Limpeza

Manter a casa sempre limpa é hábito que não muda
Manter a casa sempre limpa é hábito que não mudaFoto: Reprodução/Pixabay

O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de limpeza, atrás dos EUA, China e Japão. Segundo a Euromonitor International, entre 2009 e 2014 as vendas cresceram 17%, totalizando US$ 7,8 bilhões ao ano. No ano passado, o setor movimentou R$ 22 bilhões e, em 2022, deve avançar para R$ 26,6 bilhões. Os produtos evoluem, surgem novas opções, mas a tradição, que passa confiança, pesa na hora da decisão da compra.

PLANOS DE AMPLIAÇÃO
Com 70 anos no mercado, a água sanitária Dragão, a mais lembrada pelos consumidores na pesquisa do Ipespe é líder em seu segmento com um market share de 52,5% nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com duas unidades industriais, localizadas em Pernambuco e Alagoas, a Interlândia – grupo responsável pela marca – está prestes a abrir uma nova fábrica. “Com o investimento na construção de mais uma filial, vamos aumentar consideravelmente nosso share, pois estaremos mais próximos da Região Norte e com o custo de logística mais barato. A previsão de volume está estimada em um aumento de 40%”, destaca o gerente comercial Evyo de Abreu.

O segmento regional de água sanitária movimenta cerca de R$ 200 milhões anuais e a previsão para o biênio 2018/2019 é que este volume cresça em torno de 32% no período. Para acompanhar este crescimento, a Dragão se prepara para lançar novos itens ainda este ano que irão se somar à linha de 30 produtos que compõem a marca. “Ampliamos nosso portfólio esse ano com a criação de mais de 10 itens. A perspectiva de crescimento da marca/item no faturamento da empresa é na ordem de 11%”, afirma Abreu. Segundo ele, o sucesso da Dragão junto ao consumidor se deve à união de três fatores: tradição, preço justo e qualidade. "Isso fez com que a marca ganhasse o respeito dos consumidores”, diz o executivo.

PERTO DO CENTENÁRIO
Apesar de todo o aparato tecnológico disponível atualmente para auxiliar as tarefas domésticas, se engana quem pensa que o sabão em barra é algo em desuso. Ainda mais se o sabão em barra em questão for da marca Bem-te-vi, campeão na categoria, produzido pela ASA Indústria, há 88 anos no Nordeste. “O sabão Bem-te-vi é uma fortaleza que caminha para o seu centenário. Para nós é algo fantástico fazer parte desta história com uma marca que é um símbolo não apenas para Pernambuco, mas para todo o Nordeste”, destaca o diretor de Marketing e Vendas, Wagner Mendes.

A ASA trabalhou recentemente em uma renovação da marca. Como resultado, a Bem-te-vi é primeiro lugar em recall no segmento de sabão em barra e ocupa o segundo lugar no segmento de sabão em pó. Além disso, está sempre entre as três primeiras posições no segmento no Nordeste. Para este ano, a ASA pretende lançar três novos perfumes para o sabão em barra a partir de julho.

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Há muito que o álcool deixou de ser visto apenas como um item de uso hospitalar. Nesta direção, o produto hoje é encontrado facilmente em praticamente todos os lares e ganhou outras funcionalidades como o uso na limpeza doméstica. Neste segmento, álcool Brilux, produzido pelo grupo Raymundo da Fonte, é líder na preferência.

De acordo com a responsável pelo Marketing do grupo, Renata Wanderley, a empresa vem intensificando os investimentos no fortalecimento da família de produtos Brilux, com maior foco nos segmentos de água sanitária, além do lançamento de novos produtos como o Lava Roupas Líquido Tripla Ação e a expansão da linha de detergentes. O grupo também está ampliando a capacidade produtiva de suas fábricas e buscando por novos mercados. O álcool Brilux possui cinco itens em seu portfólio, nos formatos tradicional, gel e perfumado.

Qualidade, tradição e preço justo é tríade de sucesso, avalia Abreu
Qualidade, tradição e preço justo é tríade de sucesso, avalia AbreuFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Produtos com bom custo benefício são, ao mesmo tempo, uma tendência e uma necessidade no mercado. No ano passado, um estudo da Nielsen mostrou que 42% dos consumidores brasileiros trocaram um item por uma opção mais barata. Não à toa, a indústria aposta em mercadorias com preço atrativo e, ao mesmo tempo, desempenho de qualidade.

A escolha da Dragão como a preferida do público na categoria Água Sanitária, nesta edição da Marcas que eu gosto está em harmonia com essa proposta. O produto, beneficiado pela Interlândia, que possui um parque industrial em Pernambuco e outro em Alagoas, é baseado em uma tríade de qualidade, tradição e preço justo, defende o Evyo Abreu, gerente comercial. “O reconhecimento é resultante de um trabalho totalmente voltado às expectativas do consumidor, o que demonstra que estamos na direção correta”, avalia.

A Interlândia atua nas regiões Norte e Nordeste. A marca tem participação significativa no mercado de águas sanitárias, efetiva liderança em diversos pontos de venda e constante crescimento na comercialização do produto. O portfólio ainda inclui outros itens, entre eles desinfetantes e limpadores multiuso. Com resultados positivos, a empresa também está em processo de elaboração de um projeto de expansão, além de investimentos em inovação na linha de produtos. “Entre as novidades, lançamos uma linha de lava roupa líquidos Dragão”, ressalta Abreu.

Confiança orienta escolhas

Na hora de decidir que produtos levar para casa, aquelas que possuem a confiança do público levam vantagem. A Brilux é uma delas. Escolha do público na categoria Álcool, a marca, produzida pelo Grupo Raymundo da Fonte, mantém liderança em todas as suas unidades, que incluem Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. “Por ano, são comercializados 360 milhões de litros”, destaca Romero Longman, diretor comercial do Grupo.

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Versátil em seus usos, o álcool Brilux chega às prateleiras em duas versões: tradicional e em gel. Há opções perfumadas ou não. “Qualidade, confiança na marca e liderança no mercado distinguem os nossos produtos”, avalia Longman.

A família Brilux ainda inclui águas sanitárias comercializadas em embalagens de tamanhos variados, as quais se adaptam às necessidades dos compradores, além de produtos diversos para uso doméstico, desde desinfetantes até limpadores multiuso para tirar as manchas mais difíceis.

Liderança na lavanderia

O forte apelo popular também consolidou o sabão Bem-te-vi como um líder no segmento de produtos para lavanderia. Beneficiado pela ASA Indústria, como uma das mais tradicionais marcas do mercado, o sabão está presente na vida dos consumidores há quase 90 anos. Vencedor na categoria Sabão em Barra, o sabão Bem-te-vi se modernizou. Recentemente ganhou uma nova versão: o Bem-te-vi Orgulho de Pernambuco, uma forma de homenagear o Estado de origem, onde o produto é líder absoluto de vendas e de preferência dos consumidores.

Marca de grande apelo popular, está presente em todas as camadas sociais, com forte penetração no mercado do Nordeste. Além do sabão em barra, os outros produtos da marca são: o desinfetante Bem-te-vi e o detergente em pó Bem-te-vi. “Investimos, primeiramente, em um posicionamento de entrega de qualidade para o consumidor. Essa é a primeira percepção que queremos que o consumidor tenha na prática. Isso faz com que o produto seja desejado e admirado”, argumenta Wagner Mendes, diretor de Marketing da ASA.