Balanço na Rede

José Neves Cabral

ver colunas anteriores
Adelson Wanderley
Adelson WanderleyFoto: Bruno Campos/Arquivo Folha de Pernambuco

Entre o final da década de 1960 e o início da década de 70 os militares ganharam muito prestígio no futebol, atuando como preparadores físicos, posteriormente ascenderam ao cargo de supervisor\gerente de futebol, provavelmente por influência da comissão técnica da Seleção Brasileira, tricampeã mundial em 1970 tendo como um de seus destaques o capitão do Exército Cláudio Coutinho, que, em 1977, assumiria o comando da Canarinho substituindo o lendário Oswaldo Brandão. Coutinho, em 1978, levaria o Brasil ao terceiro lugar no Mundial da Argentina e classificaria sua equipe de "campeã moral" por terminar a competição invicta, diferente da campeã Argentina.

Em Pernambuco, então, os clubes passaram a ter sempre um militar no comando da preparação física, destacando-se entre eles Marcos Soares, Adelson Wanderley, Geceraldo e Genivaldo Cerqueira. Eles revezavam-se entre a preparação física e a supervisão, chamando a atenção por serem metódicos e organizados.

Leia também:
Morre gerente do Sport Adelson Wanderley
Corpo de Adelson Wanderley é velado na sede social do Sport
Quando o trabalho de preparação física no futebol passou a ficar mais sofisticado, exigindo novos conhecimentos da área, os militares foram perdendo espaço. Adelson, porém, já havia migrado definitivamente para a área específica de gerência de futebol e, por sua experiência e comportamento afável, conseguiu se manter no posto até recentemente, quando descobriu a doença e teve que se afastar.

Seu comportamento sereno e educado no trato com todos aqueles que viviam no seu entorno, naturalmente, ajudou para que ele permanecesse tanto tempo atuando no futebol, enquanto seus contemporâneos saíam de cena. Adelson fez amigos nos três grandes clubes da Capital e é difícil encontrar alguém no meio que tenha alguma queixa a seu respeito.

Daí não é de se estranhar a comoção que sua morte trouxe ao meio esportivo pernambucano.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: