Fiéis seguirão em  procissão pelas ruas  do bairro do Ipsep e  da Imbiribeira. São  esperadas mais de  três mil pessoas
Fiéis seguirão em procissão pelas ruas do bairro do Ipsep e da Imbiribeira. São esperadas mais de três mil pessoasFoto: Alfeu Tavares

As festas de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, já estão ocorrendo em muitas paróquias do Estado. O dia dela é esta sexta-feira (12), mas as 132 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife já estão no clima, especialmente as cinco dedicadas à padroeira do Brasil.  Nesta sexta-feira (12), o arcebispo dom Fernando Saburido acompanhará a festa, pela manhã, na Paróquia de São José, no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, e à tarde participará do encerramento da festa na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife - uma das primeiras dedicada à padroeira na região Nordeste.

Na paróquia de São José, a romaria começa às 4h da manhã. “Às 9h, vamos ter o momento Mariano e às 10h vamos ter a Missa Solene que será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife”, detalhou a funcionária da paróquia Josiene Maria. Às 16h, será realizada a procissão pela cidade com a imagem da Santa e as comemorações serão finalizadas com a Santa Missa na paróquia, às 17h, que será presidida pelo padre da paróquia, José Júnior. É na São José que está a réplica da imagem da padroeira que a Arquidiocese ganhou pelos 300 anos do encontro da imagem original no rio Paraíba do Sul (SP). A festa na Nossa Senhora da Conceição Aparecida já começou e comemora também os 60 anos de construção do tempo.

Leia também:
O que abre e o que fecha nos dias de Nossa Senhora de Aparecida e dos Comerciários


A programação da festa inicia ao amanhecer, às 5h, com a alvorada e procissão das comunidades do bairro até a Igreja Matriz, localizada na praça Aleixo de Oliveira. Às 6h, um grande café da manhã será distribuído à população, antecedendo a primeira missa do dia, às 7h. A missa solene está programada para começar às 10h; ao meio-dia, haverá recitação das mil ave-marias. A grande missa, presidida por dom Saburido, será às 16h. Ao término, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do bairro do Ipsep e da Imbiribeira.

São esperadas mais de três mil pessoas na caminhada e nove mil em todos os dias da festa. No bairro do Janga, em Paulista, a paróquia Nossa Senhora Aparecida vai começar as festividades com uma missa às 7h, seguida por um café da manhã. Às 16h, o ofício da Imaculada Conceição será realizado na capela do Colégio Virgem Imaculada, de onde os fiéis sairão até a paróquia onde será realizada a missa de encerramento da festa, celebrada pelo vigário episcopal do vicariato de Olinda, Monsenhor Albérico. Cerca de mil pessoas são esperadas.

A programação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado, começa com missa solene às 9h. Após a procissão, que começa às 16h, ocorre um show com a cantora Vilma Araújo.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: