Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Mesa Diretora
Mesa DiretoraFoto: Divulgação

O PSB, partido do governador Paulo Câmara, tem 12 deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco e ocupa um cargo (1ª secretaria) na Mesa Diretora. O PP, com uma bancada de 14 deputados, ocupa três cadeiras, de um total sete da Mesa. Os progressistas têm, lá, como representantes: Pastor Cleiton Collins (presidente em exercício) Vinícius Labanca (2º secretário), Eriberto Medeiros (4º secretário). Eriberto e Vinícius migraram, recentemente, para o PP, ampliando a representatividade da sigla, que, agora, tem também o presidente em exercício, cujo nome é tido por correligionários como “natural” para permanecer na cadeira, mediante eleição, que deve ser convocada em agosto. Hoje, socialistas se reúnem na Casa de Joaquim Nabuco para analisar a sucessão. Há três nomes da legenda cotados para concorrer à presidência: Nilton Mota, Isaltino Nascimento e Waldemar Borges. O nome de Isaltino, no entanto, teria costuras mais avançadas em seu favor, segundo corre nas coxias da Alepe. Do PP, embora Cleiton esteja sentado na cadeira, é o nome de Eriberto que aparece citado como o que seria capaz de agregar mais apoios, devido a um elemento: ele vai concorrer à Câmara Federal e não disputará vaga na Mesa na próxima legislatura, o que lhe conferiria maior isenção aos olhos dos pares. “Eriberto não disputa voto com ninguém”, realça um parlamentar em reserva, mas o tamanho que o PP adquiriu no Executivo passou a ser visto como empecilho. O termômetro, no PSB, deve ser tirado na reunião de hoje.

Nome de Luciana ganha eco
Nos bastidores governistas, o nome da deputada federal Luciana Santos, que preside o PCdoB nacionalmente, vem ganhando força para ocupar espaço na chapa majoritária de Paulo Câmara. Ontem, o assunto ganhou eco entre parlamentares, que a apontavam como solução ideal para a vice.

Um ou outro > Caso Luciana não integre a majoritária, o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, não concorrerá à Câmara Federal. Por enquanto, os dois nomes seguem no páreo.

O joio... > Durante a inauguração da Fenearte, ontem, o prefeito Professor Lupércio, em entrevista, definiu o governador Paulo Câmara como “uma pessoa bem intencionada, do bem”. E considerou que, “como ser humano, ele tem seus defeitos”.

...do... > Lupércio, no entanto, atribuiu ao entorno do socialista o problema maior. “Mas a gente sabe que, infelizmente, alguns gestores acabaram levando a culpa por serem mal assessorados”. E disse esperar que Paulo saiba separar “o joio do trigo”.

...trigo > Lupércio grifou haver um “consenso de insatisfação” no Solidariedade com a gestão socialista.

Prazo > Segundo dois personagens diferentes que estiveram com o ex-prefeito Fernando Haddad, nos últimos dias, o PT só estaria disposto a esperar mais uma semana pelo PSB.

Tribuna > Na Alepe, parlamentares avaliam imprimir o nome do ex-presidente Guilherme Uchoa na tribuna. Estão tentando encontrar um espaço de visibilidade interna para homenageá-lo.

Do Executivo > Como a coluna cantara a pedra, a redação final do projeto 2001/2018, relativo à prorrogação da contribuição do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, aprovado, ontem, em primeira e segunda discussões, terá redação final hoje, às 10h.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: