Ganhe o Mundo leva alunos ao Chile
Ganhe o Mundo leva alunos ao ChileFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Começou nesta terça-feira (4)  o processo seletivo para o Programa Ganhe o Mundo (PGM), iniciativa do Governo de Pernambucol que há sete anos leva alunos da rede pública estadual para fazer intercâmbio em outro país a fim de aumentar a proficiência das línguas inglesa e espanhola. Nesta edição, a Secretaria Estadual de Educação oferta 1.020 vagas, sendo mil para o PGM Tradicional e 20 para a modalidade Musical.

No caso do Tradicional, as inscrições começaram nesta terça e seguem até o dia 3 de janeiro. Já as inscrições para o Musical têm início na próxima sexta (7) e vão até 20 de janeiro. Para ambas as modalidades, é preciso se inscrever obrigatoriamente pela página eletrônica da secretaria. Lá, o estudante terá acesso ao formulário de inscrição, bem como o edital com todas as informações sobre o processo.

De acordo com a secretaria, os estudantes precisam ter,no mínimo, 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2019 e, no máximo, 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2019. Eles também devem estar matriculados e cursando o 1º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais em 2018, além de inscritos nos cursos de línguas do programa.

Na edição tradicional, o edital dispõe de mil vagas, sendo 700 para a língua inglesa, 295 para a espanhola e cinco para a alemã. Os estudantes convocados irão cursar um semestre letivo em escola de nível médio em um dos seguintes países: Argentina, Chile, Espanha, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Alemanha.

Leia também:
Estudantes da rede estadual de Pernambuco embarcam para intercâmbio no Chile
Para 'padrinhos' e 'madrinhas', experiência é um intercâmbio dentro do País

Já o Musical oferece dez vagas para intercâmbio na Espanha e dez no Canadá. Os estudantes selecionados irão vivenciar um semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e receberão treinamento prático no instrumento musical ou canto para o qual foi selecionado. Em ambas as edições, os embarques estão previstos para acontecer em julho de 2019.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: