Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho
Rafael CoelhoFoto: Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar!

Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina muito corrida em que deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. A cobrança social, seja no trabalho, seja em casa inicia um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol. O excesso disso pode alterar a permeabilidade intestinal e a sua microbiota (bactérias).

Associado a ingesta de alimentos tipo “fast-foods”, pelo curto espaço de tempo, inicia-se uma inflamação crônica mediada pelo estresse. Um fato é que a sua flora intestinal é a responsável pela produção de um hormônio que proporciona bem-estar e felicidade. A partir do aminoácido L-triptofano é sintetizada a Serotonina. Quando se altera a microbiota, é diminuída então esta produção. Por isso, a sensação de bem-estar diminui e se perpetua o estresse, insônia e até mesmo ansiedade. Logo, o passo inicial para controle disso tudo é não esquecer as práticas fundamentais, como alimentação, sono, cuidados com o intestino e prática de exercício físico. O controle do estresse mental é muito importante. Alguns estudos indicam que práticas como Yoga e Meditação podem auxiliar na redução de hormônios que participam da ativação da inflamação por estresse. A felicidade só é plena quando existe saúde. Que tal praticar isto em sua vida? Já fez seu exercício físico hoje?

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico.
Pautas para Jademilson Silva - Jornalista - DRT: 3468
Email: contato@jademilsonsilva.com

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

veja também

comentários

comece o dia bem informado: