“Para cada paciente, um diagnóstico preciso e tratamentos individualizados, combinados com as  tecnologias mais avançadas”, afirma Fábia Valente
“Para cada paciente, um diagnóstico preciso e tratamentos individualizados, combinados com as tecnologias mais avançadas”, afirma Fábia ValenteFoto: Cortesia

A dermatologista Fábia Valente é a convidada desta quarta-feira (30) da coluna Sucesso, uma parceria do Portal FolhaPE com o Sucesso.site, de Felipe, Eduarda e Camila Haeckel.

 Quem costuma se olhar rotineiramente no espelho, sabe: os anos passam e, junto com o tempo, o incômodo das descobertas diárias de novas linhas de expressão, ângulos pouco definidos e um rosto com menos contorno. O hábito de acompanhar diariamente o avanço do tempo faz com que os sinais da idade sejam notados, claro, mas nem sempre o problema e sua solução estão exatamente onde parece óbvio.

Segundo a dermatologista Fábia Valente, muitas vezes as pessoas enxergam algo que realmente lhe incomoda, mas se confundem ao definir o que de fato está em desarmonia. Os deslizes também podem acontecer ao solicitar o tratamento que supõe ideal. “Costumo até brincar, perguntando: você quer um preenchimento ou botox ou você quer ficar bonita? É o papel do médico fazer com que seu PACIENTE entenda quais são as prioridades do seu tratamento e, muitas vezes, a indicação deve seguir por caminhos totalmente diferentes do que o paciente imaginava ao chegar à clínica” .

A verdade é que existe uma busca pela perfeição, mas não existe um rosto 100% simétrico. Nem mulheres deslumbrantes, como Gisele Bündchen e Angelina Jolie, têm as medidas tão precisas quanto aparentam. O que realmente conta, segundo Fábia Valente, é a harmonia e a proporção das estruturas faciais. “O segredo do tratamento bem sucedido é combinar um mix de procedimentos indicados para cada paciente. Observar às necessidades individuais e as possibilidades de tratamentos para a melhora da pele e seus contornos”.

Os recursos são muitos. São dezenas de preenchimentos, vários tipos de lasers com múltiplas funções: flacidez, manchas, rugas finas, cicatrizes, vasos aparentes. “A tecnologia é importante e os avanços da medicina também, mas o que realmente faz a diferença é uma combinação individualizada de todo o arsenal de recursos que estão disponíveis. É importante adequar e equilibrar todos esses cuidados para a necessidade de cada paciente”, revela.

MÉDICA, ANTES DE TUDO
Dermatologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas (Universidade de Pernambuco), com residência em Dermatologia no Hospital das Clínicas e Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, Fábia Valente gosta de lembrar que antes de ser uma profissional que trata diariamente com estética e vaidade, é médica. “Ser fiel à medicina é valorizar e priorizar a saúde dos seus pacientes, acima de qualquer outra coisa”, explica.

PREVENÇÃO AO CÂNCER
Na sua rotina, além dos procedimentos estéticos, estão também os mapeamentos de sinais e cirurgias dermatológicas, necessárias para a prevenção do câncer de pele e identificação de lesões pré-cancerígenas. O tratamento de cicatrizes também está na lista de suas funções. “Devolver a autoestima a um adolescente que sofre com o rosto marcado pela acne ou a um paciente queimado é muito gratificante e recompensador”, lembra.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso mesmo, o mais exposto. Além de exames, diagnósticos e tratamentos dermatológicos, na sua clínica, uma referência nacional em dermatologia, Fábia Valente realiza ainda procedimentos como tratamentos de remoção de tatuagens, prevenção do envelhecimento e tratamento das mais variadas doenças cutâneas.

CORPO
Cuidar do corpo é muito mais que vaidade, é valorizar a saúde. Os tratamentos corporais oferecidos na Clínica visam prevenir ou minimizar o desgaste físico, além de recuperar o bem-estar de muitas pacientes. Para isso, Fábia Valente investe em alta tecnologia e disponibiliza os mais modernos tratamentos, com soluções para flacidez, gorduras localizadas, estrias, cicatrizes, celulites entre outras imperfeições. Todos os procedimentos aprovados pela Anvisa e pelo FDA Americano.

CABELOS
Outra especialidade da clínica é a tricologia ou saúde dos cabelos e couro cabeludo, que merece um tratamento dermatológico especializado. Afinal, a saúde dos cabelos é um reflexo da saúde e equilíbrio interno. E para quem sofre com queda e fragilidade capilar, estão disponíveis modernos equipamentos, tratamentos e cuidados específicos.

REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO
Com o avançar da idade, a área pélvica e vaginal também sofre com o envelhecimento. A perda de tônus provoca desconforto nas relações, ressecamento genital, frouxidão muscular e redução do prazer. O tratamento com laser e radiofrequência, como o Fotona e BTL Íntima Exilis, corrige o aspecto estético e também o funcional. Estimulam, ainda, a produção de colágeno renovando o tecido da mucosa, fortalecendo os músculos pélvicos e reduzindo a flacidez intravaginal.

BOTOX OU PREENCHIMENTO?
Os dois bem aplicados. Botox para conter movimentos involuntários que resultam em rugas e preenchimento para corrigir perda de volume e depressões.

- Quais os lasers mais modernos para o rosto?
O que a gente define como mais moderno é ter o máximo de resultado com o mínimo de efeito colateral. É por isso que tenho um mix tão completo de equipamentos e lasers. Podemos, por exemplo, numa única sessão, usar uma tecnologia mais agressiva para a região dos olhos, como o CO2, e outra menos agressiva para o restante da face, como o Fotona.

- Um tratamento com efeito imediato
Gosto muito dos resultados dos fios de sustentação de ácido polilático, que têm resultados instantâneos e visíveis na aparência e ainda tratam a pele, melhorando sua elasticidade.

- Uma tecnologia para o tratamento corporal

Sem dúvida, o Vela Shape III, a última geração do aparelho que trata flacidez, gordura localizada e celulite

- Uma dica para quem quer ficar bonita
Antes de tudo, ser feliz e focar nos pontos positivos. E depois, se cuidar com assiduidade e continuamente, priorizando a harmonia e a naturalidade.

PERFIL
Fábia Vasconcelos Figueiroa Valente, formada em medicina pela Universidade de
Pernambuco, é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser. Há 20 anos está à frente da Clínica Fábia Valente, no Recife, que dispõe de uma equipe altamente qualificada e equipamentos com as mais modernas tecnologias para tratamentos dermatológicos, faciais, corporais e íntimos oferecidos em suas duas unidades. Referência na área, Fábia participa ativamente de congressos e eventos de dermatologia no Brasil e no exterior, trazendo sempre para os pacientes pernambucanos o que há de mais avançado em técnicas e equipamentos

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: