Torre da TV Manchete
Torre da TV MancheteFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

O Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda aprovou, nesta quinta-feira (12), a abertura do processo municipal de tombamento da antiga torre da TV Manchete e do terreno de oito hectares onde a construção se situa, no bairro de Ouro Preto. O pedido de inclusão do espaço como área de proteção foi feito no último dia 11 de junho pela Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca) e Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP). A torre da TV Manchete tem cerca de 30 anos e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Segundo a secretária executiva de Patrimônio na Prefeitura de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, a partir da aprovação, será oficializada uma resolução para poder iniciar as providências legais de proteção do bem. "A partir do aval do conselho, tem que ser feita uma pesquisa mais aprofundada para avaliar em que instância será essa proteção e qual o perímetro", informou.

A secretária ressalta que, com o processo de tombamento, o imóvel já fica protegido e será debatida a questão da ocupação do local, onde 60 famílias estão morando há 36 dias."Vamos encaminhar o início do processo ao setor social para saber como vai se dar a negociação com as pessoas que estão ocupando o espaço", disse.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: