Acompanhado das primeiras-damas, governador e prefeito acompanharam o ato litúrgico
Acompanhado das primeiras-damas, governador e prefeito acompanharam o ato litúrgicoFoto: Hélia Scheppa

Como parte da programação do 8º dia do novenário, que se encerra no próximo sábado, 8 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição em todo o mundo, foi realizada a tradicional missa no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

Prestigiaram o ato litúrgico o governador Paulo Câmara (PSB), a primeira dama Renata Campos, o prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB), a primeira dama da cidade, Cristina Melo, secretários e assessores.

Com o tema: "Somos Igreja do amor que nasceu de Ti", a Festa do Morro chega, este ano, à sua 114ª edição. A edição deste ano deve reunir 1,7 milhão de pessoas. No sábado, 8, dia oficial de Nossa Senhora da Conceição, o público esperado é de 250 mil pessoas na procissão.

morro

Crédito: Hélia Scheppa/PSB



"Para todo pernambucano, recifense, os devotos de Nossa Senhora da Conceição, essa época é um momento importante, de vir agradecer a Deus pelo ano e pedir energias para os próximos. Para que o Brasil volte a crescer e gerar emprego. Isso é o que a gente está precisando aqui, em Pernambuco, gerar muito emprego para que a população tenha condições melhores de vida, e possamos oferecer melhores serviços", disse o governador.

"É sempre muito bom estar aqui, na festa do Morro da Conceição, que é uma festa muito bonita, que atrai milhares e milhares de pessoas. Não só os recifenses, que vem em peso, mas Pernambuco inteiro e pessoas que vêm de outros estados do Nordeste. A gente tem uma alegria ao poder ver a festa bastante organizada. É um trabalho que tem sido feito pela Prefeitura, pelo governo, em parceria com a Igreja, para atrair cada vez mais pessoas para a Festa do Morro e para que todo mundo possa ter o conforto de participar da celebração", afirmou o prefeito. 

O presidente da celebração e pároco do Santuário, padre Renato Azevedo, contou que a participação dos fieis tem sido cada vez maior. "A Igreja no Brasil dedicou 2018 para o Ano do Laicato, que são todos os leigos, todos os batizados na Igreja. Então o tema da festa deste ano homenageia e valoriza todos os leigos, todas as pessoas, todos os voluntários que se envolvem, afirmando sempre que eles são os protagonistas, são a representação da Igreja, do amor de Jesus Cristo que nasce de Nossa Senhora", disse.

Ex-governador Joaquim Francisco
Ex-governador Joaquim FranciscoFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) foi o entrevistado do programa Folha Política nesta quinta-feira (6). Ele comentou sua participação na equipe de transição do futuro Governo Bolsonaro com relação aos projetos voltados para Região Nordeste. "Eu não participei de maneira lateral diretamente sobre os programas para Região. É uma região que precisa de políticas públicas e precisa de um apoio mais direto", disse.

A queixa dos municípios sobre repasse de recursos e o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal também foi analisada pelo ex-governador. "Eu fui presidente da Lei de Responsabilidade em 18 anos. Responsabilidade Fiscal é fundamental para garantir emprego, garantir prestação de serviço e infraestrutura", afirmou.

Ouça e compartilhe:
   

Cerimônia de diplomação dos eleitos em 2018
Cerimônia de diplomação dos eleitos em 2018Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Está começando na tarde desta quinta-feira (6), no Classic Hall, a diplomação dos deputados federais, deputados estaduais, senadores, governador e vice eleitos em 2018 no Estado de Pernambuco. Com exceção do senador reeleito, Jarbas Vasconcelos (MDB); do deputado federal reeleito, Daniel Coelho (PSDB); e do deputado federal reeleito, Augusto Coutinho (SD), que cumprem agendas oficiais. Entre os ausentes, os deputados federais Ricardo Teobaldo (Pode) e Felipe Carreras (PSB)

A cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que realiza a solenidade de forma antecipada em relação ao calendário oficial tornando-se o primeiro Estado da Federação a diplomar seus eleitos no pleito de 2018. 

Em seu discurso, o governador reeleito Pulo Câmara (PSB) apresentou os princípios que, segundo ele, balizarão seu segundo mandato."Estamos todos aqui hoje para reafirmar o compromisso apresentado ao povo de Pernambuco durante a campanha eleitoral desse ano. Compromisso de garantir serviços públicos de qualidade, responsabilidade fiscal com equilíbrio das contas públicas e responsabilidade social de atender aqueles que mais precisam. Esse compro social foi e sempre será o nosso norte e a nossa missão maior", afirmou.

Ele questionou, ainda, aqueles que negam a política e o contraditório. "É inaceitável criminalizar a política e colocar em dúvida os princípíos básicos da democracia por meio da qual a sociedade estabelecia sua soberania. Muitos simplesmente não querem ouvir a voz contrária. Sem ouvir a voz contrária, como fortalecer a democracia?"

Já o senador reeleito Humberto Costa (PT), antecipou como será sua postura em seu novo mandato que iniciará em janeiro. "Vou fazer aquilo que eu fiz ao longo desses últimos oito anos. Ser um defensor intransigente de Pernambuco, um aliado importante do governador Paulo Câmara, lutar pelo aprofundamento da democracia do Brasil e estar lá no Congresso defendendo os interesses do nosso povo, especialmente do povo mais pobre e trabalhador", disse.

* Com informações de Luiza Alencar e Marcelo Montanini, da editoria de Política.

Augusto Coutinho, que preside o SD-PE, se defende afirmando que denúncia é "sem fundamento"
Augusto Coutinho, que preside o SD-PE, se defende afirmando que denúncia é "sem fundamento"Foto: Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através de 43ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital , com atuação na Promoção e Defesa do Patrimônio Público resolveu instaurar um inquérito para investigar uma denúncia contra o deputado federal reeleito Augusto Coutinho (SD).

Segundo a denúncia protocolada na ouvidoria do MPPE, existiriam supostas irregularidades praticadas pelo gerente-geral do Procon-PE, Erivaldo Coutinho, no julgamento de processos administrativos conferindo "prioridade ao interesse do deputado".

O Inquérito Civil Público notificou Erivaldo Coutinho, que terá 10 dias para encaminhar à promotoria a relação dos processos do últimos seis meses. Também foi notificado o secretário de Justiça e Direitos do Estado de Pernambuco, Pedro Eurico, para também no prazo de 10 dias encaminhar cópia das reclamações relativas a irregularidades no Procon registradas na ouvidoria da secretaria nos últimos seis meses.

Já o deputado Augusto Coutinho emitiu nota oficial para fazer os esclarecimentos:

Sem fundamento e sem razão de existir, a denúncia investigada pelo Ministério Público de Pernambuco sobre ações em meu benefício por meio do Procon, na prática, servirá apenas para mostrar como o órgão cumpre devidamente seu papel, ouvindo a população e evitando desmandos no estado, inclusive em relação a falsas alegações. Não tenho qualquer processo movido junto ao órgão e o mesmo vale para minha esposa e meus filhos. O presidente Erivaldo Coutinho é um homem íntegro, que conta com minha estima, e seu cargo decorre de indicação de nosso partido o que, por vezes, somado ao sobrenome coincidente, gera inferências irresponsáveis que não contribuem para a sociedade. Com o mais profundo respeito aos órgãos de fiscalização, me coloco à disposição para esclarecimentos e torço para que, após a esperada conclusão, sejam responsabilizados quaisquer autores da falsa denúncia, uma vez que consome atenção e recursos públicos indevidamente.

Augusto Coutinho
Deputado Federal - Solidariedade/PE

O Procon também se pronunciou  por meio de nota oficial:

Sobre a denúncia publicada no Diário Oficial de hoje (06.12), do Ministério Público de Pernambuco, o gerente geral do Procon-PE, Erivaldo Coutinho, afirma que ainda não foi notificado pelo órgão.

Mas, que a denúncia não procede e que o órgão de defesa do consumidor irá prestar todas as informações e disponibilizará todos os documentos necessários e solicitados, a fim de comprovar que não há nenhum tipo de irregularidade que confira benefício individual.

Entre as missões do Procon-PE está o de defender os consumidores de possíveis danos causados ou oriundos das relações de consumo, proteger o consumidor e garantir justiça na efetivação de seus direitos, sem nenhuma distinção.

Prazo para justificar voto do prmeiro turno termina hoje
Prazo para justificar voto do prmeiro turno termina hojeFoto: Divulgação

Aqueles eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das últimas eleições e ainda não justificaram a ausência no dia do pleito, poderão encaminhar o requerimento de justificativa a qualquer cartório eleitoral até esta quinta (06). Já para justificar o voto do segundo turno, o prazo é até o dia 27 deste mês. A justificativa também poderá ser feita pela Internet http://justifica.tse.jus.br

Os que não compareceram ao distrito eleitoral no dia da votação estão sujeitos a serem multados e impedidos de tirar passaporte, caso não justifiquem a ausência. Outras penalidades são perder o direito de tirar a carteira de identidade, não receber salário em cargos públicos e não poder participar de concorrência pública ou administrativa estatal.

Os eleitores nesta situação também podem ser impedidos de obter empréstimos em órgãos públicos e de se matricular em instituições de ensino ou ser nomeado em concurso público. A multa para quem não justificar varia de R$ 3,51 a R$ 35,10, sendo que o valor é determinado pelo juiz eleitoral da região. Os eleitores que não votarem no primeiro e no segundo turno devem justificar as duas ausências e serão multados duas vezes.

Confira o vídeo informativo do TSE:


Sede do TJPE
Sede do TJPEFoto: Reprodução / Internet

O Palácio da Justiça recebe, nesta quinta (06), às 17h30, no Salão Nobre, o lançamento do livro “Direitos Humanos, Direitos de Todos”. O evento faz parte da comemoração dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos organizada pela Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e parceiros. O Palácio fica na Praça da República com a Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.

A publicação é organizada pelo professor Cristiano Carrilho, diretor presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais, e conta com o apoio da Associação Brasileira Criança Feliz e do TJPE. Uma das coautoras da publicação é a servidora Jaqueline Machado, que atua no Processo Judicial eletrônico (PJe) da Diretoria Cível. A servidora é mestranda em Direitos Humanos e tem como orientador o cônsul da República de Malta, Thales Castro, que estará presente na solenidade.

O livro promove a compreensão de como a Declaração Universal busca suscitar reflexões sobre temas atuais. Dentre as abordagens, direitos fundamentais, dignidade humana, direito à educação, justiça social, enfrentamento ao tráfico de pessoas, proteção ao idoso e identidade de gênero.

Vereador Rinaldo Junior (PRB) é líder da bancada da oposição
Vereador Rinaldo Junior (PRB) é líder da bancada da oposiçãoFoto: Andréa Barros/Divulgação

No dia 9 de dezembro é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional Contra a Corrupção. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, foi repercutida na tarde desta quarta-feira (05) pelo vereador Rinaldo Junior (PRB). Ele é autor do projeto de lei nº 158/2018, que visa instituir, também no 9 de dezembro de cada ano, o Dia Municipal de Combate à Corrupção.

Rinaldo Junior é, ainda, autor do projeto de lei ordinária nº 170/2018, que institui bases para a elaboração da política municipal de combate à corrupção e à impunidade dos agentes públicos no município do Recife. Dele também veio a iniciativa da Lei 18.511/2018, que dispõe sobre a proibição de incentivos fiscais a empresas que tenham envolvimento em corrupção ou em ato de improbidade administrativa no município."

Vereador Marco Aurélio (PRTB)
Vereador Marco Aurélio (PRTB)Foto: Anderson Barros/Câmara do Recife

Após divergirem sobre a cessão de título de cidadão recifense para o vice-presidente da República eleito, Hamilton Mourão, o vereador e primeiro secretário da Casa, Marco Aurélio (PRTB), autor da proposta, fez um gesto ao líder da oposição, Rinaldo Júnior (PRB), um dos parlamentares que votaram contra seu projeto. Marco Aurélio agora também quer conceder a Rinaldo o título de cidadão da capital pernambucana.

Marco Aurélio (PRTB) subiu à tribuna do plenário nesta quarta-feira (5) para tratar do assunto. O projeto de decreto legislativo, de nº 39/2018, tramita na Comissão de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O vereador do PRTB – que assume um mandato de deputado estadual em 2019 – contextualizou a decisão ao tomar a palavra. Também é dele o projeto que visa conceder o Título de Cidadã do Recife à vereadora Ana Lúcia (PRB).

Leia também:
[Manchetes] Confira os destaques dos jornais do país nesta quinta
Câmara aprova título de cidadão recifense a Hamilton Mourão
Câmara dos Deputados aprova relatório da Nova Lei de Licitações


“Na segunda-feira, subi à tribuna para dizer que estava usando minha oportunidade de propor um título para a vereadora Ana Lúcia. Soube que poderia propor mais um, e resolvi concedê-lo a mais um colega da Casa, o vereador Rinaldo Junior. Ele vem fazendo um trabalho excelente e tem se destacado junto ao povo do Recife.”

O parlamentar relatou que acompanha o trabalho do colega desde cedo. “Conheci Rinaldo ainda pequeno. Sou amigo do pai dele. Eu o vi estudando, crescendo. Fui presidente da Força Sindical, hoje ele é o presidente. Fico feliz em poder fazer essa propositura.” Rinaldo Júnior é natural de Olinda.

Cientista político Hely Ferreira
Cientista político Hely FerreiraFoto: Folha de Pernambuco

Nascido na Índia por volta do século II a. C., o bramanismo é uma filosofia religiosa que defende a metempsicose, podendo a mesma ocorrer até em animais. Não por acaso, que o mestre Pitágoras ao ser influenciado pela referida doutrina religiosa, conta-se que certa feita, ao ouvir os gemidos de um cachorro que estava sendo espancado na rua, fez a seguinte afirmação: “parem de espancá-lo, estou conhecendo pelos gemidos que é um amigo meu”.

A teoria da metempsicose ganhou força no mundo antigo, tanto é que Sócrates e Platão eram adeptos da anamnese, onde através dela se dava o conhecimento. Geralmente, quando morre uma pessoa famosa no Brasil e de preferência artista, em pouco tempo aparece alguma reportagem informando que alguém aqui da terra se comunicou com o falecido. Algo inusitado é como os artistas brasileiros “gostam de se comunicarem” depois de mortos. Mas quando vivos muitos deles esnobam até dos fãs. Segundo os relatos, a comunicação já aconteceu com os Mamonas Assassinas, Cássia Eller, João Paulo, Cazuza, Cristiano Araújo, Chorão e tantos outros.

A metempsicose se faz presente na trajetória dos artistas brasileiros. Diferente do que ocorre em Pindorama, nunca ouvi relato de que Jime Hendrix, Bob Marley, Peter Tosh, John Lennon, George Harrison, Frank Sinatra, Michael Jackson, Elvis Presley e tantos outros nomes internacionais, tenha ocorrido algum tipo de “diálogo” pós-morte. Talvez seja necessário buscar um conhecimento mais aguçado da teologia, ou quiçá, revisitar o pensamento feuerbachiano para tentar entender o(s) motivo(s) da construção da religiosidade brasileira.

Hely Ferreira é cientista político.

Confira as principais manchetes de hoje
Confira as principais manchetes de hojeFoto: Divulgação

Manchetes desta quinta-feira (06):

Folha de Pernambuco: "Cresce pobreza extrema no Brasil"

Jornal do Commercio: "Câmara libera anarquia fiscal nos municípios"

Diario de Pernambuco: "PObreza atinge 25 milhões de nordestinos"

Folha de S. Paulo: Câmara muda lei que impõe a cidades teto como servidor"

O Globo: "Previdência gasta com ricos 12 vezes mais do que com pobres"

O Estado de São Paulo: "Bolsonaro planeja fusão de agências do setor de transportes"

O Estado de Minas: "Mais pobres"

O Tempo: "Mais da metade de Minas vive com até um salário mínimo"

Agora São Paulo: "Reforma do INSS será votada no 1º semestre, diz Bolsonaro"

Zero Hora: "Estado avança sobre imposto de 2019, mas não fecha conta"

Extra: "Estado vai pagar 13º no dia 18"

Diário Gaúcho: "Concurso de profes fica pela metade"

Correio do Povo: "Quatro bandidos mortos em mais um confronto com a BM"

Valor Econômico: "Moro quer bancos contra lavagem"

Correio*: "Pobreza extrema na Bahia cresce o dobro do Brasil"

O Dia: "Aposentadoria por invalidez tem aumento de 97% com revisão"

Jornal NH: "Golpes contra idosos crescem no final do ano"

Correio Brasiliense: Câmara permite gastança de prefeitos com pessoal"

A Tarde: "STF vai investigar caixa-dois de Onyx Lorenzoni"

comece o dia bem informado: