Faixa Azul na avenida Antônio de Góes, no Pina
Faixa Azul na avenida Antônio de Góes, no PinaFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Faixa Azul da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, receberá mais quatro linhas de ônibus a partir deste sábado (13). São elas: 039-Setúbal (Príncipe), 044-Massangana (Boa Vista), 069-Conjunto Catamarã e 2040-CDU/Boa Viagem/Caxangá. A informação foi divulgada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) nesta sexta (12).

Os veículos dessas linhas trafegavam pela pista da esquerda da mesma avenida. Com a transferência para a Faixa Azul, passarão a transitar pela pista da direita, atendendo às paradas 010111, 010113 e 010115 e deixando de atender às paradas situadas no canteiro central. Quem tiver dúvidas pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158).

O GRCT já havia admitido a possibilidade de levar mais linhas para o novo corredor de ônibus, conforme publicado pela Folha de Pernambuco na quarta-feira (10). O objetivo seria potencializar o uso da faixa seletiva – implantada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) – e diminuir o volume de ônibus na pista da Antônio de Góes que não conta com o espaço exclusivo para o transporte público. Na ocasião, congestionamentos estavam sendo registrados com ainda mais intensidade que nos dias anteriores à mudança.

Com a transferência das quatro linhas, 24 itinerários de ônibus estarão sendo contemplados pela priorização no trânsito da região, o que beneficia mais de 70 mil passageiros por dia. Na pista da esquerda da avenida Antônio de Góes, onde não há Faixa Azul, ainda haverá linhas de ônibus circulando, como a 910-Piedade/Rio Doce. Elas devem permanecer lá por atenderem ao Shopping RioMar, que só pode ser acessado por veículos que trafegam pela pista da esquerda.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: