Malala ao lado de stencil de Marielle Franco
Malala ao lado de stencil de Marielle FrancoFoto: Reprodução/Instagram

Após visitar São Paulo e Salvador, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, desembarcou no Rio de Janeiro e conheceu na tarde da quarta-feira (11) um projeto que aborda os direitos da mulher negra por meio do grafite. Trata-se do AfroGrafiteiras, desenvolvido pela Rede Nami. 

Malala visitou um dos locais onde o projeto é desenvolvido: a comunidade Tavares Bastos, no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ali, conheceu obras de mais cem artistas colorem muros no local. Convidada, a paquistanesa se arriscou no spray e deixou um registro próximo a uma imagem da vereadora Marielle Franco, símbolo da luta pelo direito das mulheres, assassinada em março deste ano. A ativista também recebeu de presente um quadro e foi homenageada com um grafite.

Leia também:
No Brasil, Malala defende que a educação é o melhor investimento
'Apoio chegou no momento certo', diz pernambucana escolhida por Malala


"Usamos o grafite como forma de educação. Esperamos que, através dele, as mulheres consigam entender os seus direitos", explica a grafiteira Panmela Castro, fundadora da Rede Nami. Ela defende a arte de rua como um instrumento para expressar inquietações e incentiva as mulheres a se aventurarem pelo grafite e promoverem mudança por meio dele.

Panmela já coloriu paredes em diferentes cidades do mundo, como Berlim, Toronto e Joanesburgo. Sua trajetória na arte remonta a 2008, quando criou o projeto "Grafiteiras pela Lei Maria da Penha", que promove oficinas em escolas públicas. No projeto AfroGrafiteiras, a cada ano uma turma de mulheres participa de um curso de oito meses. Chegando em sua quarta edição, a iniciativa já soma mais de cem beneficiadas.

Após a visita à comunidade Tavares Bastos, Malala assistiu à partida da semifinal da Copa do Mundo entre Croácia e Inglaterra em um quiosque de Copacabana, acompanhada de seu pai. A previsão é de que ela fique no Rio até sexta-feira (13). A ativista comemora seu aniversário nesta quinta (12), quando completará 21 anos.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: