Souza jogou no Náutico durante a temporada 2012
Souza jogou no Náutico durante a temporada 2012Foto: Marcos Pastich/Arquivo Folha

A partida de reabertura dos Aflitos está em ajustes finais quanto à escolha da data e de qual adversário será o desafiante no dia que marcará o reencontro da torcida e dos atletas com o Eládio de Barros Carvalho - por meio do twitter, o Náutico deu pistas de que chamará um clube internacional e, assim como os alvirrubros, um hexacampeão. Contudo, tão importante quanto o momento será a possibilidade de, em 2019, voltar a jogar uma temporada inteira em sua casa. Algo que não acontece desde 2012.

Há seis anos, o Náutico iniciava o processo de despedida dos Aflitos. A Arena de Pernambuco estava em fase final das obras - o jogo de abertura do local foi em maio de 2013, em um amistoso entre o Timbu e o Sporting/POR. De lá para cá, o Alvirrubro teve uma partida apenas no local, em 2014, contra o Avaí, pela Série B. Desde então, passou a mandar seus confrontos na Arena, colecionando decepções em rebaixamentos e nas lutas por acesso, mas com a alegria de ter quebrado o jejum de 13 anos sem títulos.

Na temporada de 2012, o Náutico fez 32 jogos nos Aflitos. Foram 21 vitórias, cinco empates e seis derrotas, com um aproveitamento de 70,8%. No Pernambucano, os alvirrubros atuaram 12 vezes em seus domínios, com sete triunfos, dois empates e três tropeços. O Timbu chegou até a semifinal do torneio, sendo eliminado pelo Sport.

Na Copa do Brasil, apenas um jogo, contra o Fortaleza, vencido por 2x1. O campeonato em que o Náutico melhor se aproveitou do fator mando de campo foi o Brasileirão. A classificação à Sul-Americana de 2013 só aconteceu por conta do ótimo desempenho nos Aflitos, com 73,6% de aproveitamento. Em 19 jogos, o Náutico venceu 13, empatou três e perdeu outras três. Campanha que até hoje é lembrada pelos alvirrubros, com um elenco formado por nomes como Ronaldo Alves, Martinez, Souza e Kieza.

Leia também:
Últimos acessos do Náutico provam diferencial do ataque
Náutico segue com defesa jovem para 2019

veja também

comentários

comece o dia bem informado: