Severino Macário
Severino MacárioFoto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Morreu nesta quarta-feira (8) Severino Macário dos Santos, de 81 anos, motorista que conduziu o papamóvel na visita do papa João Paulo II ao Recife em 1980. Severino faleceu Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, vítima de câncer de coluna. A visita do papa parou a capital pernambucana, reunindo quase 500 mil pessoas vindas de todos os cantos do Brasil - principalmente do Nordeste - para a missa realizada na Ilha de Joana Bezerra, região central da cidade.

A neta de Severino, a jornalista Ana Macário, contou que ele era motorista de ônibus elétrico da Companhia de Transportes Urbanos do Recife e foi selecionado entre 30 homens para dirigir o veículo do papa. "Ele não sabia que iria dirigir para o papa. Os selecionados fizeram um treinamento e, só no dia [7 de julho de 1980], ele ficou sabendo do papamóvel", disse a neta.

O papamóvel percorreu 24 quilômetros, do Aeroporto Militar do Ibura, hoje Base Áerea do Jordão, na Zona Sul do Recife, até o Palácio dos Manguinhos, na avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, na Zona Norte da capital pernambucana. Severino conduziu o veículo a partir da Ilha de Joana Bezerra. "O papa abençoou ele; meu avô sempre falava disso com muita alegria", contou Ana.

Severino Macário deixa 12 filhos e 20 netos. O sepultamento será às 16h no Cemitério do Pacheco, no bairro de Tejipió, em Jaboatão.

Severino Macário
Severino MacárioFoto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Papa João Paulo II em visita do Recife
Papa João Paulo II em visita do RecifeFoto: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife

veja também

comentários

comece o dia bem informado: