Professora Amanda Bezerra
Professora Amanda BezerraFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Qual concurso devo prestar? Qual a melhor forma de estudar? Essas são, possivelmente, as principais dúvidas na vida de quem decide fazer um concurso público. Escolher uma área de atuação, criar uma rotina de estudo e focar nas disciplinas mais importantes naquele momento podem ser a saída mais eficaz para um resultado de sucesso.

O foco, inclusive, é a primeira dica dada pela professora de Direito Penal do Nuce, Amanda Bezerra. “O que deve ser feito em um primeiro momento é definir a área de atuação que você quer trabalhar, porque o enfoque dado para as matérias que você de fato vai precisar estudar vai fazer toda a diferença neste início, quando você possui uma grande quantidade de materiais para organizar”, contou.

Leia também:
Confira o especial


A docente garante que, quanto mais tempo você dedicar aos estudos, maior será sua probabilidade de aprovação. Para isso, o aluno deverá partir do zero e iniciar a preparação para a prova com bastante antecedência. “No dia seguinte de um concurso, já devemos estar estudando para o outro. A continuidade acaba sendo importante na hora de manter o ritmo. Mas, antes de um período longo de estudo, é necessário prestar atenção na qualidade dele. Às vezes, estudar duas horas com qualidade acaba sendo muito mais eficiente e satisfatório do que oito horas sobre um livro”, complementou Amanda.

Com isso, o que não pode ser deixado de lado na hora de abrir um livro ou se debruçar sobre uma apostila é a objetividade na leitura, além da grande importância de conhecer a banca e o seu posicionamento diante das questões para saber qual o possível posicionamento que ela dará às provas. Tais atitudes podem beneficiar o candidato na luta pela aprovação.

Mas, em meio aos concurseiros que passam horas e horas estudando, existem aqueles que não possuem tanto tempo para se dedicar as matérias. Nesse caso, tentar começar do zero já não será mais uma solução adequada. O ideal e mais importante no momento será focar completamente na resolução de questões. Quanto maior for o volume de quesitos respondidos, mais familiaridade o candidato terá com as perguntas quando estiver com a prova em mãos.

Não existe um momento exato para tomar a decisão de se candidatar a uma vaga de emprego através de um concurso público. Tâmara Jardim, de 27 anos, e Andréa Lima, de 21, são a grande prova disso. Vivendo momentos completamente distintos, as concurseiras agora trilham a mesma estrada rumo à aprovação.

Tâmara deu uma pausa no trabalho para se dedicar aos estudos e Andréa concilia o curso de Direito com as tarefas para prestar o primeiro concurso

Tâmara deu uma pausa no trabalho para se dedicar aos estudos e Andréa concilia o curso de Direito com as tarefas para prestar o primeiro concurso - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco


No caso de Tâmara, o caminho já é um pouco mais longo. Formada em Direito, ela estava insatisfeita com a antiga função quando decidiu largar tudo e se dedicar apenas aos estudos para tentar se assegurar em um cargo público.

“No início foi bastante complicado, porque eu já tinha minha independência e tive que abrir mão disso para poder me dedicar completamente aos concursos, mas hoje vejo o quanto valeu a pena essa pausa”, explicou a antiga advogada, que de 2015 até esse ano, já acumula cinco concursos na bagagem.

Do outro lado, Andréa concilia as demandas do seu primeiro período de Direito com a responsabilidade de estudar para prestar o primeiro concurso. “Percebi que era algo que poderia agregar ainda mais os meus conhecimentos na faculdade, então busquei fazer um plano de estudos, equilibrar as tarefas e montar uma boa base”, contou.




Concursos - PE

Concurso Prefeitura de Petrolândia-PE 2017 - Guarda Municipal
- Inscrições até as 23h59 do dia 4 de novembro
www.funvapi.com.br  

Concurso TRF-5
- Inscrições até as 14h de hoje (27/10)

Concurso Prefeitura de Sertânia/PE
-Inscrições até o dia 31 de outubro

Concurso COMPESA-PE 2018 (edital próximo do lançamento)

Concurso PGE-PE 2018 (edital em elaboração)

Concurso TRT 6ª Região 2018 (autorizado)

Concurso PM-PE 2018 (autorizado)

Professora dá dicas para estudo e na hora da prova:

1 - Focar nas matérias
2 - Criar um plano de estudo
3 - Ser objetivo
4 - Ter conhecimento da banca
5 - Buscar um cursinho
6 - Unidos o conjunto apostila + livros + manuais para concurseiros
7 - Focar na resolução de questões

veja também

comentários

comece o dia bem informado: