Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Podemos adquirir este nutriente em Peixes, linhaça e na forma de suplementos
Podemos adquirir este nutriente em Peixes, linhaça e na forma de suplementosFoto: Reprodução/Pixabay

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar. Hoje vou falar para vocês sobre o Ômega 3.

Certamente já ouviram falar que o uso de Ômega 3 proporciona muitos benefícios. Realmente é um nutriente que devemos utilizar diariamente . Vejam suas qualidades:

1 - Reduz o risco de Doenças Cardiovasculares: O EPA regula a atividade das plaquetas, diminuindo as chances de aparecimento de Trombos, que podem levar ao Infarto ou AVE's (Acidente Vascular Cerebral).

2 - Controle do Colesterol: Esse Ácido Graxo promove aumento do colesterol "bom" HDL e diminui o LDL, colesterol "ruim”.

3 - Previne problemas relacionados à visão: Esse nutriente participa da formação da Retina, prevenindo doenças degenerativas da visão.

4 - Melhora a função cerebral: Participa da formação de Bainha de Mielina, uma gordura que amplia as sinapses (comunicações) entre os neurônios. Podemos adquirir este nutriente em Peixes, linhaça e na forma de suplementos.

SAÚDE EM DIA
Mostra Científica em saúde acontece em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Gerência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, realiza no próximo dia 12 de dezembro, a sua 1ª Mostra Científica. A proposta é reunir produções científicas elaboradas pelos alunos e professores das Instituições de Ensino conveniadas e servidores do município. “Nosso objetivo é socializar os trabalhos de conclusão de curso e experiências nas unidades de saúde do município, que são campo de estágio, funcionando como um momento oportuno de conhecimento e troca de informações”, explicou a Coordenadora de Educação em Saúde, Suellen Silva.Na oportunidade, será realizado também um fórum sobre violência obstétrica em Caruaru com o Médico de Família e Comunidade, Izaias Souza Júnior, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, que apresentará as experiências do Programa nas unidades. A mostra será realizada nas dependências da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h.

DOSE DE SAÚDE

Henrique Pimentel – Professor e Consultor Empresarial.

Henrique Pimentel – Professor e Consultor Empresarial. - Crédito: Cortesia


"Minha dose diária de saúde não se resume apenas a uma alimentação saudável e atividades físicas, mas poder acordar todos os dias e fazer aquilo que me realiza como pai, esposo e profissional. No meu caso, não há fórmulas, mas foco em bons hábitos, e isto me traz saúde mental e física". Henrique Pimentel – Professor e Consultor Empresarial.

Leia também:
Por que tanto pessimismo na busca do emagrecimento?
Ovo: mocinho ou vilão?


VOCÊ SABIA?
Bebês podem receber massagem... 

"O bebê também pode ser beneficiado com uma programação de fisioterapia com ênfase em terapia manual. O profissional trabalhará, principalmente, a estimulação motora e sensorial da criança, aplicado técnicas específicas para cada caso. O bebê interage com o fisioterapeuta, portanto, não é uma relação passiva. Nos casos de bebês prematuros, a fisioterapia tem ajudado também, em especial na questão do ritmo respiratório. O fisioterapeuta ensinará a mãe da criança a fazer estímulos em casa, auxiliando no tratamento convencional. Portanto, a fase gestacional pode ser mais tranquila para a mulher que faz sessões de fisioterapia. Outra técnica bastante utilizada, atualmente, para levar amor ao bebê, bem como diminuir irritabilidade e os efeitos da cólica nos pequenos, é a técnica shantala, trazida para o ocidente através do obstetra francês Frédérick Leboyer, em 1970. Trata-se de uma massagem em partes específicas no corpo da criança pela mãe. Nesta técnica é importante o contato visual da mamãe com o bebê, além de um ambiente silencioso. Outra dica importante é nunca colocar o bebê para dormir de bruços". Roberto Júnior – Fisioterapeuta e Quiropraxista.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e atualização em Medicina Ortomolecular. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE). Sugestões para contato@jademilsonsilva.com/.

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: