando a favor dos Lannisters, são mortos queimados pelo dragão de Daenerys. Jorah chega em Pedra do Dragão, mantendo sua fidelidade à Khaleesi.

Missão de expor os Caminhantes Brancos

Tyrion tem a ideia de levar um zumbi até Porto Real, provando que os Caminhantes Brancos são realmente verdadeiros e, assim, conseguir o apoio de Cersei na Grande Guerra. Durante uma conversa privada, Cersei revela a Tyrion que está grávida.

O Cão e a Irmandade Sem Bandeira se unem aos Selvagens – embora tenha havido um confronto inicial – na missão de capturar um zumbi. Para cumprir o objetivo, eles ainda contam com a ajuda de John Snow, Tormund, Gendry, Thoros, Jorah e Beric. A primeira ameaça é um urso polar zumbificado, mas ninguém citado morre (apenas figurantes).

Quando são confrontados por um dos generais dos Caminhantes Brancos e o matam, descobrimos que quando se mata um “chefe”, todos os zumbis transformados por ele também morrem. O grupo cruza com uma horda enorme de zumbis e John Snow pede para que Gendry corra até a Muralha e mande um corvo avisando à Daenerys. Thoros morre congelado enquanto o resto fica ilhado pelos zumbis em um lago petrificado. Em um momento bem crítico e sem esperanças, Daenerys chega com seus três dragões, mas o Rei da Noite consegue matar um deles.

Daenerys foge com todos, mas não houve tempo de esperar por John Snow. Ele é salvo pelo tio Benjen, que se sacrifica pelo sobrinho. A treta termina com John jurando fidelidade à Daenerys e o Rei da Noite transformando o dragão morto em zumbi.

Reunião em Porto Real

Com direito a muita “torta de climão”, Cersei, Daenerys, Snow e outros personagens se reúnem em Porto Real. O Cão abre uma caixa e tira o zumbi de dentro, provando que os Caminhantes Brancos são reais. John explica que o único jeito de mata-los é com vidro de dragão ou queimando todos eles, pedindo que haja uma trégua na guerra do Trono de Ferro para que todos possam ajudar na luta contra o Rei da Noite.

Euron Greyjoy afirma que não irá participar dessa união e diz que vai voltar para as Ilhas de Ferro, mas era mentira. Na verdade, ele viaja até até Essos para buscar combatentes da Companhia Dourada e ajudar Cersei.

Cersei revela para Jaime que nunca teve intenção de ajudar Daenerys. O irmão se aborrece com a Rainha e resolve partir sozinho para o Norte, ao encontro de John Snow.

Fechando ciclos

Em Winterfell, Mindinho tenta jogar as irmãs Starks uma contra a outra. Mas Sansa, Arya e Bran se unem e desmascaram ele na frente de todos os lordes nortenhos. Sansa condena Mindinho à morte, Arya o mata com uma facada no pescoço.

Sam Tarly chega à Winterfell. Bran explica para ele que os dois precisam contar para John – que não sabe de nada – sobre seus verdadeiros pais. Na verdade, John é filho de Raeghar Targaryen com Lyanna Stark, nascendo em Dorne. Quando Sam explica que o primeiro casamento de Raeghar foi anulado, Bran entende que John é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, sobrinho de Daenerys.

Enquanto isso, Daenerys volta para o Norte para ajudar na guerra contra o Rei da Noite. Ela e John transam pela primeira vez.

O Rei da Noite, montado no seu dragão de gelo (ou dragão zumbi), ataca e destrói parte da Muralha, abrindo caminho para seu exército de mortos-vivos. Tenso!



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 200 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ Portal: Uma Série de Coisas.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: