Foram encontrados 749 resultados para "Política":

Elzita Santa Cruz faleceu nesta terça-feira (25), aos 105 anos.
Elzita Santa Cruz faleceu nesta terça-feira (25), aos 105 anos.Foto: Diego Diniglio

Elzita Santa Cruz, mãe do pernambucano Fernando Santa Cruz, desaparecido desde 23 de fevereiro de 1974, durante o regime militar, faleceu sem ter respostas sobre o paradeiro do filho, na manhã desta terça-feira (25), aos 105 anos. Elzita se tornou símbolo da resistência e da luta por informações sobre mortos e desaparecidos pela ditadura. O velório está sendo realizado desde as 13h na Câmara Municipal de Olinda. Já a cremação será realizada nesta quarta-feira (26), no Cemitério Morada da Paz.

No facebook, Marcelo Santa Cruz, que é presidente nacional da OAB, informou sobre seu falecimento de sua mãe. "Comunicamos que acaba de falecer minha querida mãe, Elzita Santa Cruz, deixou um exemplo de vida aos 105 anos. Dizia Dom Hélder Câmara, para ter uma vida longa era preciso ter uma boa causa para lutar", postou Marcelo.

Gilvandro Filho, que escreveu a biografia "Onde está meu filho?" ao lado de Chico de Assis, Cristina tavares, Jodeval Duarte, Nagib Jorge Neto e Glória Brandão, também publicou nota de pesar em seu perfil do Facebook. "Elzita Santa Cruz, Presente!!! Vai embora parte importante da história da resistência democrática do nosso país. Siga em Paz! Muita Luz! E muita força para toda a família Santa Cruz", escreveu.

O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Elzita. "É com pesar que recebi a notícia do falecimento de dona Elzita Santa Cruz. Quero prestar minha solidariedade à família e aos amigos dessa mulher guerreira, em especial ao seu filho Marcelo e ao seu neto Felipe Santa Cruz. Dona Elzita foi incansável na busca por direitos humanos e justiça para seu filho Fernando e para outras vítimas da ditadura. A sua dedicação a essas causas seguirá nos inspirando", afirmou o gestor.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) também divulgou nota de pesar. "O descanso de dona Elzita Santa Cruz, aos 105 anos, nos traz muita tristeza, mas nos dá a oportunidade para refletir sobre a sua história de amor e resistência em busca do seu filho Fernando, desaparecido político e vítima da Ditadura Militar no Brasil. Dona Elzita é um exemplo que nos mantém na luta contra todo retrocesso nos Direitos Humanos e ameaças a liberdade no Brasil. Meu abraço a toda sua família"

A OAB prestou condolências por meio de nota. "A OAB-CE lamenta o falecimento de Elzita Santa Cruz, aos 105 anos, ocorrido nesta terça-feira (25). D. Elzita deixa um exemplo de luta e dignidade na incansável busca pelo filho Fernando Santa Cruz, um dos casos mais emblemáticos de desaparecimento político durante o regime militar. Não perdeu a ternura e a altivez, apesar da dor profunda pela perda de um filho que a família nunca pode velar. À família – especialmente ao presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, Neto de Elzita e filho de Fernando, e ao vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Marcelo Santa Cruz – e aos amigos, a seccional pernambucana da Ordem apresenta os votos de profundo pesar pela morte de d. Elzita e também o reconhecimento pelo exemplo que ela legou"

Já a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também emitiu nota de pesar. "Nossas condolências à família de Marcelo Santa Cruz pelo falecimento da sua mãe Elzita Santa Cruz, incansável na busca por direitos humanos e justiça para seu filho Fernando e outras vítimas da ditadura".

História 

Nascida em 14 de outubro de 1913, em Água Preta, interior do Estado, Elzita Santa Cruz, passou a infância em Alagoas e a adolescência em Palmares. Aos 21 anos, casou-se pela primeira vez, mas o marido morreu de tuberculose seis meses depois. Cinco anos mais tarde, uniu-se ao médico sanitarista Lincoln Santa Cruz e mudou-se para Olinda. Teve dez filhos, 28 netos e 24 bisnetos. Por conta de sua trajetória, transformou-se num símbolo de perseverança por sua busca da verdadeira história por trás do sumiço do seu filho Fernando e pelo direito de enterrá-lo dignamente, que não lhe foi dado. 

Em 1966, aos 53 anos, Dona Zita iniciou sua busca por prisões, quartéis e órgãos de repressão à procura dos filhos. Todos foram presos políticos. Fernando, Marcelo e Rosalina. Passado o tempo, Elzita recorreu à Cruz Vermelha, Anistia Internacional e Organização dos Estados Americanos para ter notícias do filho Fernando. Sem sucesso. Sua busca inspirou outras famílias Brasil afora e ela tornou-se referência da luta pela memória dos anos de chumbo.

marcelo

Honraria foi foi entregue ao prefeito Anderson Ferreira (centro) durante cerimônia realizada nesta segunda feira (24) em Baku, capital do Azerbaijão, no Leste Europeu
Honraria foi foi entregue ao prefeito Anderson Ferreira (centro) durante cerimônia realizada nesta segunda feira (24) em Baku, capital do Azerbaijão, no Leste EuropeuFoto: Leo Rafa

A Organização das Nações Unidas (ONU) de Reconhecimento Internacional de Excelência em Gestão Pública concedeu premiação ao prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), nesta segunda-feira (24). Jaboatão, único representante do Brasil no Fórum das Nações Unidas para os Serviços Públicos 2019, foi escolhido por implantar o melhor projeto do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”. O evento acontece em Baku, capital da República do Azerbaijão, no Leste Europeu.

A Prefeitura do Jaboatão obteve reconhecimento da ONU pelas ações realizadas por meio do Programa de Coleta Seletiva, que foram aplicadas há dois anos e meio. Devido ao sucesso do projeto, Jaboatão torna-se o primeiro município de Pernambuco receber o prêmio desde que o Fórum das Nações da ONU foi criado, em 2003.

O prefeito Anderson Ferreira disse ser uma honra estar representando não só Jaboatão, mas todo o Brasil no fórum organizado pela ONU. “É uma premiação que nos deixa orgulhosos, principalmente pelo fato de estarmos conseguindo transformar a vida das pessoas. 

Nossa satisfação é ver que os catadores de resíduos sólidos do Programa Coleta Seletiva agora estão vivendo de forma digna e alcançando conquistas através do trabalho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É importante que outras cidades também
implantem esse projeto, tanto para proporcionar uma melhor condição para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, como para proteger o meio ambiente”, salientou.

O gestor explicou que esse avanço social foi possível porque a atual gestão jaboatonense incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Plano Plurianual (PPA) do município, tendo como meta erradicar a pobreza. “Oferecemos capacitação e estrutura necessária para que os catadores realizem as atividades com mais eficiência. Também cadastramos esses profissionais e eles agora têm casa própria, renda, e estão com os filhos nas escolas”, destacou Anderson Ferreira.

A premiação aconteceu no dia da abertura do evento internacional, que conta com a participação de 450 representantes de todo o mundo, no Heydar Aliyev Center. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o secretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, fizeram as honras de entrega do prêmio. O Fórum das Nações Unidas segue até quarta-feira (26).

Workshop

Jaboatão também participará, nesta terça-feira (25), do workshop organizado pelo Setor de Inovação do Serviço Público da Divisão de Instituições Pública e Governo Digital da ONU (Undesa). Na ocasião, haverá troca de experiências com representantes de outros países, cujo tema é a “Entrega Inclusiva e Igualitária de Serviços de Forma a Não Deixar Ninguém para trás”. No Heydar Aliyev Center, Jaboatão tem um estande onde é apresentado um vídeo com imagens dos pontos turísticos e há distribuição de cartilhas em inglês sobre o município.

Breno Altman, jornalista e um dos coordenadores da Campanha Lula Livre
Breno Altman, jornalista e um dos coordenadores da Campanha Lula LivreFoto: Reprodução/Youtube

O jornalista Breno Altman, um dos coordenadores da campanha pela libertação do ex-presidente Lula, estará em Recife participando de uma roda de conversa, na próxima terça-feira (25). A atividade começa às 18h, no Armazém do Campo, Rua Martins de Barros, 387, bairro de Santo Antônio, centro comercial da cidade.

Diante das denúncias divulgadas pelo site The Intercept Brasil sobre a operação Lava Jato, Altman falará sobre a conjuntura política e a campanha Lula Livre. A roda de diálogo é organizada pelo Comitê Popular do Recife, Armazém do Campo e secretaria de cultura do PT Pernambuco.

“Essa atividade é importante, pois Breno Altman faz parte da Coordenação Nacional da Campanha Lula Livre e nos trará informações sobre a campanha no Brasil e no exterior. Ele também deve fazer uma análise da conjuntura, depois das reportagens do Intercept, sobre o vazamento das mensagens de Moro e os procuradores da Lava Jato”, afirma a secretária de cultura do PT Pernambuco, Teresa Huang.

O Armazém do Campo, do MST, é um estabelecimento recém-lançado na cidade, que trabalha com a comercialização de produtos agroecológicos e conta com café e espaço para leitura.

Serviço:

Roda de conversa com Breno Altman sobre conjuntura política e a campanha Lula Livre.
Data: Terça-feira, 25/06
Horário: 18h
Local: Armazém do Campo, Rua Martins de Barros, 387, Santo Antônio. Recife.

Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco
Procuradoria Geral do Estado de PernambucoFoto: Reprodução

Procuradores-gerais dos Estados assinaram nesta terça-feira (18/6) um acordo de cooperação para atuação conjunta no acompanhamento das propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. O objetivo é analisar a constitucionalidade das propostas. A Rede Tributária foi instituída em reunião do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), realizada em Vitória, da qual participou o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis.

Na mesma reunião, os procuradores-gerais divulgaram a Carta de Vitória, na qual defendem que a reforma tributária é um instrumento adequado, desde que respeite o equilíbrio federativo, preservando e enaltecendo a autonomia constitucional dos estados.

Na Carta, os procuradores-gerais defendem a necessidade de maior transparência na divulgação, pelo Governo Federal, dos dados relativos às transferências constitucionais aos Estados e ao Distrito Federal, decorrentes da arrecadação de impostos federais. Salientam que diante de um momento de enorme crise fiscal que assola todo o país, houve uma diminuição do valor dessas transferências constitucionais, enquanto a arrecadação federal vem aumentando. A Receita Federal aponta um acumulado de R$ 524,4 bilhões arrecadados entre janeiro e abril deste ano, contra R$ 497,2 bilhões no mesmo período de 2018.

Os chefes das Procuradorias-Gerais reforçam a importância do julgamento das Ações Cíveis Originárias 3150 e 3151, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, nas quais se pretende obter a devida prestação de contas pela União aos Estados e ao Distrito Federal quanto às transferências constitucionais.

Rede – A Rede de Cooperação entre Advocacias Públicas para Atuação Técnica dos Estados e Distrito Federal na Reforma Tributária (Rede Tributária), instituída na reunião em Vitória, vai realizar análises técnicas dos impactos jurídicos das propostas e atuar institucionalmente junto aos órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

O primeiro foco será na Proposta de Emenda à Constituição nº 45/2019, que altera o Sistema Tributário Nacional para criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), em substituição aos tributos IPI, PIS, Confins, ICMS e ISS. A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

A iniciativa contou com a articulação do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa
A iniciativa contou com a articulação do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio LessaFoto: Divulgação

A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e a Prefeitura de Limoeiro assinaram o Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel, que transfere ao município a administração do Terminal Rodoviário da cidade. O convênio entre as partes estabelece que a rodoviária estará sob direção da gestão municipal por 20 anos.

Com o acordo, a Prefeitura passa a colaborar efetivamente com o Estado na conservação de um bem público tão importante. Montaremos uma equipe com auxiliares de serviços gerais, vigia, recepcionista e gerente, que vai trazer mais conforto e segurança aos usuários e lojistas. O São João está chegando e vamos deixar tudo pronto para receber os visitantes e passageiros que desembarcam em Limoeiro. Quero agradecer o empenho do Deputado Estadual Aluísio Lessa que correu atrás deste benefício para o povo de Limoeiro", disse Joãozinho, sobre as ações iniciais na rodoviária.

A iniciativa contou com a articulação do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, que destacou a importância da parceria. "Parabenizo a Diretora Presidente da EPTI, Marília Bezerra, e o Prefeito Joãozinho pela providencial parceria. A Prefeitura é o poder público mais próximo dos usuários, com maior sensibilidade para entender a realidade do equipamento e administrá-lo", afirmou.

aluisio

Presidente Estadual do PSB e atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes recebeu título de cidadão de Olina, nesta segunda (17)
Presidente Estadual do PSB e atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes recebeu título de cidadão de Olina, nesta segunda (17)Foto: Wesley D'Almeida

Presidente Estadual do PSB e atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes é o mais novo cidadão de Olinda. O socialista recebeu o título na noite desta segunda-feira (17), por proposição do vereador Algério Nossa Voz (PSB) e aprovado por unanimidade. A solenidade, realizada na Casa Bernardo Vieira de Melo, contou com a presença do vice-prefeito Márcio Botelho (SD), do deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), além de vereadores da cidade e lideranças do PSB Estadual.

Durante o ato, Sileno destacou fatos da história de Olinda, primeira capital pernambucana, e falou das tradições de luta presentes na cidade, palco de batalhas entre portugueses e holandeses, e também protagonista da Guerra dos Mascates, no século 18. O gestor ainda fez um relato da sua relação pessoal com a cidade. Ele lembrou que foi no período em que exerceu a função de secretário de Relações Institucionais, na gestão de Eduardo Campos, que teve maior aproximação com Olinda. Sileno Guedes ainda recordou o período em que executou importantes projetos para os olindenses, como o Governo Presente, na pasta de Articulação Social e Regional.

“É uma alegria receber a homenagem de um vereador que representa os mais vulneráveis. Motivo de orgulho e satisfação. Fico muito mais feliz ainda de estar numa Câmara de Vereadores, pois sei o que representa ser vereador, que está sempre tão próximo da população”, afirmou Sileno.

O dirigente partidário destacou ainda que na cidade fez importantes amigos que o acompanharam e contribuíram para sua formação política. “Agora, como cidadão olindense, quero estar ainda mais presente nas lutas importantes travadas pela população desse município para enfrentar problemas que mais exigem decisões e determinação, dando o melhor para as lutas necessárias que precisamos enfrentar”, afirmou.

Autor da proposição, o vereador Algério explicou o que o levou a apresentar a iniciativa e agradeceu a presença das pessoas que prestigiaram a solenidade, mesmo com as chuvas da Região Metropolitana nos últimos dias. “O título foi aprovado por todos sem nenhum questionamento. Têm pessoas que tem privilégio de nascer em Olinda e outras que têm a honra, como é seu caso. Você receberá esse título mais que merecido e confesso que um pouco atrasado. Olinda precisa de pessoas como você, que querem fazer mudança na politica, que têm amor ao seu trabalho”, discursou Algério.

O vice-prefeito Márcio Botelho (SD) representou o prefeito e também fez os cumprimentos ao presidente do PSB. O deputado Sivaldo Albino e os vereadores Vladimir Labanca e Saulo Holanda também discursaram em homenagem ao socialista, além dos correligionários Dora Pires, Evaldo Costa, Pedro Mendes e Josenildo Sinésio.

Ao todo, 123 municípios estiveram representados no encontro por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gestores
Ao todo, 123 municípios estiveram representados no encontro por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gestoresFoto: Divulgação

Gestores municipai assinaram com a Unicef o termo de garantias dos direitos da criança e do adolescente, nesta quinta-feira (13). O evento aconteceu no hotel Radisson em Boa Viagem com a presença de 123 municípios e seus representantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e articulares. Também presentes representando o Governo Silênio Guedes e Eduardo Figueiredo da Secretaria da Criança e do Adolescente.

O presidente da Amupe José Patriota (PSB) destacou a importância do evento para os municípios."É um prazer para a Amupe promover esse encontro e participar de todas as articulações que envolvem ações integradas com os municípios, nosso pacto não é só com o selo da Unicef ou o Governo do Estado, nosso pacto é com a qualidade de vida das crianças e de nossas futuras gerações. Isto significa estar atento a todo um conjunto de indicadores (saúde, educação e outros mais) superando os obstáculos para atender a essa causa tão nobre que sãos as nossas crianças de hoje e pessoas de bem do amanhã", ressaltou.

O representa do Unicef em Pernambuco, Denis Cristian, lembrou os 20 anos do Unicef em Pernambuco e também da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que vai acontecer este ano e fez um apelo para que os gestores continuem apoiando e integrando suas secretarias nas ações que envolvem a criança e o adolescente. Também lembrou que a avaliação do Unicef é importante pois o mundo inteiro quer conhecer o trabalho de cada um e quer compartilhar também suas experiências.

Estiveram presentes entre outros, os prefeitos: Brejo da Madre de Deus, Palmeirina, Casinhas, Tuparetama, Orocó, Orobó, Amaraji, Riacho das Almas, São Caetano, São Bento do Una, Pedra, itaíba, Serrita, Moreilanândia, Inajá, Angelim além de articuladores de diversos municípios.

amupe

O encontro contará com a participação de Bruno Bianco, procurador federal e secretário adjunto da Secretaria de Previdência e Trabalho
O encontro contará com a participação de Bruno Bianco, procurador federal e secretário adjunto da Secretaria de Previdência e TrabalhoFoto: Reprodução/Facebook

No dia 28 deste mês, a Rede Gestão, grupo empresarial formado por cerca de 30 empresas do segmento de prestação de serviços de Pernambuco, Conselheiro Estratégico Pernambuco Desafiado e o Centro de Liderança Pública (CLP) de São Paulo estarão realizando um evento para debater a reforma da Previdência. O encontro contará com a participação de Bruno Bianco, procurador federal e secretário adjunto da Secretaria de Previdência e Trabalho, e Paulo Tafner, economista e pesquisador que esteve coordenando o Grupo de Estudos Previdenciários do IPEA. O evento acontecerá às 8h30, no auditório do empresarial JCPM, no Pina.

No sábado (15) , acontecerá a Convenção Estadual com a participação da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, Miguelina Vecchio
No sábado (15) , acontecerá a Convenção Estadual com a participação da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, Miguelina VecchioFoto: Divulgação

Apesar da ativa participação feminina na política brasileira, sua presença nas esferas do poder ainda é baixa, de acordo com um ranking realizado há dois anos que avaliou a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar. No estudo, o Brasil ocupou o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa, um cenário que reflete a somo de mulheres nas Câmaras estaduais, nas Assembléias estaduais e no Senado: cerca de 7.892 parlamentares mulheres que representam os brasileiros nas diferentes cadeiras políticas.

Para estimular e ampliar a atuação do corpo feminino na luta política do país, acontece em Caruaru movimentações com esta pauta nesta sexta (14) com a Formação Política e no sábado (15) com a Convenção Estadual com a participação da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, Miguelina Vecchio, no Assentamento Normandia, respectivamente das 13h às 17h e das 9h às 13h.

“Queremos agregar um debate que possa dar apoio e contribuir para que as mulheres cada vez mais tenham voz ativa e participativa nos movimentos políticos e sociais como nas próprias esferas políticas do governo e do congresso nacional”, destaca o deputado José Queiroz do PDT, um dos anfitriões dos encontros.

Com o apoio dos deputados federal de Pernambuco Wolney Queiroz e estadual José Queiroz do PDT, os dois encontros são coordenados pelo movimento Ação da Mulher Trabalhista – AMT do Partido Democrático Trabalhista e pretendem reunir mais de 200 mulheres em Caruaru, que sediará essa movimentação. Terra natal dos parlamentares, a cidade é um dos principais municípios do estado e também o maior domicílio eleitoral do Agreste. Por isso, será palco para discutir pautas que reforçam o papel e participação do público feminino nas ações políticas brasileira, entre as quais a representante nacional se enquadra com seu ativismo e sua ampla movimentação para estimular maior participação política das mulheres em diversos setores políticos e sociais.

Para tanto, entra em discussão esta sexta (14), a partir das 13h, a questão “Mulher e Poder – O impacto da intervenção feminina na política” com presença ainda de Denise Maria de Assis, presidente da AMT - Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco (AMT/PE), a pesquisadora gaúcha Kizzy Vecchio da Costa e a presidente da AMT/ RS e secretária nacional de Assuntos de Organização do PDT, Salete Beatriz Roszkowski, que Irão colocar em mesa de debate a discussão sobre “Organização Social e Transformação – Conselho dos direitos das mulher e a importância da sociedade civil”.

No sábado (15), juntamente com a presidente da AMT/PE Denise Maria de Assis, a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, inicia a Convenção Estadual com palestra sobre “A importância da Mulher na Política”, das 9h às 13h.

O encontro contará ainda com votação para o diretório estadual da Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Pernambuco - AMT/PE no encerramento da Convenção Estadual do PDT, no sábado (15).

Ato contra a reforma da Previdência, no Derby
Ato contra a reforma da Previdência, no DerbyFoto: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Convocada pelas centrais sindicais no dia 1º de maio, acontece nesta sexta (14) a greve geral, paralisação de âmbito nacional que tem como alvo o projeto de mudanças das aposentadorias apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). Diversas categorias devem paralisar suas atividades em razão da manifestação. No Recife e em grandes cidades do País, centrais sindicais preveem a paralisação de serviços de transporte público, além de bancários e servidores de escolas da rede estadual e municipal. O ato no na Capital pernambucana será às 14h, na avenida Guararapes, no Centro da Cidade.

Na pauta, além da reforma da Previdência, a polêmica em torno do ministro da Justiça, Sergio Moro, após as revelações do site The Intercept Brasil, deve ser explorada nas manifestações contra o governo. O corte de recursos para a educação, que foi principal mote de protestos nos dias 15 e 30 de maio, e os altos índices de desemprego que persistem nos primeiros meses do mandato de Bolsonaro, também devem ser abordados pelos grevistas.

Na Região Metropolitana do Recife, os metroviários decidiram paralisar as atividades, mas, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), as linhas Centro e Sul do Metrô deverão funcionar das 5h às 9h e das 16h às 20h, os horários de pico do sistema. A linha Diesel, por sua vez, não terá operação. De acordo com a CBTU, a decisão foi tomada para minimizar os transtornos para os usários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à greve.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a categoria não deve paralisar as atividades. Novos posicionamentos devem ser anunciados em caso de adesão à greve. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, coletivos irão rodar normalmente nesta sexta-feira e um plano de contingência será colocado em prática para minimizar os impactos da paralização do metrô.

Os bancários de Pernambuco também aprovaram adesão da categoria à greve geral. Segundo o sindicato da categoria, todas as agências públicas e privadas localizadas nas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto terão a abertura retardada para 12h. O sindicato realizará um ato público em frente ao Banco do Nordeste da Conde da Boa Vista e, às 14h, a categoria segue para o ato unificado convocado pelas centrais sindicais, que será realizado no cruzamento da rua do Sol com a avenida Guararapes.

Até agora, além do Recife, já estão confirmados atos em mais de 20 municípios do interior do Estado, dentre eles Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada e Arcoverde.

Nacional
Em todo o Brasil, a expectativa é que mais de 200 cidades realizem manifestações, incluindo todas as capitais. Além de reunir a classe trabalhadora, inclusive as pessoas que estão desempregadas, as atividades esperam contar com a participação dos estudantes, organizações de mulheres, negros, LGBT e populares.

comece o dia bem informado: