A jornalista Hercília Galindo assina esta coluna
A jornalista Hercília Galindo assina esta colunaFoto: Arquivo FolhaPE

Cibercriminosos começaram a usar a marca O Boticário para aplicar um golpe propagado pelo WhatsApp com o objetivo de roubar informações das vítimas além de invadir seus smartphones. A mensagem que se propagou pela rede social traz um aviso com uma suposta promoção com um kit especial para o Dia das Mães e um link chamando para um “pacote limitado de presentes”. O ataque foi identificado pela equipe do Arcon Labs, laboratório da Arcon, empresa especializada em cibersegurança. Incrivelmente, muitos caíram na armadilha, por mais que se saiba o quanto devemos ficar alertas sobre essas possibilidades em datas especiais como a do próximo 13 de maio. A data esperada pelo comércio para aquecer as vendas sempre foi um prato cheio para os hackers. Por isso, não custa lembrar das dicas básicas sempre passadas por especialistas: sempre duvide da procedência de links repassados e crie o hábito de se certificar da veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. Esses dois passos já ajudariam muito a você e seus amigos. Não entre nessa de “não sei se é verdade, mas lhe envio”. Isso vale para outros assuntos, como política e outros boatos sem fim. A sociedade agradece.

Outra fraude
Além da armadilha que usou o nome de O Boticário, ao menos 600 mil brasileiros caíram, em apenas 24 horas, em outra fraude também propagada pelo WhatsApp. Uma mensagem alegava que beneficiários do Bolsa Família tinham saldo a receber. Como? Clicando no link junto à mensagem :(

Leia também:
PF desarticula esquema de hackers responsável por fraudes bancárias na internet
Uber revela que hackers roubaram dados de 57 milhões de usuários

PARA GESTORES > A CESAR School lança o curso Gestão de Negócios na Era Digital voltado para gestores. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio. Serão 72 horas de aulas presenciais, distribuídas durante o período de 25 de maio a 27 de agosto de 2018. (https://www.cesar.school/)

HACKATHON > Desenvolver soluções inovadoras para a educação. Com esse propósito a Microduino realizará de 4 a 6 de maio a primeira edição do Hackathon Microduino no prédio da Jump Brasil e na L.O.U.CO, para criação, desenvolvimento e prototipagem rápida de soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas (bit.ly/2JVy1On).

CAPACITAÇÃO GOOGLE
> O Cloud OnBoard, maior programa do Google Cloud para capacitação de desenvolvedores, irá dobrar de tamanho, oferecendo 10 mil vagas em todo o Brasil. Em 2018, seis capitais receberão os especialistas do Google para um dia de treinamentos, todos ministrados em estádios de futebol. Inscrições pelo site do evento: https://bit.ly/2Hnviv8.

MOTO G6 PLUS >
Esta colunista que vos escreve está testando o novo modelo da Motorola e, já posso adiantar, o aparelho é muito bom. Matéria em breve no espaço desta coluna aqui, no FolhaPE.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: