Fiscalização do trajeto do Galo da Madrugada acontece em 18 de fevereiro
Fiscalização do trajeto do Galo da Madrugada acontece em 18 de fevereiroFoto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) finalizou as solicitações de policiamento para agremiações, blocos e eventos carnavalescos com 1.820 cadastros. O número tem 245 grupos e festas a mais que em 2018, quando houve a inscrição de 1.575 apresentações. O salto na demanda vai exigir mais homens da segurança pública nos próximos dias, segundo a própria SDS. Em relação às fiscalizações dos Bombeiros, as inspeções de camarotes, locais fechados e circuitos de rua já começaram. No próximo dia 18, está marcada a inspeção de todo o percurso do Galo da Madrugada.

Leia também:
Carnaval vai movimentar comércio do Recife
Linhas que circulam pelo Cais da Alfândega mudam itinerários até o fim do Carnaval


“Em virtude de termos disponibilizado um canal mais fácil de acesso que foi o e-mail, a gente realmente já estava prevendo que ia ter um número maior de pedidos e estávamos nos preparando para ter um aporte maior de efetivo. Principalmente em jornadas extras. Então, possivelmente a gente vai ter sim mais postos de trabalhos ativados para fazer frente a esse desafio”, disse o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire. A pasta abriu, pela primeira vez em 2019, um cadastramento por e-mail para as solicitações de reforço na segurança e vistorias estruturais da folia.

Os dirigentes dos grupos tiveram do dia 7 até 31 de janeiro para enviar as propostas. Todos os pedidos começaram a ser analisados pelo Grupo de Trabalho do Carnaval da SDS. Na avaliação serão considerados fatores como a ordem cronológica do pedido, histórico consolidado do evento, concentração de público, se é gratuito e realizado em espaços públicos e os índices de ocorrências registrados em anos anteriores. No pré e pós-Carnaval, os reforços da segurança atuarão no turno das 10h às 22h. Já no Carnaval, o turno diário será das 10h às 18h, enquanto o noturno engloba o período das 18h às 2h.

Sobre as vistorias dos Bombeiros aos focos de folia, o chefe de Planejamento Operacional, o tenente-coronel Erick Aprígio, explicou que a corporação já vem cruzando dados dos imóveis cadastrados para a festa com os bancos de informações das Defesas Civis, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea). Os projetos desses espaços fechados, que contém, por exemplo, as de saídas de emergência e capacidade física, também estão sendo validados.

O tenente-coronel destacou que alguns trajetos de grandes blocos de rua já foram realizados, a exemplo do Homem da Meia Noite. A inspeção do trajeto do Galo ficará para o dia 18, que a agremiação é a maior do Estado, com cerca de 4,5 quilômetros. Na mesma ocasião, além do circuito de rua, acontece a verificação dos camarotes neste percurso.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: