Automóveis

A produção de veículos cresceu 14,6% no primeiro trimestre, segundo a Anfavea
A produção de veículos cresceu 14,6% no primeiro trimestre, segundo a AnfaveaFoto: Reprodução/Pixabay

Um estudo da Capgemini, fornecedora de serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing, mostrou os impactos da tecnologia e dos serviços de compartilhamento de viagens no transporte. A multinacional francesa entrevistou mais de oito mil consumidores em oito mercados-chave (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos).

Todos os entrevistados consideravam ativamente a possibilidade de compra ou locação de automóveis dentro do período de um ano. De acordo com os dados coletados, apesar da maior afinidade da geração mais jovem (entre 18 e 34 anos) com os canais digitais, todos querem ter pontos físicos de contato na hora da compra de automóveis. Assim, apesar da busca pelas facilidades high tech, as concessionárias são cruciais no processo de venda.

No Brasil, 31% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar seu carro pela internet. Com rela¬ção ao comportamento digital, 30% disseram terem sido influenciados por comentários positivos nas mí¬dias sociais na hora de adquirir um automóvel, enquanto 76% afirma¬ram que postam informações sobre seus carros, processos de compra e marcas nas redes.

AMPLIANDO A PRODUÇÃO
A produção de veículos cresceu 14,6% no primeiro trimestre, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apostando nesta retomada da economia, o Grupo Moura, campeão na categoria Baterias de Carro, planeja iniciar a operação de sua nova unidade fabril ainda no primeiro semestre. A nova planta industrial, em implantação em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, permitirá a duplicação da atual capacidade produtiva. Na primeira etapa de operação serão criados 180 novos empregos diretos.

Líder de mercado no América do Sul, o Grupo Moura foi criado em 1957, na cidade de Belo Jardim, voltado inicialmente para o ramo automotivo. A atuação se expandiu para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, entre outros.

Contando com seis plantas industriais – cinco no Brasil e uma na Argentina – a Moura fabrica cerca de oito milhões de baterias por ano e detém uma rede de distribuição exclusiva com mais de 80 unidades no Mercosul. O corpo de colaboradores do grupo hoje é composto por mais de 5.700 pessoas. Em 2017 foi lançada uma nova bateria automotiva para o mercado, mais robusta e tecnológica para suportar os carros que exigem cada vez mais eficiência da bateria. Além disso, foi criado o Moura Fácil, uma plataforma digital onde o cliente pode acessar e pedir a sua bateria e recebê-la em até 50 minutos. O serviço é realizado online e pode ser acessado por celular, tablet ou computadores.

“A cultura inovadora é transversal dentro da organização e voltada para acompanhar e antever as demandas dos negócios da empresa. Essa tendência é aplicada desde a busca por melhorias produtivas no processo industrial até o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos e na formulação de ferramentas de atendimento e garantia de satisfação do cliente”, afirma a diretora de Marketing do grupo, Andréa Lyra.

GERANDO MAIS EMPREGOS
A fábrica da Fiat conquistou mais uma vez a preferência dos pernambucanos. No Brasil, a marca tem uma fábrica instalada em Betim (MG) desde 1976. Já o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) se faz presente em Pernambuco com a fábrica da Jeep, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A planta produz os modelos Compass, Renegade e Toro (da Fiat).

"O polo pernambucano é um orgulho para a FCA, Somos muito felizes em estar no Estado. Vejo a fábrica de Goiana como uma virtude industrial para Pernambuco. Muitas pessoas conseguiram concretizar seus sonhos trabalhando conosco e isto nos motiva", afirma o CEO da FCA para América Latina, Antonio Filosa.

“Os clientes e as concessionárias desejam modernização, eficiência e qualidade. Vamos nos aproximar ainda mais desse mercado para transformar nossa estratégia em serviços. E com o Produto Interno Bruto (PIB) aumentando, o desemprego caindo e a economia sendo retomada, a aposta para o crescimento de compra está maior”, completa o CEO.

Em 2017, a unidade fabril produziu 179 mil veículos. Hoje 12 mil pessoas estão empregadas, entre parques de fornecedores, fábrica e terceirizados. “O Brasil é um mercado de destaque nos planos de desenvolvimento internacional da companhia. Pernambuco veio para ficar", frisou o presidente da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne em entrevista recente à Folha de Pernambuco.

A segunda fábrica do grupo Fiat no País ganhou este ano um novo turno, passando a funcionar 24 horas por dia. Com isso, a meta é atingir a capacidade máxima de produção de 250 mil veículos por ano, abrindo mais de 1,5 mil novos postos de trabalho.
  
PIONEIRA NO GRANDE RECIFE
Hoje com três lojas – na Imbiribeira, em Boa Viagem e Piedade -, a Meira Lins, vencedora na categoria Revenda Volkswagen, sabe bem o que é unir tradição com as atuais demandas de mercado, com clientes cada vez mais exigentes e participativos. No mercado desde 1952, a rede de concessionárias é a mais tradicional do segmento no Grande Recife e se mantém entre as primeiras do Nordeste no quesito revendas Volkswagen.

A tradição, que se reflete na confiança do público e se comprova no resultado da pesquisa Marcas que eu gosto, está atrelada às ações da Meira Lins nas redes sociais. Presente no Facebook e Instagram, a concessionária tem entre as iniciativas estratégicas a conversa com o cliente.

“Através das mídias sociais, chegamos até o consumidor e ele chega até nós. Temos um engajamento bem ativo nas redes e, através delas, reforçamos as vendas e a principal bandeira da rede, que é a confiança”, afirma Valeska Benjamin, gerente de Marketing da concessionária. A rede de lojas, que também oferece serviços especializados de oficina e comercialização de peças originais, destaca-se ainda na comercialização de veículos seminovos.

Número de carros emplacados aumentou 4,59% no primeiro semestre do ano
Número de carros emplacados aumentou 4,59% no primeiro semestre do anoFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O setor automobilístico está vivendo uma virada. Depois de tantas perdas, o segmento, que foi um dos mais afetados pela crise, apresentou, nos primeiros seis meses deste ano, uma alta de 4,59% dos emplacamentos de automóveis, no comparativo com o mesmo período de 2016. O resultado foi tão animador que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revisaram as suas projeções para o ano. A expectativa é de alta de 4,3%.

O mercado de produção de automóveis e componentes automotivos, além de compra e venda de veículos têm importante participação na economia de Pernambuco. Um dos empreendimentos mais emblemáticos é o Polo Automotivo Jeep, instalado em Goiana, na Mata Norte do Estado. A fábrica pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), detentora das marcas Fiat e Jeep, que ficaram no primeiro e segundo lugares da categoria Fábricas de Automóveis do Marcas que eu gosto.

“Pernambuco e o Nordeste como todo são mercados de grande relevância para nós. Não à toa, escolhemos a região para instalar o Polo Automotivo Jeep, a planta mais moderna do grupo e com foco em competitividade e qualidade”, observa João Ciaco, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da FCA Latam. O Polo Jeep Goiana foi inaugurado em 2015. Na fábrica, com capacidade de produção de 250 mil veículos ao ano, já são produzidos três modelos: os Jeeps Compass e Renegade e a picape Fiat Toro.
  
“A FCA tem o compromisso global de investir em projetos inovadores, que possibilitem diminuir o impacto dos automóveis no meio ambiente, além de aumentar a segurança e a conectividade dos veículos e, assim, elevar a competitividade de seus produtos”, conta Ciaco, citando investimentos em novos componentes e nos 84 centros de pesquisa espalhados pelo mundo, sendo dois no Brasil: um em Betim (MG) e outro em Pernambuco.

Sempre na liderança

Seis plantas industriais, um centro tecnológico e logístico avançado e mais de 7,5 milhões de baterias automotivas produzidas por ano. Há 60 anos no mercado, a Baterias Moura é, notoriamente, uma referência no seu segmento. Novamente vencedora na categoria Baterias Automotivas do Marcas que eu gosto, a empresa se mantém no primeiro lugar do seu segmento desde a primeira edição do prêmio.

Do pequeno município de Belo Jardim, no interior de Pernambuco, o Grupo Moura conquistou o País. “Já atingimos a liderança absoluta no Nordeste. Nosso esforço para disseminar a marca é constante, trabalhamos diariamente para colocar em prática o nosso lema: 'Onde tem Brasil, tem Moura'”, assinala a diretora de Marketing da empresa, Andrea Lyra.

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A Moura mostra sua força também em mercados internacionais. Além de parcerias tecnológicas com fabricantes europeus e norte-americanos, a companhia mantém uma planta produtiva na Argentina, recentemente ampliada, mobilizando investimentos de US$ 16 milhões.

Uma novidade lançada este ano foi a plataforma digital Moura Fácil. Nela, o cliente pode acessar e pedir a sua bateria pelo site da empresa, escolhendo o modelo ideal e solicitando a entrega, que inclui a instalação em até 50 minutos. O serviço já atende o Recife, João Pessoa e Porto Alegre.

Tradição no ramo de automóveis

Pertencente ao grupo ADPSA, a Meira Lins, vencedora na categoria Concessionária Volkswagen, é a mais tradicional do segmento. A empresa pernambucana está desde 1952 no mercado, com três unidades no Recife. “O fato de estarmos durante tantos anos junto aos nossos clientes é um diferencial”, frisa o diretor de autos ADPSA, Luiz Henrique Gouveia.

Entre as concessionárias Volkswagen, a Meira Lins também se posiciona entre as primeiras do Nordeste. “Cumprimos todas as determinações e os programas da fábrica relativos ao atendimento e satisfação dos clientes”, observa Gouveia. O diretor admite que fazer negócios no mercado automobilístico tem sido desafiador e, por isso, é preciso buscar alternativas. “Fizemos uma reengenharia dos custos. O trabalho de conquista do cliente é diário”, argumenta, revelando uma média de vendas de 400 carros/mês.

Foco no digital

A concessionária Italiana levou novamente, nesta edição do Marcas que eu gosto, o prêmio máximo na categoria Concessionária Fiat. Em Pernambuco, o Grupo Italiana possui três unidades para comercialização da marca Fiat, além de uma onde são vendidos modelos Jeep, que pertence à Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Além do diferenciado atendimento nas lojas presenciais, onde são vendidos modelos novos e seminovos, a Italiana também se faz presente na internet. Pelo site é possível pesquisar preços e especificações dos carros, ofertas e agendar atendimentos. "Os valores aplicados dentro da nossa organização refletem em respeito e bom trato com o cliente. No ambiente digital, as páginas oficiais possuem mais de 120 mil seguidores", comenta a gerente de Vendas da concessionária Italiana, Gilvana Elias.

Veículos Ford

Campeã na categoria Concessionária Ford, a América Ford, líder nas vendas da marca no Norte e Nordeste, nasceu em 2003 com a missão de fortalecer a marca norte-americana na Região. Hoje, são quatro unidades na RMR, sendo duas no Recife, nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira; uma em Piedade e outra em Olinda. Petrolina, no Sertão, Natal/RN e Manaus/AM completam a lista.