Construção

Expectativa de crescimento do setor é de 8,5% em 2018.
Expectativa de crescimento do setor é de 8,5% em 2018.Foto: Divulgação

O primeiro trimestre do ano fechou com um balanço positivo de vendas no setor de materiais de construção no varejo, com um crescimento de 10% em relação a fevereiro e 2% em comparação ao mesmo período de 2017. Entre todas as categorias, a que apresentou um melhor desempenho, com um crescimento de 15%, foi o setor de tintas. Os dados, da Pesquisa Tracking mensal, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), foram coletados após consultas a 530 lojistas no País em maio passado.

SEMPRE CAMPEÃO NA PESQUISA
Com tradição de 57 anos no segmento, o Armazém Coral Achaqui foi mais uma vez o campeão da categoria Lojas de Materiais de Construção. A empresa acredita que isso se deve à construção de uma marca com trabalho contínuo, que vai desde o atendimento ao consumidor até o relacionamento nas redes sociais. A rede de lojas também lançou recentemente um site com layout mais moderno, de fácil navegação e adaptado para smartphones.

De olho na crescente participação dos clientes, com sugestões e acompanhamento das ações de vendas, o Armazém Coral Achaqui, com 22 lojas espalhadas pelo Grande Recife, tem acompanhado de perto o potencial das mídias. Além da recente home page, a rede de lojas se faz presente também no Facebook, Instagram e Whatsapp, realizando, através delas, o monitoramento constante da atuação da marca também no universo digital.

SOLUÇÕES PRÁTICAS E INSPIRADORAS
A Tintas Coral foi mais uma vez a mais citada pelos pernambucanos. Com mais de 60 anos no mercado - e pertencente à Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, desde 2008 - a Tintas Coral possui hoje paleta com 2.079 cores. A empresa foi pioneira no lançamento do sistema tintométrico no Brasil e, a partir daí, o consumidor passou a ter inúmeras cores para escolher.

Sua expertise em cores resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Coral Visualizer, aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente no site da Coral; o Teste Fácil, dispositivo de tinta real com um rolinho embutido indicado para testar a cor ideal, disponível em 240 cores; e o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores. “Inovação é a base estratégica da nossa marca e constantemente ampliamos o portfólio de cores e produtos”, afirma o diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina, Fernando Domingues.

Sobre a presença nas redes sociais, a Coral contabiliza ações que sabem tirar proveito dos recursos tecnológicos. Entre elas, a recente plataforma de serviços de pintura ‘Páginas Coloridas’, que conecta pintores e consumidores pelo site ou pelo aplicativo e, de forma segmentada, por localização e tipo de serviço. Os pintores cadastrados são qualificados pela Academia Coral, plataforma de treinamento online onde pintores têm acesso a conteúdos gratuitos de capacitação. O app já está disponível em versão web, Android e, em breve, também na plataforma iOS.

Já o 'Maiores e Melhores' oferece conteúdo para balconistas e para os consumidores, que podem en¬contrar inspiração e tutorias para transformar seus ambientes. “Recife é muito importante para nós e agiliza o abastecimento dos nossos produtos, principalmente no Norte e Nordeste. Este reconhecimento reforça que estamos entregando produtos e atendimento de qualidade”, avalia o diretor.

comentários