Giulia Sotero, estudante de Psicologia e de Jogos Digitais
Giulia Sotero, estudante de Psicologia e de Jogos DigitaisFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Duas palestras na programação desta sexta-feira (9) voltaram a abordar os e-Sports dentro do festival Rec’n’Play, que é promovido pelo Porto Digital, com a Prefeitura do Recife entre os parceiros, e acontece até este sábado (10), no Bairro do Recife. Ambas foram realizadas no auditório do Cais do Sertão, porém sem um público expressivo, o que era esperado pela organização pelo fato de os encontros terem acontecido em horário comercial – às 9h40 e às 11h.

A primeira palestra abordou a aplicação da psicologia nos e-Sports, com a estudante de Psicologia e de Jogos Digitais, Giulia Sotero. Em uma hora de conversa, ela explicou as nuances do trabalho psicológico junto aos cyber atletas, como são chamados os competidores de jogos digitais, e revelou que muitos profissionais da área com experiência no esporte tradicional estão migrando para o segmento, como aconteceu com a psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro, Alessandra Dutra, que também atua junto ao time Red Canids.

“É um meio que está crescendo bastante, mas que ainda há muito conteúdo a ser desbravado e, por isso, é importante que os profissionais compartilhem artigos, pesquisas, para que possamos expandir”, disse Giulia. “A psicologia nos e-Sports trabalha o desenvolvimento das habilidades cognitivas, o que é essencial para os jogos, e explora também as relações dentro dos times, para uma convivência saudável em equipe”, completou.

Giulia pontuou ainda a questão de gênero no universo dos e-Sports. Segundo ela, se treinados da mesma forma, homens e mulheres podem render na mesma proporção. “Em contrapartida, os salários ainda não são equiparados”, pontuou, alertando que a psicologia pode ajudar elas a não perderem motivação e a lidarem melhor com essa desigualdade “Houve uma pesquisa na qual um grupo de mulheres recebeu a mensagem de que elas não conseguiriam performar como os homens. As mulheres do grupo, após isso, não renderam como as demais que não foram expostas ao teste”, contou.

Ela foi sucedida no palco pelos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Túlio Matheus e José Mariano, que abordaram a presença dos e-Sports nas universidades e estratégias para conciliar os estudos com a vida de cyber atleta, duas rotinas pesadas, sobretudo pela necessidade de se ter também um estágio na futura profissão. “É possível conciliar desde que haja uma organização para atender a todas as demandas”, observou Túlio. Os meninos fazem parte do staff da Blackbulls, equipe da Rural que foi campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) do ano passado.

“Campeonatos universitários de e-Sports nos Estados Unidos, por exemplo, são mais organizados do que alguns campeonatos de futebol por aqui. As pessoas realmente levam a sério e investem alto, oferecem bolsas de estudos, tem transmissão na televisão. Por aqui a situação ainda está bem distante disso, mas tem melhorado”, disse Túlio, destacando o investimento financeiro como maior dificuldade.

Segundo eles, há cinco modalidades principais no cenário dos e-Sports universitários: Heartstone, Clash Royale, CS Go, League of Legendes e Fifa, sendo as duas últimas reconhecidas pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) desde 2017, quando passaram a integrar a programação do JUBs. Os jovens também falaram sobre outras competições importantes, como o Torneio Universitário de e-Sports (TUES) e a Liga Universitária de e-Sports (LUES).

   Continuidade

Outros temas compõem a agenda dos e-Sports dentro da programação do Rec’n’Play neste sábado (10), último dia do festival. Segundo o curador do tema, Biel Anceles, da recifense Noord Games, a expectativa é de lotação em todos os eventos. “Por ser final de semana, temos certeza que todos os auditórios estarão com ocupação máxima. A programação também está bem legal”, destacou ele.

   e-Sports no Rec'n'Play

Sábado (10)
14h - Times de e-Sports em Pernambuco
Local: Auditório Centro Cultural dos Correios
Mesa-redonda

15h40 - Empresas e e-Sports
Local: Auditório Jump
Palestra com Biel Anceles (Sócio da Noord.Games)

17h - A maior festa gamer da América Latina: Party of Legends
Local: Auditório Jump
Mostra com o CEO e fundador da Party of Legends, Demetrios Leite

18h - Construção da CNB
Local: Auditório Softex
Palestra com os sócios-fundadores da empresa, Cleber e Carlos Fonseca
 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: