Construção

Expectativa de crescimento do setor é de 8,5% em 2018.
Expectativa de crescimento do setor é de 8,5% em 2018.Foto: Divulgação

O primeiro trimestre do ano fechou com um balanço positivo de vendas no setor de materiais de construção no varejo, com um crescimento de 10% em relação a fevereiro e 2% em comparação ao mesmo período de 2017. Entre todas as categorias, a que apresentou um melhor desempenho, com um crescimento de 15%, foi o setor de tintas. Os dados, da Pesquisa Tracking mensal, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), foram coletados após consultas a 530 lojistas no País em maio passado.

SEMPRE CAMPEÃO NA PESQUISA
Com tradição de 57 anos no segmento, o Armazém Coral Achaqui foi mais uma vez o campeão da categoria Lojas de Materiais de Construção. A empresa acredita que isso se deve à construção de uma marca com trabalho contínuo, que vai desde o atendimento ao consumidor até o relacionamento nas redes sociais. A rede de lojas também lançou recentemente um site com layout mais moderno, de fácil navegação e adaptado para smartphones.

De olho na crescente participação dos clientes, com sugestões e acompanhamento das ações de vendas, o Armazém Coral Achaqui, com 22 lojas espalhadas pelo Grande Recife, tem acompanhado de perto o potencial das mídias. Além da recente home page, a rede de lojas se faz presente também no Facebook, Instagram e Whatsapp, realizando, através delas, o monitoramento constante da atuação da marca também no universo digital.

SOLUÇÕES PRÁTICAS E INSPIRADORAS
A Tintas Coral foi mais uma vez a mais citada pelos pernambucanos. Com mais de 60 anos no mercado - e pertencente à Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, desde 2008 - a Tintas Coral possui hoje paleta com 2.079 cores. A empresa foi pioneira no lançamento do sistema tintométrico no Brasil e, a partir daí, o consumidor passou a ter inúmeras cores para escolher.

Sua expertise em cores resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Coral Visualizer, aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente no site da Coral; o Teste Fácil, dispositivo de tinta real com um rolinho embutido indicado para testar a cor ideal, disponível em 240 cores; e o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores. “Inovação é a base estratégica da nossa marca e constantemente ampliamos o portfólio de cores e produtos”, afirma o diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina, Fernando Domingues.

Sobre a presença nas redes sociais, a Coral contabiliza ações que sabem tirar proveito dos recursos tecnológicos. Entre elas, a recente plataforma de serviços de pintura ‘Páginas Coloridas’, que conecta pintores e consumidores pelo site ou pelo aplicativo e, de forma segmentada, por localização e tipo de serviço. Os pintores cadastrados são qualificados pela Academia Coral, plataforma de treinamento online onde pintores têm acesso a conteúdos gratuitos de capacitação. O app já está disponível em versão web, Android e, em breve, também na plataforma iOS.

Já o 'Maiores e Melhores' oferece conteúdo para balconistas e para os consumidores, que podem en¬contrar inspiração e tutorias para transformar seus ambientes. “Recife é muito importante para nós e agiliza o abastecimento dos nossos produtos, principalmente no Norte e Nordeste. Este reconhecimento reforça que estamos entregando produtos e atendimento de qualidade”, avalia o diretor.

Armazém Coral conta com 22 lojas e 25 mil itens para os clientes
Armazém Coral conta com 22 lojas e 25 mil itens para os clientesFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Na contramão do pessimismo, os cuidados com os imóveis e tudo que engloba sua melhoria, como reformas, construções e o consumo de itens de decoração crescem ano após ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Design de Interiores, o setor de decoração residencial teve um crescimento de quase 500% nos últimos anos. Além disso, entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, o mercado cresceu 21%, de acordo com dados divulgados pela MultiCrédito Inteligência e Tecnologia.

Preços em conta para a reforma

O Armazém Coral Achaqui foi mais uma vez a marca mais lembrada na categoria Construção/Loja de materiais de construção. A experiência de mais de 50 anos no mercado fez com que a rede continuasse investindo na melhoria e ampliação das lojas, além de treinamento de pessoal, mesmo em tempos de retração de consumo. “O setor percebeu menos os dados negativos, já que os consumidores passaram a ver a melhoria do imóvel como opção de investimento após o corte de despesas consideradas extras na renda familiar. Nessa lista, o imóvel é bem prioritário”, analisa o diretor Comercial da rede, Domingos Moreira Filho. Para isso, nada como fazer a lista de compras com os materiais necessários para a sua manutenção e melhoria e, na sequência, buscar pelas promoções.

Leia também:
Setor automotivo acelera e revisa projeções
Segurança privada em constante evolução


Segundo o diretor, um diferencial importante da rede é a sua política agressiva de preços em conta, possível através de parcerias com os principais fornecedores do ramo. Vendedores treinados para esclarecer as dúvidas dos clientes, além de produtos variados e sempre à mão do consumidor são outros pontos levados a sério no Armazém Coral Achaqui.

Hoje com 22 lojas, incluindo a nova unidade de Paulista, com 25 mil itens ao todo, a rede emprega em torno de mil pessoas. Segundo Moreira Filho, a ideia é abrir mais quatro unidades nos próximos cinco anos.

Pintura levada a sério

A Coral, marca vencedora na categoria Construção/Tintas, sabe bem a importância da dupla tradição e inovação. Esta última, segundo o diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas, Fernando Domingues, “é uma das peças-chave para crescer em momentos difíceis. Ela permite que você se diferencie e ganhe a preferência dos consumidores por meio de boas propostas de produtos e serviços – uma das melhores formas de gerar demanda”. Assim, o diretor destaca os lançamentos no primeiro semestre deste ano, a Pintura Impermeabilizante e Manta Líquida, da linha Proteção Sol & Chuva, e a acrílica Super Lavável, para interiores.

“Além disso, temos uma atuação muito forte nos pontos de vendas em parceria com nossos clientes e na capacitação do profissional de pintura em todo o Brasil. Por meio de programas como 'Clube da Cor' e 'Academia de Treinamento Coral', reforçamos estratégias importantes para o nosso crescimento”, analisa o diretor.

“Com as novidades e portfólio completo de produtos, a marca aposta em bons resultados para o ano de 2017”, adianta Fernando Domingues, que completa, quando questionado sobre as próximas perspectivas para a marca Coral: “Estamos trabalhando em alguns lançamentos para este semestre. As novidades serão divulgadas em breve”.
Sobre a liderança na mente dos recifenses, o diretor destaca que, “ao longo de sua história, a Coral construiu uma relação sólida com os recifenses. Essa relação está embasada na confiança quanto à qualidade de nossos produtos e na tradição que a marca possui na região – pontos que buscamos manter e perpetuar”.

Sobre a Coral


A Coral, que tem paleta com 2.079 cores, foi pioneira ao trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Desde 2008, a empresa faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, a maior de tintas decorativas do mundo. Com sede em Amsterdã, na Holanda, o grupo emprega aproximadamente 46 mil pessoas em cerca de 80 países.