Livros Sucesso
Livros SucessoFoto: reprodução

Felipe Haeckel, administrador de empresa, especialista em liderança e negociação, além de escritor, é o convidado desta semana da coluna Sucesso, uma parceria do Portal FolhaPE com o Sucesso.site, de Felipe, Eduarda e Camila Haeckel.

“Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordá-los, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente”
.
(Steve Jobs)

“Não consigo ver maior ação social do que gerar empregos e dar futuro às pessoas. Criar uma empresa é dar vida a um sonho e oportunidades a todos os que acreditam nele. É nesse sentido uma criação coletiva. É indispensável”.

(Nizan Guanaes, no livro “Nasce um Empreendedor”)

O livro Sucesso: o que eles PEnsam foi publicado em 2004. A ideia surgiu de duas crenças simples: a de que existem muitos pernambucanos de sucesso, com destaque nacional e histórias que servem de inspiração; e que a melhor forma de ensinar é pelo exemplo.

Assim, foi estabelecido um objetivo ambicioso: reunir parte do capital humano de Pernambuco num mesmo livro para falar sobre o tal “sucesso”. Seria a prática do clássico slogan do Jornal do Commercio de fazer “Pernambuco falar para o mundo”.

No início, a ideia parecia meio maluca. Reunir em um livro pessoas de sucesso, extremamente ocupadas, para investir tempo - seu bem mais valioso e escasso - respondendo a entrevista de um menino de 18 anos. Mas como dizem na Endeavor, “se você não está sendo chamado de louco é porque não está pensando grande o bastante”.

Era preciso organizar o caos para, como na música de Chico Science, “organizando poder desorganizar”. O primeiro passo foi criar uma lista preliminar de pessoas “acessíveis” e, com um folder embaixo do braço, foram iniciadas as buscas por entrevistas. Rapidamente se formou uma rede de colaboração e gratidão onde, a cada novo entrevistado, o livro ficava mais relevante, já que os próprios colaboradores indicavam e auxiliavam em novas entrevistas. Formou-se, então, uma “corda de caranguejo” do bem.

Aquela lista, que começou com pouquíssimas pessoas, foi aumentando e chegou a 119 colaboradores que dividiram suas fontes de inspiração, valores e referências através de provocações, dicas e reflexões. E quando falo em “pernambucanos” não me limito apenas a pessoas que nasceram aqui (eu, por exemplo, e por acaso, nasci nos Estados Unidos). Nós nos apropriamos também de paraibanos, sergipanos, baianos, gaúchos, paulistas, enfim, pessoas que são “made in Pernambuco” por opção e contribuíram expressivamente para o desenvolvimento do estado.

Felipe Haeckel

Felipe Haeckel - Foto: divulgação

Com um questionário de seis perguntas iguais para todos, que responderam ao mesmo tema, conectamos cabeças diferentes para gerar um conteúdo rico e singular:

1. Qual o caminho para alcançar o sucesso?
2. Como se manter fazendo sucesso?
3. Que atributos você considera necessário para alguém ter sucesso?
4. Se pudesse resumir o sucesso em apenas uma frase, qual seria?
5. Quem você admira?
6. Quais influências artísticas lhe inspiram?

Tivemos a honra de entrevistar pessoas como Adriana Falcão, Alberto Ferreira da Costa, Alceu Valença, Américo Pereira, Antonio de Queiroz Galvão, Arthur Bruno Schwanbach, Arlete Sales, Boris Berenstein, Claudio Marinho, Eduardo Henrique Silva, Francisco Brennand, Geraldo Azevedo, Gerson Lucena, Guilherme Ferreira Costa, João Carlos Paes Mendonça, Juninho Pernambucano, Lenine, Luiz Antonio de Andrade Bezerra, Marcos Magalhães, Raymundo da Fonte, Ricardo Brennand, Silvio Meira, entre tantos outros.

O livro, conforme seu título, foi um sucesso e, em apenas 17 dias, teve todos seus exemplares esgotados. Mas um livro termina quando acabam as suas vendas? Ou o conteúdo, o conhecimento, que é seu maior ativo, pode e deve continuar sendo propagado?

Agora, em 2018, catorze anos após a publicação do Sucesso: o que eles PEnsam (2004), muita coisa mudou. Nessa época, a economia de Pernambuco não tinha os vários polos de desenvolvimento que tem hoje - como, por exemplo, Suape - e não existiam os smartphones nem as redes sociais que tanto fazem parte do nosso dia a dia.

Inclusive, aconteceram mudanças inovadoras no próprio conceito de “direitos autorais” - ou em inglês “copyright”. Atualmente, nós aderimos ao conceito de “copyleft”, abrindo mão de possíveis receitas com a venda do conteúdo e disponibilizando gratuitamente na internet 100% do livro Sucesso: o que eles PEnsam no site www.sucesso.pe.

Nada mais justo do que um livro escrito por 119 “autores” não ter “proprietário”.

E qual o objetivo de dispor de graça desse material? Perpetuar o legado dos nossos colaboradores através da internet de forma ampla e irrestrita. Em especial daqueles que já se foram, mas deixaram como herança mais valiosa sua história de vida, tais como Ariano Suassuna, Cid Sampaio, Dominguinhos, Enéas Freire, Geneton Moraes Neto, Hilson Macedo, Joaquim Guilherme Pontes, Naná Vasconcelos, Norberto Odebrecht, Reginaldo Rossi, Severino Queiroz, Urbano Vitalino Filho.

Uma coisa não mudou após 14 anos: a vontade de conectar quem pode ensinar com uem quer aprender. Até porque acredito que o conhecimento só tem valor quando compartilhado.

Assim surgiu em 2017, o livro Sucesso: o que os Líderes Pensam, uma obra segmentada em empreendedores que reúne 100 dos maiores e mais influentes líderes* de Pernambuco, entre empresários, advogados, médicos, executivos, comunicadores, publicitários, empreendedores sociais, acadêmicos, entre outros.

Segundo pesquisas recentes, três em cada quatro brasileiros desejam abrir um negócio próprio. Hoje, há certo modismo no empreendedorismo. Mas você sabia que apenas no ano 2000 a palavra “empreendedor”** entrou no nosso dicionário? Isso mesmo! Até pouco tempo atrás, a palavra não existia em nenhum dicionário brasileiro. Em outros
países, como Estados Unidos, empresários sempre foram tratados como heróis nacionais. No Brasil, muitas vezes são retratados como vilões.

Isso precisa mudar. É necessário mapear, valorizar e divulgar as boas práticas dos que são fora da curva. Nossos colaboradores aqui vivenciam um ciclo virtuoso: começaram empresas e carreiras, viraram referência em seu setor e agora multiplicam seu conhecimento para muitos outros que estão trilhando - ou sonham trilhar – um
caminho semelhante.

Esses livros levaram anos para serem produzidos, mas valeu cada minuto. Espero que seja útil para você. Espero que esses cem exemplos lhe inspirem a partir para a ação. Espero que você extraia o máximo de conhecimento destas páginas e que possa aprender com quem faz. E que o que for aprendido possa ser aplicado e também
compartilhado com outras pessoas. Acima de tudo, espero que você, em contato com nossos colaboradores, tenha a confiança de que as lições contidas aqui não se aplicam
apenas “aos outros”. E que você, do seu jeito, pode ser um líder de sucesso e contribuir para o seu estado e país.

Nossos colaboradores tiveram a generosidade para dividir seus aprendizados vivenciados. Aproveite agora: aprenda com que faz. Faça o download 100% gratuito do livro Sucesso: o que eles PEnsam (2004) e Sucesso: o que os Líderes Pensam (2017) em www.sucesso.site.

* Significado de “Líder” no Dicionário Aurélio:
1. Que ou o que lidera determinado setor de atividade ou um competição;
2. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros;
3. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige;
4. Chefe de um partido ou movimento político;

** A palavra empreendedor tem origem no francês – entrepreneur. Onde entre significa entrar; pre, primeiro e neur, centro nervoso. Ou seja, aquele que entra primeiro no centro nervoso.

PERFIL

Nascido em 1983, em Nova York, Estados Unidos, filho de uma paraibana com um pernambucano. Aos 19 anos de idade, foi o mais jovem a receber o Título de Cidadão de Pernambuco, pela Assembléia Legislativa do Estado.

Graduado em Administração de Empresas, com dois MBA's: um em Gestão de Negócios e outro em Marketing e Vendas, ambos pelo CEDEPE Business School.

Mestre em Administração de Empresas pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Especialista pela Harvard University (Boston/EUA) em Liderança e Negociação.

Em 1999 foi sócio da BIT (Business Intelligence &Technology), uma das primeiras start-up de Internet do país. Essa empresa inovadora virou tema de filme, no
documetário "BIT Boys - Uma História sobre estar Certo na Hora Errada".

Iniciou como escritor aos 16 anos com o livro “Comércio Eletrônico: Mercado de Oportunidades”, em parceria com Murilo Gun.

Publicou mais outros quatro livros, entre eles, o “Sucesso: o que eles PEnsam” (2014), “Minha Casa, Minhas Preferências: Entendendo a Cabeça dos Compradores de Imóveis Populares” (2016), "Sucesso: o que os Líderes Pensam" (2017) e o "Sucesso: o que Elas Pensam" (2018), com Camila Haeckel Blanke e Eduarda Haeckel Vieira.

Sócio da Construtora Pasárgada e Pedra do Reino Investimento, que atua no desenvolvimento de empreendimentos hoteleiros.


*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: