Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Folha de Pernambuco

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. Além da simbologia religiosa que envolve a época de Semana Santa e Páscoa, esse período também é conhecido pelos alimentos compostos da sociedade Cristã e Judaica. O próprio Cristo antes de ser levado ao Calvário participou de uma ceia com os seus 12 discípulos. É importante saber os nutrientes destes alimentos e tirar o maior proveito possível. Os peixes estão nos supermercados e feiras livres. Os melhores peixes são os produzidos no mar, sem ser no cativeiro. Tilápia, Linguado, Truta e Salmão Vermelho são os mais ricos em ômega-3. Outra opção bem procurada é bacalhau, só tendo o cuidado de tirar o sal do peixe deixando o mesmo mergulhado em água por, no mínimo, 24 horas na geladeira e trocando a água duas vezes: é o processo de dessalga. O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. As gorduras são importantes fontes de energia, ajudam na absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta. Tem ação antiinflamatória, antifúngica e antitrombótico. Previne problemas cardiovasculares e eleva a imunidade do corpo.

Características de um peixe saudável:
* olhos salientes e brilhantes;
* carne firme, elástica e resistente à pressão dos dedos. Pele brilhante;
* escamas bem aderidas à pele;
* cheiro característico e suave;
* guelras vermelhas.

Faça do peixe um alimento consumido não apenas na época da Quaresma e da Semana Santa.

Essa foi a dica da semana. Busque a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Pílulas

Pós-graduação em Bodybuilding Coach
Estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação em nível de especialização em Bodybuilding Coach. Dentre os assuntos relacionados: nutrientes, sistemas hormonais, suplementação, biomecânica, liderança coach. A pós-graduação é inédita em Pernambuco. Outras informações pelo site: www.bbsfs.com.br

Nicole Dellanora

Nicole Dalla Nora - Crédito: divulgação

Dose de saúde
Minha dose de saúde começa no primeiro instante do dia, converso com Deus e agradeço a oportunidade da vida e que o dia seja de comunhão com as pessoas e o universo. Quando penso em algo que não me agrada, imediatamente penso em cinco que me deixam feliz, assim procuro estar sempre em estado de gratidão! Exercícios físicos me trazem uma dose extra de satisfação, fazer musculação ao menos três vezes por semana associada ao tênis, esporte que iniciei há cinco meses, não abro mão! Em busca do meu bem estar, descobri que uma alimentação saudável é fundamental para o sucesso de nosso equilíbrio! Nicole Dalla Nora é empresária do setor de academias.

O bem faz bem
Será realizado, desta segunda (19) à próxima quinta-feira (22), em Caruaru, o projeto “Baixa Visão”, que tem o objetivo de identificar pessoas com dificuldades para enxergar ou cegueira, levantar a necessidade de auxílio óptico como lupas, óculos, bengalas e tratamento cirúrgico, quando necessário. Tudo de forma gratuita. O mutirão será realizado na Escola Municipal Álvaro Lins, das 8h às 11h e das 14h às 17h e serão Para participar é necessário levar: RG, cartão do SUS e comprovante de residência. O Baixa Visão é um projeto da Fundação Altino Ventura em parceria com Lions Club e a Prefeitura de Caruaru.

Bula
Atualmente, cerca de 90% dos medicamentos podem ser manipulados, com exceção dos medicamentos novos que ainda estão em regime de patente. Na manipulação, existe a possibilidade de associar princípios ativos em uma única dose, pois muitos pacientes, principalmente os portadores de doenças crônicas, precisam tomar vários medicamentos por dia, facilitando assim a ingestão destes. Para os pacientes que optam pelo uso do medicamento manipulado, a redução dos gastos financeiros costuma ser significativa, visto que, pagam exatamente pelo tratamento que necessitam, evitando o desperdício e a automedicação. A forma farmacêutica também poderá ser alterada, estão disponíveis o comprimidos, xaropes, géis, shakes, balas de colágeno, supositórios etc, dependendo da escolha do médico ou do paciente. Importante frisar que a Legislação que rege o setor magistral é bastante rigorosa, garantindo a qualidade e eficácia dos medicamentos manipulados. Procure sempre o farmacêutico para tirar dúvidas e auxiliar no tratamento. Amanda Veras é Farmacêutica.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: