Marcas que fazem a diferença

Elaborar uma gestão responsável sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescente
Elaborar uma gestão responsável sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescenteFoto: Reprodução/Pixabay

Elaborar uma gestão responsável, seguindo critérios éticos de administração dos negócios, sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescente e levado a sério por muitas empresas de todos os portes. Nesta 15ª edição do prêmio Marcas que eu gosto, a importância deste tipo de trabalho foi contemplada na pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Neste caso, os entrevistados responderam à pergunta sobre a marca que mais se destaca pelas ações em projetos sociais e ambientais. Nas respostas, de forma totalmente espontânea, se destacaram a Natura, a Ypê e a Coca-Cola.

Para as demais categorias, os participantes, moradores de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes responderam a questionamentos como o custo benefício das marcas, a primeira que vem à cabeça (Top of Mind), a preferida e a mais tradicional (veja as vencedoras na tabela anterior).

CAPACITANDO JOVENS
A Coca-Cola é aquela marca facilmente lembrada pelos consumidores, não só de Pernambuco, mas do mundo. A terceira colocada na categoria Marcas que fazem a diferença, estreante da pesquisa Marcas que eu gosto, aparece no topo da categoria Refrigerante.

Em Pernambuco, a Coca-Cola desenvolve o Programa Coletivo Jovem, que completa 10 anos neste ano e foi pioneiro no Estado. O projeto contribui para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de comunidades de baixa renda nos bairros dos Coelhos, Cabo, Piedade, Vila Rica, Coqueiral e Bongi, formando 400 alunos por ano.

"Desse total, cerca de 20%, ao final do projeto, são contratados por empresas parceiras do programa. A iniciativa oferece um ambiente para potencializar talentos e preparar os alunos para o futuro profissional", comemora o vice-presidente de Categorias do Sistema Coca-Cola, Rodrigo Assunção.

A metodologia de capacitação desenvolvida nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas, também, aplicações lúdicas e exercícios práticos, através dos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.

MERCADO LOCAL
Pernambuco é o maior mercado da Coca-Cola Brasil na área que engloba a região Nordeste e o Mato Grosso. Além das ações sociais e regionalizadas espalhadas pela companhia mundo afora, o ambiente digital é levado a sério entre as ferramentas usadas para aproximar a marca do consumidor.

“Tudo o que diz respeito à experiência com os consumidores, seja ela digital ou física, ganha relevância”, afirma o vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil, Javier Rodrigues. Para ele, a fidelização depende de diversos fatores, mas tem um princípio básico comum para a marca estar com os produtos acessíveis e disponíveis nos canais corretos. 

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