CEO da Prata Rara, Hellen Postai
CEO da Prata Rara, Hellen PostaiFoto: Divulgação

A Prata Rara, rede brasileira de joalherias de prata, vai fazer contratações para a nova operação da marca, no Shopping Patteo Olinda, cuja inauguração está prevista para o dia 25 de abril. Currículos devem ser enviados para contato@pratarara.com.br. As vagas são apenas para mulheres, sem faixa etária pré-definida.

Haverá quatro oportunidades para consultoras de vendas e uma para gerente, com contrações estão previstas para ocorrer no final de março e serão efetivadas após o treinamento, que será feito durante o mês de abril. 

Está aberta também vaga para o cargo de supervisora de lojas, que entre as atribuições, será responsável pelo acompanhamento da área comercial da rede – desenvolvendo campanhas e atividades para as equipes de vendas, avaliações de performance e metas, propondo novos desafios e refinando ainda mais o atendimento da marca.

Seleção
SeleçãoFoto: Divulgação

Após o anúncio de que a Prefeitura do Recife vai contratar 624 professores para preencher vagas temporárias na rede municipal de ensino, atendendo às Educação Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos, o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) se posicionou contrário à modalidade, defendendo que a seleção temporária precariza a relação de trabalho.

Leia também:
Secretaria de Educação do Recife vai contratar 624 professores temporários


A coordenadora-geral do Simpere, Cláudia Ribeiro, argumentou que a temporalidade dos contratos prejudica a trabalhadores e estudantes, já que não garante a continuidade do serviço. "Esses temporários não têm direito à sindicalização e ao gozo de férias coletivas, em janeiro. Enquanto os efetivos estão de férias, eles estão assumindo déficits de carga horária dos alunos. Além disso, é uma quebra do que prevê o funcionalismo público, cujos contratos deveriam ser feitos por concurso efetivos", disse.

"É bastante preocupante e o sindicato já pediu à Prefeitura do Recife que informe qual o déficit de professores na rede, mas ainda não fomos atendidos", continuou Cláudia. Os dados do próprio Simpere indicam que o deficit do sistema municipal de educação do Recife chega a 600 professores.

A seleção
O edital, segundo o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, deve ser publicado no próximo sábado (24). As contratações foram publicadas em três decretos (31.179, 31.180 e 31.181) no Diário Oficial do Município de ontem e atenderão a todas as 309 escolas da rede. Os salários vão variar entre R$ 2,3 mil e R$ 4 mil, a depender da carga horária de cada professor, e os contratos terão vigência de 24 meses prorrogáveis por igual período.

Educação
EducaçãoFoto: Reprodução/Internet

Professores de nível superior com habilitação em Licenciatura Plena em Pedagogia e nas demais licenciaturas dos diversos componentes curriculares (Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Educação Física) poderão concorrer a uma das 624 vagas temporárias que serão preenchidas por seleção simplificada pela Secretaria de Educação do Recife. Os contratos são de 24 meses prorrogáveis por igual período.

Leia também:
Sindicato critica seleção simplificada de professores para rede municipal do Recife


De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Rebêlo, os salários vão variar de R$ 2,3 mil a R$ 4 mil, a depender da carga horária de cada professor. O edital deve ser publicado no próximo sábado (24). Ainda segundo o gestor, está em curso o planejamento para o concurso para vagas efetivas na rede municipal de ensino do Recife, cujo edital deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

Os decretos que autorizam as contratações foram divulgados neste terça (20), no Diário Oficial do Recife e as vagas são para atuar na Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, nos projetos e Programas Educacionais e salas regulares bilíngues em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo divulgou a Secretaria de Educação do Recife, a contratação temporária vai atender à demanda de professores na rede de ensino em caso de afastamentos legais como licenças de docentes do quadro efetivo e ainda para reforçar programas e projetos.

Certame nacional é para contratação imediata e cadastro de reserva
Certame nacional é para contratação imediata e cadastro de reservaFoto: Marcos de Paula/AE

A Petrobras abriu processo seletivo público para preenchimento de 111 vagas, além de cadastro de reserva, para profissionais de níveis médio e superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março via internet, pelo site da Fundação Cesgranrio.

As vagas são para os seguintes cargos: Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Mecânica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Eletrônica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Elétrica, Engenheiro de Equipamentos Júnior - Inspeção, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Engenheiro de Petróleo Júnior, Engenheiro de Processamento Júnior, Engenheiro de Segurança Júnior, Engenheiro Naval Júnior, Geofísico Júnior - Geologia, Geofísico Júnior - Física, Geólogo Júnior, Medico do Trabalho Júnior, Químico de Petróleo Júnior, Técnico de Administração e Controle Júnior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Técnico de Logística de Transporte Júnior - Controle, Técnico de Logística de Transporte Júnior - Operação, Técnico de Manutenção Júnior - Instrumentação, Técnico de Segurança Júnior, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Mecânica, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Administração e Técnico Químico de Petróleo Júnior. O cadastro esperado é de 555 candidatos.

Interessados em participar do processo seletivo vão desembolsar R$ 47 para os cargos de nível médio e de R$ 67 para cargos de nível superior. As provas objetivas estão marcadas para o dia 8 de abril de 2018.

O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado nos endereços eletrônicos da Cesgranrio e Petrobras. Os resultados serão homologados no dia 28 de junho de 2018.

O concurso tem validade de 12 meses, a partir da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais e pode ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras. Os postos de trabalhos estão detalhados no edital.

Com informações da Petrobras

Novo Centro de Pesquisas do IFPE no Campus Recife
Novo Centro de Pesquisas do IFPE no Campus RecifeFoto: André Nery/MEC/Divulgação

Esta sexta (16) é o último dia para se inscrever no processo seletivo simplificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) para tradutor e intérprete de Libras. Estão sendo oferecidas três vagas de contratação temporária, e os selecionados vão trabalhar auxiliando estudantes surdos ou com deficiência auditiva, dentro dos cursos técnicos e superiores oferecidos pela instituição.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter Bacharelado ou Licenciatura em Letras com habilitação em Libras, ou qualquer curso superior mais certificado de proficiência em Libras. A seleção será feita em duas etapas (análise curricular classificatória e prova prática). A remuneração básica será de R$4.182,66 por mês, além de benefícios, com um regime de trabalho de 40 horas semanais.

A taxa de inscrição custa R$ 80 e as inscrições devem ser selecionadas através do site cvest.ifpe.edu.br , onde também pode ser consultado o edital específico com maiores detalhes.

Prefeitura de Camaragibe
Prefeitura de CamaragibeFoto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Camaragibe abre, nesta quinta-feira (15), as inscrições para uma seleção simplificada para professores da educação básica e motoristas para a Secretaria de Educação. Ao todo, serão 55 vagas. A seleção é temporária, pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.

Clique aqui para conferir o edital

Os cadastros deverão ser realizados por correspondência enviadas via Sedex ou AR para a própria secretaria ou presencialmente, mediante a entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida e das cópias dos documentos de RG ou Carteira de Trabalho, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado em envelope lacrado.

A seleção será realizada em uma única etapa de avaliação de currículos, a qual valerá 100 pontos, sendo eliminado o candidato que não comprovar os requisitos mínimos para a contratação e não atingir a pontuação mínima de 30 pontos. O resultado final será divulgado no dia 17 de março.

Currículo de papel?
Currículo de papel?Foto: Reprodução/Internet

Entre os caminhos para a conquista do emprego, uma é a mais utilizada por iniciantes e experientes em diversas áreas: o uso do banco de currículos online - aqueles famosos sites que abrigam informações profissionais do candidato por período determinado. Essa alternativa é tão comum quanto a do cadastro virtual disponível na página de grandes empresas para quem busca oportunidades preenchendo alguns campos de informação. Nesse cenário tecnológico, engana-se quem acha ser mesmo o fim da tradicional forma de entregar currículo olhando nos olhos do futuro empregador. Segundo especialista em recursos humanos, vale estudar o perfil da empresa antes de disparar seus dados por todos os lados.

Para a psicóloga da área de RH, Auxiliadora Santos, o recrutador não olha diferente para o candidato que seguir a opção virtual ou presencial. Na verdade, ele já direciona a vaga de acordo com o tipo de cargo. “A entrega pessoal de currículo é eficaz para muitas atividades operacionais, como oportunidades que exigem até o segundo grau. É diferente do meio online por onde são analisados diferentes pré-requisitos à função, geralmente mais complexa, uma praticidade que facilita a vida do recrutador”, explica. Mas como toda regra, há exceções, existe a chance de o candidato poder se mostrar pessoalmente durante a entrega do papel. É o caso de Kátia Albuquerque, formada em administração, que se planeja com relação aos bairros mais próximos de onde mora para traçar sua rota diária. “Faço uma seleção das empresas mais próximas entre elas e sigo adiante. Em média, 95% delas aceitam o currículo, as demais se recusam por direcionarem a seleção para a internet”, adianta ela que, presencialmente, consegue ter uma ideia das chances de ser chamada ou não.

Por outro lado, quem usa a web fica na ânsia de uma resposta mais imediata, como diz o tecnólogo em rede de computadores, Fábio Cunha, que, por anos, entregou CV presencialmente até se render às facilidades dos sites corporativos. “No online existe a comodidade de poder colocar suas informações em vários lugares. No meu caso, em 100 tentativas por esse meio resultaram em, pelo menos, duas marcações de entrevistas. Até então fiquei na expectativa de retorno”, acrescenta. A dica de Auxiliadora Santos é formatar suas informações de acordo com a vaga. "É preciso saber direcionar as habilidades em relação ao cargo. Seja no digital ou no papel, o contratante leverá em conta as noções sobre a atividade em questão", completa.

Dar Feedback ajuda na motivação dos funcionáriosf

Dar Feedback ajuda na motivação dos funcionários - Crédito: Divulgação

Assumir uma postura de liderança é também se comprometer em atitudes. Uma delas é dar feedback sem medo de ser sincero. Mas claro, com bom senso. Isso diz respeito à performance dos colaboradores, que às vezes não é tão satisfatória para a empresa. Então, como agir?

"Reuniões de feedback geralmente deixam ambos os lados desconfortáveis, seja porque os membros da equipe têm receio de serem mal avaliados pelo chefe, ou até mesmo porque o gestor teme que seu coordenado sinta-se ofendido com algo que for falado, e com isso passe a não aceitar mais sua liderança", avalia Alexandre Lacava, especialista em liderança e vendas.

Segundo pesquisa da ARCH Profile Solutions, empresa de criação de testes para recrutadores, quase metade dos colaboradores (43%) dizem que ficam desmotivados com o trabalho realizado ao receberem uma crítica mal elaborada, ou até mesmo que perdem totalmente a vontade de se esforçar.

O especialista ensina cinco passos que evitam que o feedback seja uma fonte de desmotivação para a equipe, e ajudam a aplicá-lo da forma correta:

Dê feedbacks constantes

Seções formais de feedback são úteis, mas o líder deve estar atento para dar os feedbacks necessários no dia a dia, no momento em que a conduta da equipe precisa ser ajustada. "Não é preciso aguardar uma data específica - uma vez a cada trimestre ou semestre - para avaliar a performance da equipe. O líder coach - aquele que atua para aprimorar a performance e desenvolver as habilidades de sua equipe - dá feedbacks constantemente", explica Lacava.

Para o especialista, o feedback constante garante que a boa comunicação entre o gestor e os liderados exista sempre, o que é fundamental para que cada um sinta-se valorizado como parte do time e da empresa. "O processo de formação e desenvolvimento da equipe deve ser contínuo e constante, e isso só acontece se cada um souber onde está acertando e onde está errando", diz.

Crie um ambiente confortável

Antes de realizar um feedback, certifique-se de que está em sintonia com o colaborador que ouvirá a avaliação. Esse não é o momento para ordens, por isso, tenha postura de igualdade e valorize a parceria entre as duas partes.


"O momento do feedback deve ser usado para aumentar o vínculo de confiança, por isso é importante deixar a pessoa confortável. Uma dica simples, que costuma funcionar, é permitir que a pessoa avaliada escolha onde acontecerá a conversa", ensina o especialista.

Seja assertivo nas avaliações

Procure orientar a conversa com exemplos concretos. Não basta falar sobre as metas que não estão sendo cumpridas, é preciso ilustrar com datas e horários específicos de quando a ação foi cometida, para legitimar sua crítica. Além disso, utilize o feedback para tratar apenas de um ponto a ser melhorado, para dessa forma aumentar o comprometimento de quem precisa mudar a postura.

"Muitos gestores têm o péssimo hábito de tratar vários pontos de melhoria em uma só conversa. Se preciso, faça tantos feedbacks quanto forem necessários, e escolha um intervalo mínimo de tempo para abordar todas as questões de forma individual", recomenda Lacava.

Tenha como foco a ação

Foque sua avaliação em fatos e não em julgamentos. Não utilize a pessoa para dar exemplos, mas sim as ações que ela cometeu. Por exemplo, ao invés de dizer que a pessoa não é organizada, diga que os materiais que ela utiliza não estão passando uma boa apresentação. "Muitas vezes, as pessoas não erram porque querem, por isso é necessário não julgá-la, a fim de conduzir aquele profissional à melhoria da sua performance", indica o especialista.


 

Oratória

Oratória - Crédito: Editoria de arte

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil. Há quem tenha verdadeiro pavor de se expressar na frente de plateias, apresentando sintomas como sudorese, gagueira e taquicardia. Situação delicada para quem precisa mostrar um projeto, detalhar relatório ou, simplesmente contribuir com uma opinião.

A dica, segundo especialistas, é utilizar o medo a seu favor. Saber que ele existe é o primeiro passo. Depois, é entender que este é um desafio a ser vencido e que deve ser observado com o uso de algumas técnicas. Controlar os gestos, vestir-se corretamente e estudar o assunto em questão podem ajudar, e muito, no processo de transformação.
Lembrando que existem casos graves, gerados por fobias profundas ou traumas, que precisam de acompanhamento específico. Com essas exceções, todas as pessoas podem enfrentar esse medo. Basta começar com algumas dicas *. 

1. Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.

2. Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar; se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

3. Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, meditação, distensionando seus músculos, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

4. Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.

5. Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, querem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito.

6. Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apresentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema que irá abordar.

7. Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda como isso é poderoso.

8. Por último, treine muito; procure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.

*Dicas de Reinaldo Passadori, especialista em comunicação verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal

 

 

Senac
SenacFoto: Divulgação

O Senac Pernambuco abriu processo seletivo para a contratação de um analista de compras para atuar na unidade do Recife, na avenida Visconde de Suassuna, no bairro de Santo Amaro. O regime de contratação é Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o salário é de R$ 4.354,14, com carga horária de 40 horas por semana.

Os candidatos devem ter formação em administração, economia, ciências contábeis ou direito, além de experiência mínima de um ano na área, de preferência em elaboração de termos de referência e processos licitatórios.

O analista de compras será responsável por realizar levantamento de documentação necessária para elaboração de projetos, pesquisar preços no mercado, formalizar contratações, elaborar termos de referência e parecer para dispensa de licitação, apoiar no gerenciamento de convênios e contratos de repasses financeiros, elaborar a prestação de contas de convênios e contratos de projetos, entre outras funções.

Os candidatos que se encaixam no perfil devem enviar currículo e documentos comprobatórios (comprovante de escolaridade e cópia da carteira profissional ou declaração do emprego anterior em papel timbrado com assinatura e carimbo do representante legal) para o e-mail rhsenac@pe.senac.br, até a próxima sexta-feira (9).

Os candidatos que preencherem os requisitos mínimos exigidos para o cargo serão convocados por e-mail para participar da prova escrita e entrevista com o gestor da área.

comece o dia bem informado: