Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
A uva-passa facilita a digestão de outros alimentos que ela acompanha
A uva-passa facilita a digestão de outros alimentos que ela acompanhaFoto: Reprodução/Pixabay

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar. Nas festas de fim de ano é comum a presença de um alimento querido por muitas pessoas e odiado por outras: uva-passa.

Ela é bastante conhecida e o seu uso é justificado pela riqueza de nutrientes, minerais e vitaminas. E o que mais chama atenção neste fruto desidratado é a grande quantidade de Resveratrol, Zinco e Vitaminas do Complexo B, sendo assim, facilita a digestão de outros alimentos que ela acompanha. A uva-passa também é rica em fibras, controlando a absorção dos excessos de gorduras das refeições, contribuindo assim para o controle do peso e da nossa saúde. Então, com todos esses benefícios é importante olhar este alimento com bons olhos.

Que tal avaliarmos mais benefícios?
-Fonte energética
-Saúde bucal
-Digestão
-Saúde dos ossos
-Equilibra a acidez do corpo

Essa foi a dica de hoje. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

SAÚDE EM DIA
ANS lança manual de enfrentamento à obesidade

A obesidade é uma doença crônica cujo avanço tem se dado de forma acelerada em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, a situação não é diferente. De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2016 da Saúde Suplementar, mais de 50% da população adulta está acima do peso, na faixa de excesso de peso e obesidade. Com o intuito de analisar a questão sob o ponto de vista das possibilidades de ação no setor da saúde privada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou o “Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira”.

O estudo foi lançado durante o “Seminário de Enfrentamento da Obesidade e Excesso de Peso na Saúde Suplementar”, no Rio de Janeiro, para 100 representantes de entidades de saúde, operadoras e prestadores de serviços. É fruto do trabalho do Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Obesidade, criado pela ANS com o objetivo de promover melhorias e incentivos na atenção à saúde relacionada à prevenção e ao combate da obesidade entre beneficiários de planos de saúde. O manual pode ser baixado em www.ans.gov.br

DOSE DE SAÚDE
"Minha dose diária de saúde é fazer pilates 3 vezes por semana e caminhar diariamente. Prefiro atividades ao ar livre. Com o pilates tenho tido maior mobilidade no meu corpo e tenho o prazer de me sentir melhor". Miriam Almeida – autônoma

Leia também:
Por que tanto pessimismo na busca do emagrecimento?
Sarcopenia no idoso e as suas consequências

VOCÊ SABIA?
Vinagre de maçã ajuda no emagrecimento

Ingrid Serafim – Nutróloga e Médica do Esporte

Ingrid Serafim – Nutróloga e Médica do Esporte - Crédito: Cortesia


 

"Quando o assunto é emagrecer todo mundo procura uma ajuda extra. Porém, diante de tantas opções no mercado, fica difícil saber o que realmente vale a pena. Hoje, vou apresentar um “queridinho” quando o assunto é emagrecimento. O vinagre de maçã é feito através da fermentação das maçãs, onde são acrescentados leveduras, e dessa mistura são formados açúcar e álcool. Algumas bactérias são adicionadas à mistura e ocorre a formação do ácido acético. O ácido acético é o responsável pelos benefícios do vinagre de maçã, que consiste em diminuir o açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina. Ele aumenta o metabolismo e a oxidação das gorduras, além de diminuir a formação de células de gordura no nosso corpo. Ajuda também na diminuição dos triglicerídeos e a saciedade. Existem vários estudos com vinagre de maçã. Em um deles, observou-se que grupos que faziam uso de 1 a 2 colheres de vinagre por dia tiveram redução do peso e do percentual de gordura em comparação com o grupo que usou o placebo. Então, o ideal é tomar de 1 a 2 colheres de vinagre de maçã por dia, diluído em água ou em saladas, antes das principais refeições ou em jejum. De preferência, optar por vinagre de maçã orgânico". Ingrid Serafim – Nutróloga e Médica do Esporte.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e atualização em Medicina Ortomolecular. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE). Sugestões para contato@jademilsonsilva.com/

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: