O e-commerce já responde por 4% do PIB do varejo, com crescimento anual se mantendo em torno dos 25%
O e-commerce já responde por 4% do PIB do varejo, com crescimento anual se mantendo em torno dos 25%Foto: Reprodução/Pixabay

Os pernambucanos passaram a compor um grupo relevante nas vendas online. Impulsionados pelo baixo custo inicial e menor risco para quem quer começar um novo negócio através da internet, os pequenos empreendedores não estão tendo medo de encarar o ambiente virtual como o primeiro passo para a consolidação de seus projetos.

Em um ano, o número de estabelecimentos virtuais no Estado chegou a 3.953 criados apenas na plataforma Loja Integrada, que contabiliza 600 mil negócios ao todo. Foram dez por dia! Segundo levantamento realizado em abril por ela, o faturamento do e-commerce em Pernambuco em 2017 foi de R$ 4.747.688 milhões, quase R$ 1.5 milhão a mais que em 2016 (R$ 3.581.000), registrando crescimento de 33%.

A pesquisa mostrou ainda que os segmentos que mais faturaram foram: Acessórios Automotivos (R$ 800.200), Fitness e Suplementos (R$ 684 mil), Artigos para Bebês e Cia (R$ 655,500), Games (R$ 491 mil) e Moda e Acessórios (R$ 397 mil). Números fora do cenário da plataforma não são menos animadores.

O e-commerce já responde por 4% do PIB do varejo, com crescimento anual se mantendo em torno dos 25%. Mas o planejamento não pode ser ofuscado por essa onda de euforia. Conhecer o setor, se aperfeiçoar e saber investir são obrigação tanto fora quanto dentro do ambiente digital.

Os interessados nisso terão uma boa oportunidade nesta quinta-feira (26), no Ciclo MPE.net, iniciativa da Camara-e.net, que ocorre no Sebrae. O evento é gratuito, mas precisa de inscrição prévia pela internet. Outro endereço obrigatório nessa busca por informações úteis é o site do Sebrae.

Casamento perfeito entre museu e a tecnologia 
Começa nesta terça-feira (24) a exposição itinerante “Museu do Futebol na Área”, no segundo módulo do Centro Cultural Cais do Sertão, na Avenida Alfredo Lisboa. A mostra é imperdível não só para os fãs do esporte. O toque tecnológico, que é gigantesco, fica por conta da Motorola. O prédio é lindo, a vista é incrível e o conteúdo da mostra se integra ao cenário de forma surpreendente. Confira aqui mais detalhes.

Leia também:
Comércio de alimentos ganha espaço na internet, campo fértil para novos empreendedores
Zuckerberg pede desculpas e reconhece falhas do Facebook
Consumidores estão em busca do imediatismo
Falta de recursos e apoio popular travam a ciência
Quando a ignorância é (re)batizada de opinião
Uso de eletrônicos antes de dormir pode deixar usuários mirins doentes
Internet no Brasil segue na contramão do mundo
Jovens cientistas: prêmio volta, mas é preciso mais

FINTECH DAY > Nesta quarta-feira (18), o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) realiza a segunda edição do Fintech Day, dia voltado para o debate de temas relacionados às empresas de tecnologia financeira, por meio de quatro painéis de conversa: regulamentação, criptomoedas, investimento e crédito. O evento conta com a presença de 20 fintechs associadas à ABFintechs.

WORKSHOP GOOGLE > Thiago Sarinho, da Agência Prensa, ministra nesta quarta-feira (25) e na sexta (27), no RioMar Trade Center, o workshop gratuito ‘Como atrair clientes para sua empresa: use o Google a seu favor’. Será a partir das 19h. Veja aqui como se inscrever.

CURSOS ONLINE > Os cursos da Descola, escola de aulas online voltados para inovação e empreendedorismo, estão com 50% de desconto até a próxima sexta-feira (27). A média de preços é R$ 149 que podem ser parcelados ou pagos via boleto. São cerca de 10 horas de videoaulas, com sete professores e vários temas. Confira os detalhes no site oficial.

NEGOCIADOR > O escritório Antônio Braz & Vanya Maia Advogados Associados desenvolveu o Negociador Online, plataforma onde as pessoas podem consultar dívidas com empresas e bancos, analisar opções de pagamentos com descontos e gerar boletos. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: