Fiat anuncia lançamento de 25 novos carros em cinco anos
Fiat anuncia lançamento de 25 novos carros em cinco anosFoto: Divulgação

Os últimos anos não foram fáceis para a Fiat no Brasil. Afinal, os carros italianos que eram vistos por todos os lados, como o Uno e o Palio, perderam espaço para modelos como o Onix, o Ka e o HB20. Mas a Fiat cansou dessa história e agora está decidida a recuperar a liderança do mercado nacional.

A montadora preparou até uma ofensiva que prevê o lançamento de 15 novos carros no País até 2022, incluindo três SUV’s. E ainda virão mais 10 lançamentos da Jeep e da Ram. Por isso, 25 novos produtos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) devem entrar nas ruas brasileiras já nos próximos cinco anos.

“Vamos ampliar a cobertura da Fiat, consolidar a marca Jeep e lançar outra marca, a Ram. Ou seja, vamos aumentar nossa participação de mercado com uma grade de lançamentos extraordinária. Só da Fiat serão 15 produtos novos ou reformulados”, revelou o novo presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, lembrando que esse processo de recuperação já começou, com a chegada do Argo e do Cronos, que fizeram as vendas da Fiat voltarem a crescer nos últimos três meses.

Leia também:
Fiat convoca recall de mais de 200 mil veículos por falha em sistemas de ignição e injeção
Fiat chama mais de 90 mil para recall de Jeep Compass e Renegade


Ele disse, ainda, que esse plano faz parte da nova estratégia de negócios da FCA, que prevê um investimento de R$ 14 bilhões na América Latina nos próximos cinco anos, sendo a maior parte para o Brasil. “O País representa 54% deste mercado, que deve crescer 5% a cada ano nos próximos cinco anos”, explicou.

Para garantir a preferência dessas novas vendas, a Fiat vai começar investindo no lançamento de utilitários. Afinal, este segmento ganhou a preferência do brasileiro, mas ainda é pouco explorado pelos italianos. Filosa explicou que, para a FCA, o único SUV (veículo utilitário esportivo) verdadeiro é o Jeep.

Mas, co­mo os carros da Jeep não são vendidos por menos de R$ 75 mil por aqui, a montadora resolveu trabalhar o segmento também dentro da Fiat. Afinal, boa parte do mercado estava recorrendo a utilitários mais baratos, de outras marcas. “A Fiat cobre 67% do mercado brasileiro porque não tem SUV. Mas, agora, terá UV’s (utilitários esportivos)”, prometeu.

Mas também está previsto um SUV, de acordo com as suas melhores definições, entre os 25 novos modelos da FCA. É que um novo modelo da Jeep que foi desenvolvido no Brasil, de olho no mercado premium nacional, e será construído na fábrica de Goiana. A planta pernambucana, por sinal, também deve ser a responsável pela reestilização do Renegade, prevista para já entrar no mercado no segundo semestre deste ano.

Além disso, devem ser lançadas uma ou duas picapes da Ram. Afinal, a FCA quer usar a força desta marca, considerada uma das melhores deste segmento, para entrar no nicho das picapes médias, o mais disputado no mercado brasileiro, que hoje é dominado pela S10 e pela Hilux.

Os novos modelos, porém, só serão lançados a partir do segundo semestre do próximo ano. Até lá, serão apresentadas reestilizações de modelos já conhecidos, como o próprio Renegade. Além disso, é possível que apareçam novas versões para os motores Firefly, que já equipam a linha da Fiat, mas agora também devem ganhar versões turbo.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: