Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar. Cada vez mais temos a certeza de que através de uma boa alimentação podemos prevenir, controlar e até curar doenças. A abordagem de diversas patologias pode ser iniciada com bons hábitos que incluem alimentação saudável e sustentável.

Quando o alimento tem a propriedade de modular alguma questão relacionada à fisiologia de alguma doença, amenizando sintomas ou impedindo a sua perpetuação dizemos que ele tem uma propriedade nutracêutica. Pois bem, cada vez mais os estudos são voltados a estes alimentos que trazem benefícios que são, em muitos casos, comparados até mesmo a remédios sintéticos. Lembrando que as doenças metabólicas nascem em um ambiente com excesso de radicais livres, um nutriente que controle isso poderá ser útil no controle delas.

Um olhar está sendo voltado para um alimento riquíssimo e secular chamado Spirulina. É uma microalgas que vive em águas mais salgadas e alcalinas ( menos ácidas ), principalmente nas áreas subtropicais e tropicais do México, Ásia e África Central. Povos antigos e guerreiros se alimentavam delas para se nutrirem e ganharem força. Com um alto teor proteico, gorduras essenciais e vitaminas foi inserido na década de 70 no combate à fome e desnutrição no mundo. Através de estudos, este alimento ganhou reconhecimento no controle de alterações no nosso organismo que envolvem a o perfil lipídico, como o colesterol, além do controle de radicais livres, o que promove saúde cardiovascular e diminui o risco de doenças inflamatórias como o câncer.

Alguns estudos inclusive sugerem que a sua utilização pode melhorar a quantidade de L-gutationa, que é o responsável pela limpeza da sujeira que chega ao seu fígado. Pois leitores, notem que o alimento cada vez mais é um bom aliado no combate às doenças.

Essa foi a dica de hoje. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar.

Obrigado e até o próximo encontro.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE ) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia ( ABRAN ). Atende na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Emagrecimento, performance esportiva, Distúrbios alimentares, Hipertrofia e Longevidade.

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

veja também

comentários

comece o dia bem informado: